Caixinha nu, retirada apenas dos juros ganhos

Boa noite, se eu por exemplo, colocar 10mil reais na caixinha quanto que rende LÍQUIDO ao mês? Outra dúvida, se eu deixar 10mil na caixinha e retirar apenas o $ juros que ganhei, os 10mil vai começar a render do 0? tenho q esperar os prazos de impostos para ser isento novamente?

2 curtidas

Olá @kimcolloti boa noite e boas vindas a comunidade.

O rendimento da caixinha segue a taxa básica de juros, a SELIC.
Nos primeiros 30 dias do investimento tem a cobrança do IOF, então no primeiro mês esse rendimento é menor.
Depois dos 30 dias, se você não tiver feito nenhum resgate o valor do IOF volta para você.

Se você sacar o valor que rendeu, você vai perder o poder dos juros compostos. Isso pq o valor do rendimento vai somar ao total do aporte e gerar mais rendimento no próximo mês.

Mas caso saque, se for mais de 30 dias do aporte tera a cobrança do IR. Os impostos são calculados com referência ao valor que rendeu.

16 curtidas

Depois de 30 dias.
O rendimento diário é contato como um novo deposito e o rendimento sobre ele tem incidência do IOF?
Se depois de 6 meses eu sacar apenas o juros, ele vai descontar do deposito inicial ou do rendimento?

2 curtidas

Oi @kimcolloti, bem-vindo à @NuCommunity.

Abaixo vou compartilhar um link do blog do Nubank que pode te ajudar nas suas dúvidas.

Quando puder, dá uma lida. :slightly_smiling_face:

5 curtidas

Com a selic atual, rende aproximadamente R$88,50.

Isso não vai acontecer!

Sempre vai render conforme o valor que tiver aplicado.

IOF é apenas nos primeiros 30 dias de cada APLICAÇÃO

Se você não for aplicar mais, não precisa se preocupar.

IR nunca zera, tem que observar a tabela.

0 a 180 dias = 22,5%
181 a 360 dias = 20%
361 a 720 dias = 17,5%
Mais de 720 dias = 15%

4 curtidas

Olá @kimcolloti
Seja bem vindo. Vc também tem a opção de deixar por mais tempo e assim ter uma porcentagem maior de rendimento. :handshake::+1:

Os juros dependem de uma séria de fatores, como os apontados por @Mauricio_Martiniano.

Disse isso pq eu queria deixar um valor X tipo exemplo: deixar 10mil na caixinha e tirar a apenas o juros todo mês para utilizar. Se eu fizer isso o rendimento daqueles 10mil vai aumentar mais que o mês passado? pois eu não vou mexer nele, apenas no rendimento, Pois vou tirar apenas o rendimento. Fiquei confuso kkkk

GENTE O valor LÍQUIDO JÁ ABATENDO OS IMPOSTOS QUANTO EH O RENDIMENTO MENSAL? 0.6% ao mês na caixinha?

Você terá os mesmos rendimentos desde que a taxa selic não mude.

Eu tenho um investimentos que todos os meses eu tiro somente o lucro. Rende em torno de 60,00 (valor simbólico) sempre nessa faixa. Dependendo do mês pode render 58 dependendo do mês 61

Queria aproveitar para tirar uma dúvida sobre os rendimentos. Por exemplo, se eu colocar 100 reais na caixinha hoje, aí daqui 30 dias eu coloco mais 100 (200 no total), aí uma semana depois eu preciso tirar 50 reais, ele vai tirar esses 50 reais dos 100 reais mais antigos (que não tem mais IOF) ou vai tirar dos 100 mais recentes, que ainda tem IOF, nesse segundo caso gerando prejuízo (mesmo que mínimo)?

Minha resposta não foi clara?

:point_down:t3::point_down:t3::point_down:t3:

Esse valor é bruto.
Considerando que vc não vai pagar IOF, basta calcular - 22,5% desse valor, que vai dar R$68,58 aproximadamente.

Eu, sinceramente recomendo vc não fazer essa retirada mensal, o interesse dos juros compostos é o tempo.

5 curtidas

Obrigado, agora ficou claro. Valeu :pray:t2:

3 curtidas

O rendimento eh no dia 31 que fecha ou no dia 30? Isso eu colocando no primeiro dia do mês o dia 01. Conto a somatória no dia 30, 31 ou no dia 01, pós tem mês q tem 31 dias né.

2 curtidas

Vc conta os dias a partir da data de aplicação.
Ex: Se eu aplico hoje, amanhã seria o “dia 1”.
Então, pra usar os dias do mês como referência, aplique no último dia do mês anterior. Não tenho certeza, sinceramente eu nunca reparei, mas acredito que o rendimento seja creditado após completar o trigésimo dia, ou seja, no dia 31.

1 curtida

Agradecido.

2 curtidas

Boa tarde, tenho uma dúvida…

Se eu tenho 10mil investido e no terceiro mês eu retiro apenas o lucro a contagem do juros começa do 0? Exemplo: no primeiro mês rendeu 0,68% no segundo rendeu 0,75% no terceiro como tirei o juros q ganhei vai começa a render do zero? Aí nesse terceiro mês vai ser o primeiro 0,68%?

Tô com essa dúvida.
Obs: Apenas tirei o lucro de ganhos.

Não. A contagem é individualizada em cada depósito retiradas não alteram nada nesse sentido.

Nunca vai render zero. O rendimento é diário apartir do valor que tiver aplicado.

Se tem 10 mil reais ou 5 reais aplicado, rende em cima do valor que tiver no dia.

Obs.:
Como a caixinha (RDB) é uma aplicação pós fixada, o rendimento diário é o valor da taxa selic anual trazida a valores diários. Hoje essa valor é aproximadamente 0,046% ao dia independente do valor.

3 curtidas

Apenas para complementar os esclarecimentos já passados pelo @soares.jm, não existe isso de sacar só o lucro, mas é uma visão que vira e mexe aparece aqui na comunidade.

Sempre que a gente saca um investimento, parte do que a gente saca sai do principal (o depósito feito) e parte vai sair dos rendimentos daquele depósito. Tecnicamente não tem como sacar só o rendimento; aliás, nem seria interessante fazer isso, pois haveria uma retenção maior de imposto, visto que o imposto incide apenas na parte que corresponde ao rendimento.

4 curtidas

Detalhe importante!

Você nunca retira apenas o rendimento. Perceba que, se você aplica 10.000 e em um determinado período rendeu, 100 reais e você retira esses 100 reais, você estará retirando 99 reais do principal e 1 real do rendimento. É proporcional.

:point_right:t3: 100 equivale a 1% de 10 mil.

5 curtidas

Respondemos juntos kkk

3 curtidas