Camadas adicionais de segurança para Pix

Olá, comunidade!

Desde 16 de novembro o Pix também passou a contar com duas novas medidas regulatórias do Banco Central do Brasil: o Bloqueio cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Com a implementação dessas duas medidas, o Nubank garante camadas adicionais de verificação anti-fraude em todas as transações de Pix que chegam para a conta de nossos clientes, assim como a devolução do dinheiro para sua conta de origem de maneira muito mais fácil em caso de comprovação de fraude ou erro operacional, respectivamente.

Bloqueio cautelar

O bloqueio cautelar é uma camada adicional de verificação para todas as transações Pix recebidas em conta. Ela é automática e será imperceptível para o cliente, que continuará recebendo valores em poucos segundos.

Todas as características da transação são avaliadas e, caso haja necessidade, a transação passará por uma camada adicional de verificação, que poderá levar até 3 dias.

Nesse intervalo, o valor da transferência fica congelado de maneira preventiva. Se estiver tudo correto com a movimentação, ela será adicionada à sua conta, caso contrário, ela retornará para a conta de origem.

O cliente não necessita tomar nenhuma ação nesse tempo, pois será notificado durante todo o processo de análise até sua conclusão.

Ah! Importante: mesmo que uma transferência sua esteja congelada para análise, o cliente pode seguir usando normalmente seus outros produtos e serviços do Nubank.

MED

Já o mecanismo especial de devolução é realizado em situações de fraude ou erros operacionais ocorrem por parte da instituição financeira de origem como, por exemplo, envios de valores em duplicado.

Nessas situações o cliente recebedor terá o valor indevido devolvido ao banco de origem de forma parcial ou total, a depender do saldo disponível na conta no dia da contestação.

Vale ressaltar que o Nubank não poderá recusar a devolução do valor nos casos de erro operacional e será sempre transparente nas comunicações com seus clientes.

As medidas não interferem em nada na instantaneidade ou na disponibilidade do Pix para os clientes.

Reforçamos que o Pix sempre foi seguro e que, como qualquer sistema, recebe constantes aprimoramentos voltados para usabilidade e segurança. Com isso, você poderá realizar seus compromissos financeiros com ainda mais tranquilidade.

Você consegue saber mais sobre o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução no blog do Nubank:

https://blog.nubank.com.br/pix-ainda-mais-seguro-conheca-novas-medidas-de-seguranca/

43 curtidas

Demorou, mas saiu…

13 curtidas

Valeu mano , até que enfim né

11 curtidas

Utilidade roxa… :clap:t5::clap:t5:

14 curtidas

Muito bom! :clap:

18 curtidas

Muito legal ver a segurança do Pix ficando cada vez mais robusta!

16 curtidas

Pix cada vez mais seguro

16 curtidas

Só espero que nessa parte seja verificado de fato por ambas as instituições, pra não tivermos o mesmo caso da CAIXA com os boletos de depósito do Nubank em 2020.

6 curtidas

Segurança nunca é demais.

13 curtidas

Segurança nunca é demais!

O pix revolucionou a forma como fazemos pagamentos e transferências de maneira gratuita, simples, rápida e prática.

É bom ver que ele tem ficado cada vez mais seguro. Não é atoa que é o serviço mais usado para transferências hoje.

2 curtidas

Bloqueio cautelar: Se o valor fica até 3 dias congelado de maneira preventiva, não tem como ser transparente ao usuário, caso a transação seja realmente legítima. A pessoa que te mandou o dinheiro vai falar: sabe aquele dinheiro que te devia? Já te enviei! Ta aqui o comprovante.
E o nunbanker tipo: ué…ainda não ta na minha conta.
(e aquela sensação de que o nubank é mais um bancão burocrático pode pairar :smirk: )

Enfim, segurança é sempre bem vinda…mas nesse caso ela conflita com a transparência.

Acredito que o usuário possa, ou melhor, MEREÇA ter a noção que o banco reconhece, que uma transação está sendo avaliada como medida de segurança. Melhor do que ficar parecendo que quem te mandou um comprovante, o forjou. Entende?

Afinal… 3 dias é MUITO tempo. Pro dinheiro sair de A pra B ficar “no limbo” (quando saiu de uma conta…mas não apareceu na outra…e vc não tem noção se o banco realmente recebeu aquele dinheiro).

Acho que o nubank poderia melhorar e agilizar o atendimento aos seus usuário…

Esses dias fui fazer uma transação de um valor fora do meu perfil de consumo, comuniquei 3 vezes ao Nubank sobre essa transação, porém o Nubank não autorizou a transferência, mesmo tendo comunicado com antecedência, informado o valor e tudo mais.

Na mesma hora, entrei em contato pelo chat, por e-mail, porém não obtive retorno algum.

Como falaram aí, segurança nunca é demais, mas não vamos exagerar.

Esse bloqueio cautelar não ficou claro quais características serão analisadas.

Poxa meu bom amigo, dizer que um bloqueio de 3 dias será “imperceptível” para o cliente, foi forçar a barra. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:

Mas tá valendo, segurança sempre é bem-vindo. Só é complicado o que o algoritmo do Nubank entende como suspeito. Por mais que tenha sido exemplificado que outros produtos do roxinho não serão afetados, geralmente quem toma strike total na conta é quem usa o Nubank como banco principal. O problema disso é que a resolução é só por e-mail. Pra um banco digital reconhecido por excelência, delongado demais. Permitir a resolução dos bloqueios via chat/telefone está se tornando cada vez mais necessário.

No mais, obrigado por nos trazer a novidade! :smiley:

3 curtidas

Muito bom isso, cai em um golpe de loja falsa no Instagram que ao efetivar o pix tentei de toda forma o dinheiro de volta e nada :sob:. Bom que agora temos como recorrer.

No meu caso. Congelaram minha conta hoje. Mandei desde cedo todos os comprovantes do rapaz que me pagou . E mesmo assim até agora nada. E ainda congelaram meu dinheiro e estou sem poder comprar uma bAla… rsrsrs bem legal isso aí! E outra coisa pessoal. Faço isso todos meses. Vivo de vendas. Saques . Tudo pela nubank. E eles me fazem isso. Incrível.

lesado fui eu ,Perfeito

Provavelmente o motivo do bloqueio de conta deve ter sido isso! Você estava usando a conta pessoa física para vender, nesses casos é recomendável o uso da pj.

7 curtidas

Faz 2 anos q faço assim , e agora fizeram isso rsrsrs . Desbloqueando migrarei para c6 Bank . Tô totalmente lesado . Meu dinheiro bloqueado . Assim não tem como

Olá @Rainer_Gunner !

Se sua conta é Pessoa Física, a finalidade da conta não é com esse propósito, e sim a conta PJ.

Muitas pessoas se utilizam de conta PF para lavar dinheiro ou sonegar impostos, isso acaba exigindo da instituição o bloqueio para averiguação e caso confirmado o cancelamento da conta.

13 curtidas