Caixinha não rende 100% do CDI

Bom dia, boa tarde e boa noite!

Há alguns meses venho notando que a caixinha que uso de reserva de emergência simplesmente não rende 100% do CDB como sempre foi prometido.

Isso é ratificado pela tabela do “Performance (Beta)”, inclusive. Mensalmente eu venho perdendo (ou deixando de ganhar) muito dinheiro, o que vem me deixando aflito, pois em vários bancos há essa promessa e o Nubank por muito tempo cumpriu, mas já há um tempo que mudou muita coisa. O que fazer nesse caso?

P.S: Infelizmente não é possível pôr prints do aplicativo por motivos de segurança.

8 curtidas

Percebi isso ontem! :x:
Ainda não fui muito a fundo pra entender,mas se confirmar isso, fica, no mínimo, estranho!

Se alguém conseguir e quiser explicar essa diferença,a galera agradece!

11 curtidas

Mas vc está fazendo corretamente as contas? Está descontando IOF e IR? Não percebi no meu (na verdade não fiz exatamente as contas, mas pelo “andar da carroagem”, aparentemente ok)

4 curtidas

Boa tarde, @Livio_Gustavo

O cálculo que utilizou a resposta foi abaixo ou acima do Rendimento Bruto?

8 curtidas

Na verdade ele rende os 100% do CDI sim, mas para ter a certeza precisa calcular o rendimento diário.
No Performance ele analisa um período X e compara com o CDI atual, como a taxa aumentou em todas as ultimas reuniões do copom, se você analisar um período com a taxa atual ele vai considerar que o rendimento foi abaixo do CDI, pois ele não considera a taxa a época em cada período.

15 curtidas

Pessoal… Não é o que tenho notado aqui… O rendimento das caixinhas do Nubank está funcionando perfeitamente pra mim.

A dificuldade está apenas no cálculo do CDI que deve ser feito com a taxa diária apenas em dias úteis (já desconsiderando os feriados oficiais da B3/ANBIMA). E é por esta razão que eu criei uma planilha que faz esta contabilização de forma bem precisa. Somente é possível calcular de forma precisa se os cálculos considerarem as variações diárias do CDI que ocorreram em todo período.

Em resumo: Testei com todas minhas caixinhas, e os dados ficaram 99,99% precisos. Só não é 100% por causa de questões de arredondamento que ainda não tratei na minha planilha.

13 curtidas

Aqui tambem não encontrei problemas , utilizo apenas 2 caixinhas

9 curtidas

Provavelmente não entendeu como funciona… o CDI é anual (0,1% menor que a selic)
Hoje daria 11,15% a.a., como é exponencial ao mês para bater 11,15% a.a., considere um de 0,00844 ao mês a partir do 1 mês, com repetição da taxa sobre a própria taxa (exponencial = valores aumentam levemente ao longo dos meses).
No final tire o IR com base na tabela regressiva

4 curtidas

Boa…

Só ressaltando que a cada 45 dias a taxa Selic sofre variação.

Então dependendo do tempo que ele possui a caxinha e a taxa variando, o cálculo fica super complexo. Caso, o novo deposito entrou, ali no último mês, dá pra fazer a conta igual tu explicou…

6 curtidas

É por isso que o cálculo de rentabilidade precisa ser feito diariamente.
Se for utilizado a taxa de referência-ano da SELIC, o cálculo fica impreciso.

4 curtidas

Esse tópico me lembrou muito…

better-have-my-money-singing

2 curtidas

Ambos, bruto e líquido muito abaixo de 100% do CDI.

Para ter uma noção, quando ponho no “performance beta”, eu tô praticamente 50% abaixo do CDI, com um prejuízo de quase R$ 1000,00.

Isso há meses, não tem nem aquela justificativa dos 30 dias. Simplesmente não estão entregando o CDI.

1 curtida

Entendi. Então ele não variaria de acordo com o CDI da época, mas com o CDI atual como se fosse por aquele período inteiro?

Digo isso porque eu me baseio para a comparação de um período determinado (ex. Agosto - Dezembro) e minha caixinha está muito abaixo, muito mesmo.

Tô tão infeliz com a situação que estou pensando em retirar da caixinha e pôr em outro banco que renda 100% do CDI para fins de emergência.

2 curtidas

Isso mesmo…

Quando for calcular com o CDI atual, vai dar muita diferença, ainda mais em um período de queda do CDI. No entanto, você vai precisar calcular, CDI dia após dia, desde o dia que você criou a caixinha e vir somando, cada um…

E se não me engano, o @daniel.b, recentemente, sugeriu respondeu um membro sobre como fazer os cálculos, né.? :pray:

Até acho que a calculadora do Banco Central pra correção monetária, ajuda a ti ter uma noção pelo menos. Embora, não seja a ideal, mas, por lá, acredito que dá pra saber SELIC meta acumulada deste que criou a caixinha… :thinking:

2 curtidas

Esta planilha aqui tem um módulo que calcula o CDI diario mesmo que tenha ocorrido variacoes no período. Basta atualizar os vínculos dinâmicos que buscam informações do banco central e preencher os campos corretos.
Esta funcionalidade está dentro da seção ferramentas.

Inclusive esta planilha serve para calcular a rentabilidade diária da caixinha Nubank com precisão.

2 curtidas

Aqui tem um artigo que ensina passo a passo fazer este cálculo de rentabilidade diária da caixinha:

2 curtidas