Cadê o meu estorno?

Fala, comunidade! Como vocês estão? :blush:

Hoje o assunto é estorno!

Quem nunca fez uma comprinha no cartão, se arrependeu e teve que cancelar? Ou, comprou aquela peça de roupa que estava querendo faz tempo, mas não serviu, e teve que solicitar o cancelamento?

Pois é, essas situações são muito comuns e, quando isso acontece, nós ficamos ansiosos para receber o estorno no roxinho, não é mesmo?

A grande questão aqui é: onde encontro o meu estorno?

Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que o estorno não aparece no histórico de compras, ali na linha do tempo, sabe? (veja a imagem abaixo). Como o próprio nome diz, aquele histórico mostra somente as transações que você efetuou com o seu roxinho, e algumas informações adicionais, como fatura fechada e pagamento recebido.

Para localizar o seu reembolso, é necessário que você acesse a sua fatura.

Ué, MayB, mas como eu faço isso?

É simples, vem cá que eu explico:

  • Abra o seu aplicativo;
  • Na tela inicial do app, acesse o painel de Cartão;
  • Clique no botão “Resumo de faturas”;
  • Selecione a fatura do mês que você deseja acessar;
  • Veja o reembolso sinalizado em verde, com a nomenclatura “Crédito de “nome do estabelecimento”;

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Outro ponto importante é que, em casos de compras parceladas, o reembolso pode ser feito de três formas diferentes:

1. É lançado um crédito no valor que chegou a ser cobrado no cartão, e as parcelas futuras são canceladas;

2. É lançado um crédito cheio, de uma única vez, no valor total da compra (ou no valor devido do estorno), mas a transação original não “some” e nem as parcelas futuras. Neste caso, você pode fazer a antecipação das parcelas seguintes, diretamente pelo app, se assim desejar, para que elas sejam abatidas pelo reembolso recebido. (Importante ressaltar aqui, que a antecipação só pode ser realizada tratando-se de um reembolso feito pelo estabelecimento, ok? A antecipação não se aplica em casos em que o cliente recebeu um crédito de confiança do Nubank);

3. É lançado um crédito parcial, que pode ser igual ou menor à parcela da compra. Neste caso, o estorno é feito de forma parcelada, ou seja, a cada fatura você recebe uma parte do reembolso;

Lembrando que a forma como esse estorno cai na fatura não depende do Nubank, mas sim, do adquirente, ou seja, a maquininha de cartão por trás daquela operação (mesmo em casos de compras online).

O Nubank apenas reflete os estornos na fatura do cliente da mesma forma que recebe do adquirente, por isso, não há uma padronização para essa operação.

E aí, gostaram? Então agora vocês já sabem: nada de ficar aguardando o estorno cair no histórico de compras, hein? Sempre deem aquela olhadinha dentro da própria fatura, combinado? :wink:

Até a próxima, pessoal! :purple_heart:

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Eu é que não.
tenor

Ps: Ainda em tempo, ótimo tópico @MayB. :clap: :clap: :clap:

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Maravilhoso, amei á explicação!:purple_heart::purple_heart:

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@RogerioM hahahha Nem eu. Nunca nem vi.

Que bom que gostou! :purple_heart:

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@Johnnys_27 Ebaaa, que bom que você gostou! :purple_heart: Espero que te ajude a encontrar possíveis estornos na sua fatura. :wink:

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Aconteceu exatamente dessa forma com minha esposa! :+1:

Muito rápido, bem claro e fácil pra entender.

Comigo foi uma corrida da 99, mas como não foi cobrado, então a compra foi cancelada .

Tudo muito simples!!!

:metal::metal::metal::metal:

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@Itamar Que maravilha! Que bom que deu tudo certo! :purple_heart:

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Boa @MayB

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Ótimo tópico @MayB, bem esclarecedor :wink:

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Muito clara a explicação.

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Com um tópico bem feito desses fico até com vergonha dos meus. :roll_eyes: :purple_heart:

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@endydealmeida @Marcelo_R_Rodrigues Que bom que vocês gostaram! Obrigada! :purple_heart: Compartilhem com quem tiver dúvida sobre esse assunto também. :wink:

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@Astro hahahah que isso, imagina! Todos os tópicos são sempre muito relevantes, continue publicando na comunidade :wink:

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Obrigada pela explicação, estava esperando um estorno e olhando a linda do tempo kkkkkk… o estorno estava lá na fatura do cartão já a 2 dias kkkk.

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@Jana_Oliveira Oie! Que bom que esse tópico te ajudou! :purple_heart: Agora você já sabe que o estorno fica sempre dentro da fatura. :wink: Qualquer dúvida, conte com a gente!

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Mil desculpas, mas eu sou leigo nessas coisas de cartão de crédito e ainda estou com dúvida. O valor da parcela ainda está na minha fatura do mês (minha fatura só consta esse valor, não comprei mais nada) e ela fecha dia 11, mas como eu pedi reembolso, eu não preciso pagar? Ela será quitada “sozinha”?

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Aguarde o fechamento da fatura e verifique se o valor estornado veio cobrado ou não.

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@Eric_Oliveira Bom dia, tudo bem?

Se o valor do reembolso não cair em sua fatura até a sua data de vencimento, sugerimos que, se possível, você efetue o pagamento normalmente, para que não sejam gerados juros e multa por atraso da fatura.

No entanto, se o estabelecimento já confirmou pra você que fez esse reembolso, você também pode reportar a compra pelo app clicando sobre ela e depois no botão "reportar" e anexar o comprovante de cancelamento. Se estiver tudo certinho com o comprovante, nós conseguimos antecipar o valor de reembolso pra você, através de um procedimento que chamamos de disputa, ok?

Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente pelos nossos canais de atendimento aqui.

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Tirou minhas dúvidas! :purple_heart:

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