Caixinha IOF não rendendo?

Coloquei meu dinheiro na caixinha Nubank e não aparece o rendimento diário… Subiu bem pouco o valor, é como se tivesse aplicado o IOF (mas não retirei dinheiro algum). Sabe me dizer se depois de 30 dias o rendimento do dinheiro que deixei lá irei receber certinho estes 30 dias que passaram? Daria entorno de 450 reais se eu tivesse deixado na conta corrente normal igual antes.

Muito obrigado desde já

2 curtidas

Olá @DonVintage. Vou deixar o print abaixo sobre as caixinhas, veja se entende como funciona, qualquer coisa só nos perguntar, se ainda tiver alguma dúvida.


18 curtidas

Não entendi. Meu dinheiro na caixinha não está subindo, está como se tivesse IOF aplicado. Após os 30 dias, meu dinheiro vai continuar rendendo diariamente.

Mas minha dúvida é, e esses 30 dias que passaram? Renderam 100% do CDI diariamente? O dinheiro que não foi projetado na tela do app vai aparecer depois?

Pessoal, tive que abrir mais um post porque não responderam a minha pergunta:

Meu dinheiro na caixinha não está subindo, está como se tivesse IOF aplicado. Deixei 54500 lá e subiu apenas 10 reais em 2 dias… Pelo menos é o que mostra lá. Eu não tirei dinheiro nenhum de lá, única coisa que fiz foi passar da conta corrente para a caixinha.

Após os 30 dias, meu dinheiro vai render diariamente…

Mas minha dúvida é, e esses 30 dias que passaram? Renderam 100% do CDI diariamente? O dinheiro que não foi projetado na tela do app vai aparecer depois? Digo, a soma em cima do valor.

Eu unifiquei os seus tópicos para manter a organização, ok? Você pode continuar o debate por aqui mesmo. :wink:

Eu não consegui compreender a sua dúvida. Que tipo de caixinha você criou?

9 curtidas

Se você não tiver feito movimentações, no 31º você vai receber todo o rendimento retroativo ao período. Agora se você colocou 100 e antes dos 30 dias você tirar movimentado 30, só receberá os rendimentos em relação aos 70 que permaneceram intactos.

Em resumo, se você movimenta valores com menos de 30 dias, esse período terá rendimento zero.

10 curtidas

Já respondi no seu outro tópico:
:point_down:

O app mostra o saldo considerando o resgate imediato, com a respectiva dedução do IOF. Se você não resgatar antes de 30 dias, não haverá cobrança.

9 curtidas

Os colegas já fizeram um excelente trabalho explicando essa questão do IOF nesse e no outro tópico.

Vou trazer uma outra perspectiva que talvez seja mais simples de entender.

O Nubank permite resgate IMEDIATO, o dinheiro rende automaticamente. Como não há separação entre investimentos e saldo da conta, o Nu sempre precisa mostrar pro cliente o “valor atual” considerando que o cliente pode querer utilizar todo o dinheiro naquele momento.

Outras instituições podem até mostrar o valor sem o IOF, mas ele será cobrado caso você decida resgatar naquele momento.

Na verdade o IOF não foi descontado de fato, é apenas uma previsão de quanto você teria caso sacasse todo o dinheiro hoje.

Entenda que na verdade o IOF nunca é descontado, a menos que você faça alguma movimentação. É que o Nubank sempre mostra o saldo líquido atual da sua conta, enquanto outros bancos mostram o saldo bruto e descontam o IOF/IR apenas momento do resgate. O Nubank mostra o valor líquido e “restitui” o IOF conforme os dias passam – embora não tenha nada a ser restituído, pois não houve cobrança.

São duas maneiras de representar exatamente a mesma coisa. Eu prefiro a representação do Nubank.


10 curtidas

Muito obrigado pessoal, agora entendi muito bem. Um agradecimento em especial ao lucaskdy, pela forma simples de explicar e entendimento da minha pergunta.

Obrigado a todos mais uma vez! :relaxed:

8 curtidas