Quer dizer, “Declaracao com pendencias” porque ainda dá tempo de retificar
Então agora é correr pra deixar tudo certo!
Nunca passei por essa situação, mas confesso que de vez em quando fico com receio de errar algo na declaração e “cair na malha” sem querer.
Nessas horas re-confiro umas 20 vezes, também!! Agora é procurar um contador de confiança e resolver antes que possa virar maiores complicações e se torne uma bola de neve, te desejo que tudo seja resolvido, @Deuter_muller!
Ixi corre para retificar e deixar tudo certo, aproveita pra fazer com calma e verificar se não esqueceu mais nada neh rs.
Nunca tive esse problema, inclusive a minha ta em fila de restituição.
Um colega teve esse problema acho que em 2022, e era referente a PJ dele na epoca,
acho que ele acabou se confudindo e lançou coisas erradas.
Eita amigo, lamento ter caído na malha fina. Pra mim deu tudo certo. Organizo bem a documentação de todos meus investimentos todo ano.
Pelo ecac(https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login)
vocês conseguem ver essas pendências, antes mesmo da data limite para enviar a declaração.
Pena que esse é o último ano de funcionamento.
Eita, já caí duas vezes na malha fina em anos anteriores
Uma delas foi regularizada automaticamente pelo sistema uns meses depois, não precisei fazer nada. Era sobre os meus gastos com saúde que declarei para fins de compensação, e que tinham respaldo em notas fiscais emitidas. Do que me recordo eu só poderia contestar após ser notificado formalmente, o que nunca ocorreu.
Na outra tive que emitir um DARF referente ao imposto de lucros na renda váriavel que eu não recolhi no prazo legal, então teve juros e multa para quitar a pendência
É só retificar e, na maioria dos casos, pagar o DARF.
O q leva para a malha fina, para pessoas físicas em geral, é dedução indevida de despesas médicas, não declarar alugueis recebidos, não pagar imposto de renda variável, não declarar rendimentos recebidos de PJ e não pagar IR de ganho de capital na venda de imóveis.