Como eu percebi que há muitas dúvidas de MT gente na comunidade sobre o cadastro positivo e sobre os scores eu resolvi adicionar mais um tópico a cerca do assunto, mas em uma outra pespectiva…
Como muitos sabem, os “scores” são uma forma de tentar “mensurar” o quão bom pagador é aquela pessoa e/ou o quanto as instituições financeiras podem liberar créditos aos seis clientes… Enfim, mais sobre scores pode ser vistos em outros tópicos https://comunidade.nubank.com.br/t/voce-conhece-o-seu-score/
Neste ponto foi criado o cadastro positivo, o qual seria uma plataforma que constaria todos os dados das pessoas com relação ao seu histórico de pagador/consumo…
Aqui outras tantas pessoas ficam em dúvidas em saber o porquê que o histórico e dados que obteria por terem um bom histórico no Nubank não aparece/não é levado em conta no cadastro positivo…
É que há uma lei que foi promulgada em Julho/19, em que a partir dela são as instituições que enviam os dados dos clientes para a plataforma de forma automática (sem necessariamente a autorização do cliente) para poder fazer parte do score. Acontece que apenas no dia 11 de Outubro de 2019 quatro bureaus de crédito foram oficialmente autorizadas… Já que o Nubank não se enquadra como banco…
Dessa forma, tem que esperar que haja essa implementação, que creio que nesse ano, 2020, seja feito… até lá nossa “reputação” de bom pagador no Nubank não será suficiente para aumentar os scores e não entra no cadastro positivo, não sendo acessível os dados a outras instituições financeiras…
Mas ainda assim o histórico dentro do Nubank é bastante levada em consideração na avaliação do App em relação à conceder aumento de limites, por exemplo…
Mais info sobre o cadastro positivo… https://www.serasaconsumidor.com.br/cadastro-positivo/