Cálculo de rendimento bruto da nuconta nebuloso

Boa noite, pessoal. Uma dúvida:

Eu tenho um depósito na nuconta feito em 11 de maio desse ano, no valor de 7060 reais. O depósito não teve saques. Até 21 de setembro (hoje), ele deu um rendimento bruto de 333,98. Minha pergunta é: como ele dá esse valor? Eu sei que de lá a Selic já teve duas altas, mas mesmo fazendo o pior caso (utilizando a Selic a 12,75 por todo o período) eu sempre acho um valor bruto maior do que esse. Alguém pode me ajudar e mostrar como é esse bendito cálculo em detalhes? Obrigado desde já!

2 curtidas

Lembro que fiz um post aqui com o passo a passo explicado para calculo do rendimento. Vou procurar e posto aqui como referência.

13 curtidas

Você precisa contar a quantidade de dias úteis, agrupar por taxa DI (deve ter mudado umas 3 vezes nesse intervalo aí) e ir aplicando a taxa por dia pra facilitar o cálculo.
Vai dar algo bem próximo a esse valor aí.

16 curtidas

Sei que vc quer entender melhor o cálculo, mas pra fazer a conta exata usando o valor da taxa Selic pode ficar complexo, pois tem que ver certinho a data que a Selic é ajustada. Mas tem uma ferramenta bacana do Banco Central (a Calculadora do Cidadão) que simplifica bastante essa tarefa. Olha nesse link aqui:
https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPelaSelic.do?method=corrigirPelaSelic

Agora, se quiser fazer o cálculo aproximado considerando a Selic no valor fixo de 12,75% a.a. durante todo o período, isso equivale a um rendimento mensal de 1,00504021%. Foi essa a taxa mensal que você considerou?

Só tem que ter certo cuidado com essas contas aproximadas, pois os errinhos vão se acumulando e crescendo quanto maior o prazo…

8 curtidas

Obrigado pessoal! Fiz a bobagem de dividir a taxa apenas por 252! Não fiz a correlação da fórmula de taxas equivalentes para juros compostos! Agora faz sentido. Obrigado!

10 curtidas

Rendeu até mais do que deveria… :thinking:

image

6 curtidas

Se colocar como data final o dia seguinte (22/09) dá exatamente os R$ 333,98. Acho que o Nu já mostra o rendimento do próprio dia, enquanto o BCB considera o dia anterior.

3 curtidas

O rendimento é sempre referente ao dia anterior, pois o CDI é overnight.

3 curtidas

Esse print que mandei foi tirado às 21:20. Rei não tenho 100% de certeza por que olhei rápido, mas, é possível que quando olhei uma hora antes estava um valor um pouco menor diferente. Também fiquei um pouco incrédulo, pois sempre achei que o rendimento era do dia anterior, mas, talvez seja possível que o nubank atualize o rendimento do dia a partir de uma certa hora da noite (21 h, por exemplo).

2 curtidas

De fato. Mas mesmo considerando o rendimento do dia, ainda não bate com a calculadora do BC.

image

3 curtidas