Caixinhas e gerenciamento de metas

Olá comunidade, venho aqui compartilhar mais um desejo pessoal mas que pode vir a ser de grande utilidade para muitos.

Eu possuo uma caixinha chamada de “Meu PC” e atualmente só conseguimos definir uma única meta de valor, por conta disso eu coloquei um valor aproximado do que eu espero gastar mas acabo utilizando de planilhas a parte onde separo valores para placa mãe, placa de vídeo, memórias, armazenamento e outras peças de forma mais organizada.

O que eu gostaria de ter na caixinha é a possibilidade de criar diversas metas de valor, como dito acima por exemplo uma para cada peça com o valor que espero gastar, mas que eu possa editar o valor ou remover se trocar ideia do que essa caixinha vai incluir.

“Meu PC” é um nome genérico e inclui vários objetivos menores dentro dele. Eu não quero ter que criar uma caixinha para cada componente só para me manter organizado então a possibilidade de micro gerenciar os objetivos das caixinhas seriam muito bem vindas.

O objetivo total quando você acessar poderia exibir a soma dos pequenos objetivos, mas permitir que veja separado, poderiam haver “prioridade” na caixinha para depois que for criado os objetivos e você for ver o valor guardado separado conseguir ver preenchendo na ordem que você colocou, ou mesmo dividir o valor que for rendendo / depositando entre todas as pequenas metas, poderiam haver alertas quando atingir um dos pequenos objetivos.

Além de “Meu PC” eu estava por criar uma caixinha para planejar uma viajem e novamente me deparei com mini objetivos para essa caixa como um todo. Como separar o valor das passagens aéreas do valor de hospedagem e gastos esperados para o lazer, um opcional seria um valor extra para emergências, tudo em uma única caixinha para “Viajar” mas com meus pequenos objetivos definidos dentro dela.

Acredito que seja isso, me contem vocês o que acham da ideia e o que pode ser melhorado, se é uma ideia ruim ou se ficaria confuso essa forma de distribuição.

9 curtidas

A ideia é legal, mas precisa entender qual o seu perfil de investidor. Por exemplo, tem investimentos que pagam mais nas caixinhas por ficarem travadas, mas realmente é para objetivos, sem ter a necessidade de resgatar a qualquer necessidade?

Tudo vai depender da sua mentalidade investidora e se não vai precisar desse investimento para qualquer emergência. Parece clichê falando isso, mas na hora que imprevistos vem, ai tira da caixinha. Porém, se escolher o investimento errado, ele fica travado até o final do vencimento.

E por isso que no final depende. Mas, quanto mais deixar, mais retorno tem… :call_me_hand:

9 curtidas

Difícil dizer se é um ideia boa ou não, eu não me interessava muito quando criaram as caixinhas, hoje já as utilizo separando alguns objetivos e previsão de gastos.

Então para mim não vejo essa necessidade de esmiuçar ainda mais as caixinha, pois quando tenho um objetivo eu enxergo o valor total do objetivo que preciso, e não o de cada parte individual desse objetivo.

12 curtidas

Gostei da ideia, @AnderTk.

Comigo também foi assim, @William_Peixoto. Hoje em dia, utilizo bastante.

8 curtidas

@AnderTk Entendi sua dificuldade e acho que a melhor forma para você se organizar financeiramente eh:

  1. relacione em algum lugar fora do app a lista de componentes que seu Pc precisa. O Excel pode ser uma opção e pelo visto já é o que você está fazendo.;
  2. nesta listagem inclua a descrição do componente, o valor aproximado de aquisição e alguma coluna de total estimado;
  3. desta forma você conseguira estimar com mais precisão a quantia necessária para adquirir seu Pc com todos os componentes;
  4. e por fim, utilize a sua caixinha “Meu PC” definindo como objetivo o valor estimado calculado anteriormente.

Te recomendo isso pois as caixinhas do Nubank são estruturadas de acordo com os objetivos e não com as etapas destes objetivos (pelo menos por enquanto). De uma forma ampla e genérica. Ex.: viagens, estudos, dividas, etc.
Lógico que nada impede de criar caixinhas mais específicas para detalhar um pré-requisito de um objetivo financeiro (ex. Componente) mas acredito que não seria muito prático.
Abraço.

11 curtidas

Achei sua ideia legal e nova, tomara e seja considerada pela equipe de desenvolvimento.

3 curtidas

Concordo que as planilhas seriam mais indicadas para esse caso.

5 curtidas