Captura de tela e tags em compras

Olá pessoal,
Geralmente eu vejo voces postando prints e gifs aqui do app do nubank. Queria saber como é possível, pois aqui é tudo bloqueado e eu acho ruim ja que nao consigo mostrar algum bug ou sugestão com uma informação visual.
Seria bacana se tivesse um termo para o usuário aderir e assim liberar os prints no aplicativo por conta e risco.

Como nao consigo mostrar, vou descrever o fato: Ontem fiz uma compra de um gift Card e achei curioso que essa compra apareceu com o Layout antigo do nubank (lá de 2014) onde tinha o nome da compra bem no meio da tela. Achei interessante pois naquela epoca tinha previsão das tags, o que me ajudava na organização, e achei legal que ate hoje esse banco de dados existe, pois testei umas tags que costumava usar e ele sugeriu tags de anos atrás inclusive com os emojis que eu colocava.

Isso me faz pensar porque não colocaram essa função de previsao de tags nesse novo layout, uma vez que o banco de dados ainda existe.

Além disso, o fato desse layout antigo aparecer é nostálgico porém complicado, pois se tentar alterar o nome ou colocar uma tag o aplicativo da erro e acaba saindo da conta como se foi um crash no app.

Ja aconteceu isso com vocês? Lembrando que uso a versão Beta o que é mais um argumento para liberar prints, pois assim mostramos com mais facilidade para os devs o que acontece no app hehe.

4 curtidas

Olá @Viais, tudo bem?

Para quem utiliza Android eu não sei se existe uma forma de conseguir tirar prints, porém, para IOS ainda não bloquearam essa função. Deve ser por isso que vez ou outra, ainda vemos por aqui.

Concordo, poderia existir mesmo alguma forma de liberarem sob total responsabilidade do usuário. :handshake:

17 curtidas

Infelizmente por questões de segurança no Android está bloqueado e não é possível mais tirar prints da tela do aplicativo do Nubank, uso Android e por aqui segue bloqueado.

12 curtidas

O que sera muda do iOS para o android para justificar esse bloqueio?

8 curtidas

Oi @RafaelH, você saberia dizer alguns desses motivos de segurança que justificam o bloqueio dos prints para Android?

4 curtidas

Sinceramente eu não sei @Viais e @mladeira provavelmente deva ser um recurso nativo do Android que não permita o printscreen da tela em aplicativos que o sistema entende que existem dados sensíveis e que não possam ser compartilhados, provavelmente é uma camada de segurança do próprio sistema Android, visto que, o bloqueio também ocorre em outros aplicativos bancários.

No iOS talvez não tenham implementado essa camada de segurança, como não utilizo o sistema não consigo afirmar o motivo do mesmo não ocorrer no iOS.

9 curtidas

Valeu, @RafaelH. Obrigado pelo retorno. :slight_smile:

7 curtidas

Por nada! :blush:

Sempre que precisar é só chamar.

6 curtidas

Esse bloqueio também pode ocorrer do próprio aplicativo do banco que não permite esse printscreen por conter dados sensíveis e que não possam ser compartilhados.

Lembro que na atualização do aplicativo do Nubank para Android que ocorreu há alguns meses atrás esse bloqueio havia sido removido, porém, logo depois o bloqueio voltou a ocorrer então é meio incerto, pois pode ser uma característica do próprio aplicativo ou do próprio sistema o que torna impossível afirmar com 100% de certeza de que lado vêm o bloqueio @mladeira e @Viais.

8 curtidas

Acredito que seja do Nubank mesmo. Pois tenho diversos bancos e quase nenhum tem o bloqueio, inclusive os tradicionais como Sicredi e BB. Já o Ame da Americanas e o Nubank tem.

6 curtidas

Sim, então realmente possa ser uma característica do próprio banco, tenho o C6 bank também e o printscreen também é bloqueado nesse banco.

9 curtidas

São Sistemas Operacionais completamente distintos.
O iOS é um sistema proprietário, ou seja apenas a Apple tem acesso ao código-fonte, impossibilitando o uso de tecnologia reversa, por isso são raríssimos os casos de violação de segurança em produtos Apple; quando ocorre é em nível que pouco afeta o usuário e mitigado rapidamente.

O Android, ressalvadas as controvérsias, é uma distribuição Linux, cujo código-fonte, por definição é aberto, permitindo que programadores compreender e alterar distribuições sem grandes dificuldades.

16 curtidas

Isso acontece comigo quando faço alguma compra usando o NuPay. É chatinho mesmo!

5 curtidas

Tem muita gente insatisfeita com isso. Não dá pra entender a razão.

3 curtidas

Sim, faria sentido se fosse um bloqueio de transação ou algo assim, mas tirar print ou não o que muda? Entende?

1 curtida

O problema não é o print em si. Esse tipo de bloquei também é uma forma de barra o acesso remoto nos celulares tendo o vista a quantidade de relatos de golpes que vemos em que a pessoa sem saber/perceber concede acesso ao app facilitando a transferência de saldo em conta.

11 curtidas

Tem o fato do Android permitir a instalação de aplicativos fora da Play Store o que torna inseguro alguns app modificados com vírus ficarem capturando prints de outros app.

5 curtidas

Os prints atuais são tirados do IOS, lá é permitido fazer capturas de tela. No Android, se você ver, provavelmente vai ser foto tirada com um segundo celular. Ou prints de um período recente que liberaram temporariamente o printscreen no Android, mas depois voltaram a bloquear.

3 curtidas