Há alguns meses venho notando que a caixinha que uso de reserva de emergência simplesmente não rende 100% do CDB como sempre foi prometido.
Isso é ratificado pela tabela do “Performance (Beta)”, inclusive. Mensalmente eu venho perdendo (ou deixando de ganhar) muito dinheiro, o que vem me deixando aflito, pois em vários bancos há essa promessa e o Nubank por muito tempo cumpriu, mas já há um tempo que mudou muita coisa. O que fazer nesse caso?
P.S: Infelizmente não é possível pôr prints do aplicativo por motivos de segurança.
Mas vc está fazendo corretamente as contas? Está descontando IOF e IR? Não percebi no meu (na verdade não fiz exatamente as contas, mas pelo “andar da carroagem”, aparentemente ok)
Na verdade ele rende os 100% do CDI sim, mas para ter a certeza precisa calcular o rendimento diário.
No Performance ele analisa um período X e compara com o CDI atual, como a taxa aumentou em todas as ultimas reuniões do copom, se você analisar um período com a taxa atual ele vai considerar que o rendimento foi abaixo do CDI, pois ele não considera a taxa a época em cada período.
Pessoal… Não é o que tenho notado aqui… O rendimento das caixinhas do Nubank está funcionando perfeitamente pra mim.
A dificuldade está apenas no cálculo do CDI que deve ser feito com a taxa diária apenas em dias úteis (já desconsiderando os feriados oficiais da B3/ANBIMA). E é por esta razão que eu criei uma planilha que faz esta contabilização de forma bem precisa. Somente é possível calcular de forma precisa se os cálculos considerarem as variações diárias do CDI que ocorreram em todo período.
Em resumo: Testei com todas minhas caixinhas, e os dados ficaram 99,99% precisos. Só não é 100% por causa de questões de arredondamento que ainda não tratei na minha planilha.
Provavelmente não entendeu como funciona… o CDI é anual (0,1% menor que a selic)
Hoje daria 11,15% a.a., como é exponencial ao mês para bater 11,15% a.a., considere um de 0,00844 ao mês a partir do 1 mês, com repetição da taxa sobre a própria taxa (exponencial = valores aumentam levemente ao longo dos meses).
No final tire o IR com base na tabela regressiva
Só ressaltando que a cada 45 dias a taxa Selic sofre variação.
Então dependendo do tempo que ele possui a caxinha e a taxa variando, o cálculo fica super complexo. Caso, o novo deposito entrou, ali no último mês, dá pra fazer a conta igual tu explicou…