Cancelamento de Produtos

Olá, galera.

Tive um problema sério com meus produtos Nubank e queria ajuda da comunidade pois não concordo com o que foi feito.
Há alguns dias uma pessoa utilizou meu cartão de maneira indevida, ela pediu pra depositar um valor de 2500,00 na minha conta, como era um familiar próximo, eu permiti que ela fizesse o depósito na minha conta confiando na idoneidade dessa pessoa porque eu a conheço desde que nasci. Nem sequer perguntei nada.

Eu não sei de onde veio esse dinheiro, eu não sei quem é o proprietário da conta que me transferiu o dinheiro, eu não sei de nada, apenas emprestei minha conta para um conhecido que pra mim era de confiança sem saber de qualquer coisa, eu estou inocente quanto a isso.

Ao questionar essa pessoa sobre a origem do dinheiro, sobre quem era o proprietário da conta pois a Nubank tinha bloqueado meu cartão, ela nem soube me explicar, disse que outro parente que tinha pedido e ela falou da minha conta, quando fui falar com este outro, ele deu explicações vagas e estranhas, foi quando suspeitei que poderia ser algo ilegal. Já tinham feito o saque de 2000,00 mil reais.

Agora, a Nubank cancelou meu cartão e todos os meus produtos definitivamente sem sequer me dizer o porquê fez isso, disse que era confidencial, como se eu tivesse feito algo ilegal com a minha conta e com o meu cartão. EU NÃO SOU NENHUM CRIMINOSO OU BANDIDO. Eu sou cliente desde 2017, tenho 3 anos de Nubank, sempre paguei as minhas faturas e na maioria esmagadora das vezes eu adiantei elas. Falei pra diversos amigos sobre a Nubank e inclusive indiquei alguns que conseguiram o cartão. Em todos esses anos eu jamais fiz algo de errado, mínimo que fosse com meu cartão e com minha conta e estou sendo tratado desta forma. Eu não sou o culpado pela transação suspeitosa, eu fui vítima, ainda que eu tenha permitido que alguém transferisse o dinheiro sem pedir detalhes de onde ele vinha.

Eu só não denuncio o que aconteceu porque moro em uma comunidade e não sei o que poderiam fazer comigo. Além disso a pessoa é de minha familia e isso geraria um transtorno muito grande. Estou muito decepcionado com a decisão da Nubank sem ter me permitido sequer se pronunciar. Isso me leva a crer que se alguém é vítima, seja de quem for, familiar, amigo ou desconhecido, a Nubank ira tratar essa pessoa como culpada do ato ilegal e fará a mesma coisa. Além disso, quer que eu devolva os 2000 mil reais.

Isso é legal? Essa atitude da Nubank está correta? Alguém poderia me ajudar e me aconselhar sobre o que eu poderia fazer quanto a isso? Conto, de verdade com a NuCommunity, por favor, me ajudem!

5 curtidas

Ao que parece o negócio é sério, se eu fosse você consultaria um advogado urgente.
Se houver algum crime envolvido você pode cair de laranja na história…

4 curtidas

Obrigado pelo conselho, estava pensando nisso e algumas pessoas também me disseram a mesma coisa.

1 curtida

Sinto muito que isso tenha ocorrido com você, mas sendo bastante realista, você de fato usou indevidamente a sua conta, pois ela acabou servindo de atravessadora para uma transação suspeita.

Em diversos momentos é ressaltado, tanto no site oficial, como aqui na Comunidade, como no blog que a conta é de uso impessoal e intransferível. Ceder pra alguém, ainda que da sua família, sem saber a procedência dos valores foi uma atitude, no mínimo, inconsequente. Lidar com dinheiro é coisa séria, ainda mais quando não sabemos de onde vem.

Entendo sua decepção, de verdade, mas ao menos a experiência ruim lhe serviu de aprendizado. Que outra instituição possa te atender da maneira como você merece e que essa situação possa ser esclarecida perante a Nubank com a maior brevidade possível. Boa sorte!

12 curtidas

@ismaelfernandesz nunca vi casos assim de bloquear cartão. Geralmente, os bancos recebem notificação judicial para fazer o bloqueio daquele valor especifico.

O ideal, é que você trate desse assunto por email com o Nubank para manter o registro das conversações. Solicite um extrato detalhado para ver se aparece o motivo lá, e como disse o amigo @IVictorSantosI ai em cima:

2 curtidas

Sim, eu entendo :pensive: . É que eu realmente nunca imaginaria algo do tipo vindo dessa pessoa, ela sempre foi trabalhadora, nunca cometeu nada ilegal, eu achei que o dinheiro viria dela, não de outro parente. Obrigado pelas palavras :pray:

1 curtida

Já enviei um email para a Nubank dizendo o mesmo, estou aguardando resposta. Não sabia sobre isso, muito obrigado pelo conselho!

2 curtidas

No contrato diz que o Nubank pode encerrar seu contrato conforme situações abaixo:

8. Prazo e término de contrato
8.3. Pelo Nubank, a seu critério, com efeitos imediatos, caso:
8.3.1. sua conta do Nubank ou seu Cartão na Função Débito (caso Você seja portador de um) seja utilizada em desconformidade com as disposições dos instrumentos que Você tem firmado com o Nubank;
8.3.4. sejam verificadas operações fora do seu padrão de uso; suspeitas de crimes financeiros; inconsistências cadastrais; utilização indevida que desrespeite qualquer condição presente neste Contrato, em outras contratações realizadas com Nubank do Nubank, ou na legislação vigente aplicável; e/ou Você deixe de atender pedido de envio de novos documentos para a comprovação da sua identidade e renda;

Como vc mesmo diz que não sabe, suponhamos que esse dinheiro seja ilícito (não estou afirmando que seja o caso, mas levantando uma hipótese) e que a pessoa que fez a transferência para sua conta tenha denunciado ser vítima de golpe, logo avisado a policia, que avisou ao Nubank e por isso cancelou sua conta…

Como a conta é sua, é vc que vai responder por qualquer coisa relacionada a ela (não estou dizendo que vc seja culpado)

Acredito que a melhor coisa a se fazer no seu caso é procurar um advogado, pois isso pode gerar complicações além do cancelamento da conta

12 curtidas

Tem toda razão!

Muito obrigado!

2 curtidas

babadeeeeira @lorenatelles

Nesse caso qualquer valor que for alto você tem que avisar o Nubank, sempre eu aviso em ligação quando vou depositar ou receber algum valor por mais que seja pequeno sei lá tipo uns 1000 pra cima tenho muito medo de perder minha Nuconta. Acho que você deveria ter avisado a eles tenta mandar e-mail

1 curtida

Infelizmente aparentemente sua conta foi usada como intermediária para algum tipo de atividade suspeita.

Contacte um advogado para se proteger e mantenha-se em contato com o Nubank para conseguir o máximo de informações que puder.

Boa sorte.

6 curtidas

Em casos de atividade suspeita o Nubank pode bloquear temporariamente todos os produtos do cliente para averiguação. Caso não seja nada o banco libera tudo novamente.

8 curtidas

Se esse dinheiro estava na sua conta @ismaelfernandesz, como ele foi sacado? Você que fez o saque?

6 curtidas

Caramba, que situação :scream:
Se não me engano, na última atualização do contrato, foi inserida uma cláusula onde o Nubank pode entregar para polícia os dados do cliente e valores envolvidos em atividades ilícitas…

2 curtidas

Pois é, não entendi também… E isto pode acrescentar nova luz sobre o fato.
De qualquer forma, este comportamento de depositar em uma conta e logo sacar ou transferir, já acende o sinal de alerta lá no banco. Especialmente se a origem não for muito clara pelo rastreamento. Imagino que bloqueou por isso. E com explicação e aquela espera angustiante, podem desbloquear.

Mas emprestar conta, jamais. Li tempos atrás um relato deste tipo, de uma senhora com o Bradesco. Aceitou um depósito para um pessoa que não tinha conta, sacou e a conta foi bloqueada.

Enfim, a intenção pode ser das melhores, mas o modus operandi pode ser o mesmo de um golpista. Como o banco vai saber?

Há uma frase que diz: “nunca empreste dinheiro a amigos. Você corre o risco de perder os dois”. Estamos vendo que vale para conta também.

8 curtidas

Você descumpriu o contrato, por isso sua conta foi cancelada. A conta e cartão Nubank são para uso pessoal, e intransferível, só o fato de você colocar um terceiro para entrar em contato com o Nubank usando seu nome, já é motivo de bloqueio, imagine depositar valores que não pertencem a você. Mesmo que você tenha agido de boa fé, querendo ajudar alguém, você acabou descumprindo o contrato. O Nubank é uma conta digital, e diversas vezes se aproveitam disso para fraudar, lavar dinheiro, criarem contas laranjas, a instituição infelizmente tem que agir assim quando o titular desconhece a origem dos valores, por ele mesmo, depositado.

Meu conselho é, tente seguir o caminho agora em outro banco, tem mais de 12 concorrentes ao lado do Nubank, com certeza um deles pode te compensar.

6 curtidas

Não, eu havia emprestado a senha pra minha vó comprar o que estava precisando, ou ela disse pra essa pessoa ou eu disse, eu não lembro bem, não faz muita diferença porque provavelmente eu diria a ela também, já que eu cresci ao lado dela. Essa pessoa que sacou, eu até pedi pra ir junto sacar mas ela foi assim mesmo sem mim. Apenas avisou a minha vó que tinha me avisado e pegou o cartão e foi, ela já me ajudou muito, só estava retribuindo um favor. Eu não achava estranho, pra mim era apenas uma coisa do dia-a-dia, todo dia as pessoas transferem dinheiro umas pra conta das outras, eu não questionei o motivo porque poderia ser uma necessidade dela e tava tudo bem porque eu achei que era dinheiro dela, que era pra ela, não que era pra outra pessoa. Eu não acho que alguém ficaria perguntando sobre a origem do dinheiro pra um tio (a), pais, etc, até mesmo por respeito, e foi o que aconteceu. Ela nem tem relação com a pessoa que pediu uma conta pra ela, eu nunca iria imaginar que ela estaria pedindo a conta pra ele por esse motivo. Segundo ela, ela achou que era dinheiro do auxilio emergencial porque ele já tinha feito isso com o dinheiro do auxilio dela… é confuso até pra eu entender. Bom, se ela foi enganada, sobrou pra mim mesmo, mas é isso, aprendizado, eu paguei pra aprender.

Sim, mas o problema é ceder sua conta para ser movimentada por terceiros, para o Nubank descumpre o contrato, e assim cancelam a conta.

2 curtidas

Sim, entendo. Mas não acredito que tenha sido por esse motivo específico, porque se ela tivesse pedido pra transferir e eu em nenhum momento tivesse cedido, e tivesse feito toda a transação, ainda assim, se o dinheiro era ilegal, minha conta provavelmente seria cancelada. Mas de qualquer forma, sim, o erro maior foi eu ter cedido… Eles nem me pediram explicações, eu nem pude dizer nada, apenas fizeram. Mandei um email hoje pra Nubank, estou no aguardo.