Caixinha de emergencia não gera juros compostos "automatico"

Olá pessoal depois de vários meses deixando e fazendo testes com a caixinha do nubank, a de emergência baseada na SELIC anual né, não gera juros compostos, e isso tinha gerado duvidas e até mesmo no video dos irmãos gememos no youtube eles confirmam que gerariam JC, ou seja, pra quem não conhece ou não tem noção, JC é nada mais do que a soma total do valor investido + o valor recebido de lucros - impostos, sim sempre vai ter o maldito impostos.
Ou seja, se voce por 10 mil reais, vai te render limpo ja com impostos descontados, a porcentagem da SELIC atual, ou seja, se a selic tiver em 5% é menor o valor, mas suponhamos, que a taxa fique alta, entao que por exemplo 10 mil reais, renda 88 reais por mes limpo, por exemplo;

ou seja, no proximo mes vai te somar isso de novo se a porcentagem continuar a mesma, ou seja no proximo mes retirando os impostos né, vai ser 176 ou proximo disso, que é 88*2, então não foi dado juros compostos, porque se fosse os 10 mil reais seriam calculados em cima de 10mil e 88 reais… ou seja, renderiam 88 de antes + uns 92 reais, e o resultado final seria 180 reais no segundo mes…

dito isso foi o que eu fiz, no primeiro mes meus 10 mil reais, renderam 45 reais, entao se existisse JC no mes 2 era pra ter rendido mais de 45 reais, e não os mesmo 45 reais, porem é aquilo né, eu tambem tava contando os centavos, ou realmente a taxa deve ter alterado % no segundo mes né, ou então, realmente foi muita coincidencia de fato, o que eu percebi que não foi, entao sempre ta rendendo a mesma coisa por mes, kkkkkkkkkkkk… ou seja deu 2 meses dos 10 mil reais aplicado, e la estava 90 reais , tirando os impostos…
lembrando que impostos em cima do rendimento quanto mais voce tiver, maior será, e nao tem conversa…

Entao se quiser pegar todo mes retirar e re-criar pra gerar em 30 dias mais, o teu investimento faça que mesmo de pouco em pouco pode valer a pena pra voce né…

e voce cria o teu JC manualmente, kkkkkk claro que a diferença pra fazer isso é pequena… exemplo ficticio…

poem 10 mil reais, rendimento de 1% ao mes, voce vai ter 10100 menos os impostos. nao esquece dos impostos, mas vamos ignorar isso ,
entao se voce retirar os 10100 e reaplicar, e no proximo mes tiver 1% de lucro em cima disso, voce vai ter 10201 , ou seja ganhará 1 real a mais , se nao fizer o JC manual, então você teria 10200 , então 1 real não é nada de JC né, porque é muito pouco então é isso pessoal… porque se voce tiver 100 mil o cenário é parecido, e dai voces percebem se vai valer mexer manualmente ou não né…

mas o rendimento fixo é tão baixo par ao juros composto manual, que pode não valer a penas ficar mexendo.

4 curtidas

Estou pensando aqui, a estratégia de “criar o seu JC manualmente”, pode não ser tão eficaz quanto parece devido aos custos transacionais e ao tempo necessário para gerenciar essas transações frequentes.

Só como contribuição, essa abordagem ignora o potencial de investimentos alternativos que podem oferecer melhores retornos, ajustados ao seu perfil de risco?

Pergunto isso porque acredito ser fundamental considerar uma diversificação mais ampla do portfólio para otimizar os ganhos a longo prazo, ao invés de focar apenas em pequenas manipulações de rendimentos fixos.

6 curtidas

Não existe investimento a juros simples. Você tá fazendo confusão.

A taxa Selic vem sendo reduzida em 50 basis (0,50) a cada 45 dias nos últimos meses.

8 curtidas

Acho interessante os resultados apresentados e válidos de serem testados por outras pessoas. Buscarei na data de vencimento avaliar a caixinha e depois trago o resultado se eu lembrar. Valores menores tendem a não apresentar resultados tão bem capazes de avaliar as pequenas mudanças.

Não esqueçam que o valor dos juros compostos (o rendimento) é proporcional a quantidade de dias úteis no mês (sábados, domingos e feriados não são dias úteis).

3 curtidas

Por saber que a possibilidade de juros compostos seria apenas se eu reinvestisse manualmente, cogitei retirar o valor que apliquei + os rendimentos em 365 dias e investir novamente. Nisso eu teria o valor reduzido de imposto (17.5%). Ainda não testei…

1 curtida

Provavelmente você pegou uma variação na quantidade de dias úteis do mês.

Quais meses você utilizou para fazer o experimento?

4 curtidas