Camadas adicionais de segurança para Pix

Olá, comunidade!

Desde 16 de novembro o Pix também passou a contar com duas novas medidas regulatórias do Banco Central do Brasil: o Bloqueio cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Com a implementação dessas duas medidas, o Nubank garante camadas adicionais de verificação anti-fraude em todas as transações de Pix que chegam para a conta de nossos clientes, assim como a devolução do dinheiro para sua conta de origem de maneira muito mais fácil em caso de comprovação de fraude ou erro operacional, respectivamente.

Bloqueio cautelar

O bloqueio cautelar é uma camada adicional de verificação para todas as transações Pix recebidas em conta. Ela é automática e será imperceptível para o cliente, que continuará recebendo valores em poucos segundos.

Todas as características da transação são avaliadas e, caso haja necessidade, a transação passará por uma camada adicional de verificação, que poderá levar até 3 dias.

Nesse intervalo, o valor da transferência fica congelado de maneira preventiva. Se estiver tudo correto com a movimentação, ela será adicionada à sua conta, caso contrário, ela retornará para a conta de origem.

O cliente não necessita tomar nenhuma ação nesse tempo, pois será notificado durante todo o processo de análise até sua conclusão.

Ah! Importante: mesmo que uma transferência sua esteja congelada para análise, o cliente pode seguir usando normalmente seus outros produtos e serviços do Nubank.

MED

Já o mecanismo especial de devolução é realizado em situações de fraude ou erros operacionais ocorrem por parte da instituição financeira de origem como, por exemplo, envios de valores em duplicado.

Nessas situações o cliente recebedor terá o valor indevido devolvido ao banco de origem de forma parcial ou total, a depender do saldo disponível na conta no dia da contestação.

Vale ressaltar que o Nubank não poderá recusar a devolução do valor nos casos de erro operacional e será sempre transparente nas comunicações com seus clientes.

As medidas não interferem em nada na instantaneidade ou na disponibilidade do Pix para os clientes.

Reforçamos que o Pix sempre foi seguro e que, como qualquer sistema, recebe constantes aprimoramentos voltados para usabilidade e segurança. Com isso, você poderá realizar seus compromissos financeiros com ainda mais tranquilidade.

Você consegue saber mais sobre o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução no blog do Nubank:

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Demorou, mas saiu…

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Valeu mano , até que enfim né

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Utilidade roxa… :clap:t5::clap:t5:

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Muito bom! :clap:

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Muito legal ver a segurança do Pix ficando cada vez mais robusta!

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Pix cada vez mais seguro

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Só espero que nessa parte seja verificado de fato por ambas as instituições, pra não tivermos o mesmo caso da CAIXA com os boletos de depósito do Nubank em 2020.

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Segurança nunca é demais.

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Segurança nunca é demais!

O pix revolucionou a forma como fazemos pagamentos e transferências de maneira gratuita, simples, rápida e prática.

É bom ver que ele tem ficado cada vez mais seguro. Não é atoa que é o serviço mais usado para transferências hoje.

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Bloqueio cautelar: Se o valor fica até 3 dias congelado de maneira preventiva, não tem como ser transparente ao usuário, caso a transação seja realmente legítima. A pessoa que te mandou o dinheiro vai falar: sabe aquele dinheiro que te devia? Já te enviei! Ta aqui o comprovante.
E o nunbanker tipo: ué…ainda não ta na minha conta.
(e aquela sensação de que o nubank é mais um bancão burocrático pode pairar :smirk: )

Enfim, segurança é sempre bem vinda…mas nesse caso ela conflita com a transparência.

Acredito que o usuário possa, ou melhor, MEREÇA ter a noção que o banco reconhece, que uma transação está sendo avaliada como medida de segurança. Melhor do que ficar parecendo que quem te mandou um comprovante, o forjou. Entende?

Afinal… 3 dias é MUITO tempo. Pro dinheiro sair de A pra B ficar “no limbo” (quando saiu de uma conta…mas não apareceu na outra…e vc não tem noção se o banco realmente recebeu aquele dinheiro).

Acho que o nubank poderia melhorar e agilizar o atendimento aos seus usuário…

Esses dias fui fazer uma transação de um valor fora do meu perfil de consumo, comuniquei 3 vezes ao Nubank sobre essa transação, porém o Nubank não autorizou a transferência, mesmo tendo comunicado com antecedência, informado o valor e tudo mais.

Na mesma hora, entrei em contato pelo chat, por e-mail, porém não obtive retorno algum.

Como falaram aí, segurança nunca é demais, mas não vamos exagerar.

Esse bloqueio cautelar não ficou claro quais características serão analisadas.

Poxa meu bom amigo, dizer que um bloqueio de 3 dias será “imperceptível” para o cliente, foi forçar a barra. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy:

Mas tá valendo, segurança sempre é bem-vindo. Só é complicado o que o algoritmo do Nubank entende como suspeito. Por mais que tenha sido exemplificado que outros produtos do roxinho não serão afetados, geralmente quem toma strike total na conta é quem usa o Nubank como banco principal. O problema disso é que a resolução é só por e-mail. Pra um banco digital reconhecido por excelência, delongado demais. Permitir a resolução dos bloqueios via chat/telefone está se tornando cada vez mais necessário.

No mais, obrigado por nos trazer a novidade! :smiley:

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