Olá, comunidade!
Desde 16 de novembro o Pix também passou a contar com duas novas medidas regulatórias do Banco Central do Brasil: o Bloqueio cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Com a implementação dessas duas medidas, o Nubank garante camadas adicionais de verificação anti-fraude em todas as transações de Pix que chegam para a conta de nossos clientes, assim como a devolução do dinheiro para sua conta de origem de maneira muito mais fácil em caso de comprovação de fraude ou erro operacional, respectivamente.
Bloqueio cautelar
O bloqueio cautelar é uma camada adicional de verificação para todas as transações Pix recebidas em conta. Ela é automática e será imperceptível para o cliente, que continuará recebendo valores em poucos segundos.
Todas as características da transação são avaliadas e, caso haja necessidade, a transação passará por uma camada adicional de verificação, que poderá levar até 3 dias.
Nesse intervalo, o valor da transferência fica congelado de maneira preventiva. Se estiver tudo correto com a movimentação, ela será adicionada à sua conta, caso contrário, ela retornará para a conta de origem.
O cliente não necessita tomar nenhuma ação nesse tempo, pois será notificado durante todo o processo de análise até sua conclusão.
Ah! Importante: mesmo que uma transferência sua esteja congelada para análise, o cliente pode seguir usando normalmente seus outros produtos e serviços do Nubank.
MED
Já o mecanismo especial de devolução é realizado em situações de fraude ou erros operacionais ocorrem por parte da instituição financeira de origem como, por exemplo, envios de valores em duplicado.
Nessas situações o cliente recebedor terá o valor indevido devolvido ao banco de origem de forma parcial ou total, a depender do saldo disponível na conta no dia da contestação.
Vale ressaltar que o Nubank não poderá recusar a devolução do valor nos casos de erro operacional e será sempre transparente nas comunicações com seus clientes.
As medidas não interferem em nada na instantaneidade ou na disponibilidade do Pix para os clientes.
Reforçamos que o Pix sempre foi seguro e que, como qualquer sistema, recebe constantes aprimoramentos voltados para usabilidade e segurança. Com isso, você poderá realizar seus compromissos financeiros com ainda mais tranquilidade.
Você consegue saber mais sobre o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução no blog do Nubank:
https://blog.nubank.com.br/pix-ainda-mais-seguro-conheca-novas-medidas-de-seguranca/