Caixinhas (NOVO MODELO) COM CHAVE PIX

Olá!

Venho trazer essa sugestão sobre o modelo de “Caixinhas”, basicamente seria ir em configurações do PIX > chaves PIX > escolher a chave PIX > configurar > e lá tem umas opções:

Adicionar uma nova função que seria: VINCULAR ESSA CHAVE PIX A CAIXINHA, então a partir daquele modo, podemos utilizar as nossas Caixinhas em vários formatos.

Se eu quero poupar para comprar um carro eu tenho a chave X;
Se eu quero que aquele dinheiro recebido, vá para caixinha de viagem, chave Y;

Deu para entender né? Qual situação que me encontro, vou fazer um Natal em família e todos iram me enviar o PIX. uma bagunça. Acordamos o valor fictício de 10 mil reais.

Vou na Caixinha e crio lá “Caixinha Natal da Família” objetivo 10 mil reais, vou na chave PIX crio lá uma aleatória ou de minha preferência mesmo e vou vincular aquela chave PIX para a caixinha “Natal da Família”, a partir daí, qualquer PIX recebido naquela chave entrará automaticamente naquela Caixinha.

Obs: poderia criar uma chave pix inclusive na criação da caixinha, por exemplo “Você deseja criar uma chave pix para essa caixinha?”

Bem legal né? Tenho muitas ideias, vamos ver essa primeiro. :grinning:

33 curtidas

Olá @renssis seja bem vindo a comunidade. Ideia bastante legal.

Isso seria muito util para quem faz alguma vaquinha no trabalho ou escola para comprar algo. Ai o dinheiro ja iria todo para uma caixinha especifica sem ficar misturando com o dinheiro da pessoa.

Uma outra ideia que me surgiu seria uma caixinha compartilhada para juntar dinheiro. Que ficaria disponivel para visualização nas outras contas das pessoas. Por exemplo:

Caixinha Formatura: Saldo X - Fulano, ciclano e beltrano tem acesso ao saldo e historico. Porem so o adminisgtrador da caixinha poderia movimentar.

7 curtidas

Adorei sua ideia, pode acrescentar sim, várias possibilidades.

Outra coisa que não tinha pensado, em casos de doações, como uma “vaquinha”, pode se gerar uma caixinha e compartilhar essa chave, e pronto receberá tudo ali.

5 curtidas

Eu que uso muito as caixinhas seria perfeito.

5 curtidas

Excelente

3 curtidas

Consigo enxergar várias possibilidades como a sua Pedro, agora não sei como funciona a moderação e escalonamento das sugestões aqui, porém só de ter a comunidade (que eu adoro), poder receber e tratar as sugestões é ótimo.

2 curtidas

Manda sua sugestão para este post especifico.

Aqui os Nubankers vão ver na hora. :arrow_heading_down:

8 curtidas

Obrigado! Vou compartilhar.

3 curtidas

Genial

3 curtidas

Olá, @renssis!

Achei a ideia simplesmente genial! Só que, infelizmente, eu acho que não é possível implementar. Eu espero até estar enganado, mas eu andei estudando algumas especificações do Pix uns tempos atrás e, pelo que me lembro, a instituição do recebedor não sabe qual chave pix foi utilizada.

Mas curti essa ideia, viu?

7 curtidas

A ideia seria vincular uma chave aleatória, eu vou saber que aquela chave foi utilizada, pois lá na chave teria uma descrição abaixo da chave, veja o exemplo abaixo… então qualquer deposito na caixinha eu sei de qual chave veio. Não sei se era essa sua dúvida!

Precisa pensar outros fatores Fernando, eu sou desenvolvedor Sênior, quando nós temos uma ideia, precisamos fazer o impossível virar possível em grandes ideias, pois se não, se perde no tempo e no esquecimento, imagine você, a NU um dia foi uma grande ideia, não podemos pensar que é impossível e sim pensar que pode ser difícil, porém possível de ser feito, quando se tem uma equipe por trás interessa em fazer.

Natal em Família
chave pix vinculada

6 curtidas

Totalmente de acordo!!! :clap:

Esclarecendo, o que eu quis dizer sobre impossibilidade é, a meu ver, uma limitação do sistema Pix. Eu acho que se você faz um Pix para do banco A para o banco B usando uma chave pix, o banco B não vai saber qual foi a chave utilizada. Mas posso estar enganado e a informação da chave acaba indo também.

Da forma como eu tinha entendido, o banco A envia uma consulta e fornece a chave a uma base de dados chamada DICT. A base DICT informa ao banco A os dados bancários do recebedor associados àquela chave. Posteriormente, o banco A faz uma ordem de pagamento já com base nos dados bancários (e não na chave pix). Quando o pagamento chega ao banco B, a informação da chave utilizada pode ter se perdido… O que eu não tenho certeza é se a informação da chave acaba indo também como parte do protocolo de comunicação durante a execução da ordem de pagamento. Se a informação vai, daí, sim, a ideia é perfeitamente exequível, bastando a implementação do lado do banco. Caso contrário, seria necessário alterar a estrutura do sistema pix antes de viabilizar a ideia.

7 curtidas

Obrigado pela sua informação, porém ainda acredito que não será nada complexo, nem mesmo mexer na estrutura do sistema, apenas vincular uma chave pix a caixinha, eu usuário é quem vou compartilhar a chave PIX com quem eu quiser.

Logo quem fará o envio através da chave que eu forneci, eu receberei na caixinha vinculada a ela, não muda nada no sistema do pix e sim nas caixinhas.

Agora vamos falar do termo técnico da coisa, todo pix que você recebe se você olhar em comprovante, terá lá descrito de qual chave pix foi recebido aquele valor, logo o sistema da NU, consegue então enviar esse valor para a caixinha correspondente.

6 curtidas

Opa! Resolvido! Eu realmente (e felizmente) estava enganado e com isso fico mais feliz. Bora implementar essa ideia aí, Nubank!!

8 curtidas

Olá @renssis, bem vindo a NuCommunity!

Fique a vontade para conversar na comunidade e mandar mais idéias!

6 curtidas

ideias e sempre ideias mais nao vejo como algo primordial e so o dinheiro cair na comta e vc mover para a caiximha me descupa mais nao vejo como algo interessante

1 curtida

No banco do brasil é possivel que vc escolha o destino do dinheiro recebido via pix. Por exemplo, eu tinha uma que ia pra poupança X e uma que ia para a poupança Y, então, deve ser simples pro Nubank implementar. Eu tambem acho que seria util.

3 curtidas

Olá @LuisGuilhermee obrigado pela dica!

5 curtidas

Parecido com isso, agora é deixar o time de desenvolvimento entrar nesse post.

2 curtidas

Essa ideia é bem útil para vaquinha ou algo do tipo, achei interessante !

7 curtidas