Como todos sabem, a Nubank possui um Cartão Virtual com as funções débito e crédito.
O que poucos sabem (talvez por não terem o hábito de ler os contratos) é que na Nubank, o Cartão Virtual é permanente, ou seja, ele não perde a validade e um mesmo cartão virtual pode ser utilizado em várias compras diferentes no mesmo site ou em sites diferentes.
Qual o problema com isso? Isso facilita muito a vida de golpistas!!!
O que parecia ser uma coisa boa (vantagem), mostra-se ser na verdade, uma falha da Nubank em relação ao seu Cartão Virtual.
Nos outros bancos e fintechs, o Cartão Virtual é temporário, ou seja, só pode ser utilizado para compras uma única vez, após efetuar a compra o Cartão Virtual perde a validade, impossibilitando que seja utilizado novamente, isso exige que um novo Cartão Virtual seja gerado para cada compra (débito ou crédito) que você for realizar em qualquer site.
Esse novo cartão terá sempre um código de identificação (numeração) diferente do cartão anterior.
Isso dificulta que golpistas usem o Cartão Virtual para fraudar sua conta através de gastos (compras, saques, transferências, etc).
Na Nubank, a única maneira de gerar um novo Cartão Virtual é excluindo o cartão atualmente em uso.
Mas, e a opção de bloqueio do Cartão Virtual?
Essa opção é interessante, mas não livra o cliente de sofrer com uma fraude em sua conta, já que, se o Cartão Virtual tiver sido clonado (por exemplo, usado em sites falsos), nada impede que o golpista tente utilizar novamente o mesmo Cartão Virtual na esperança que você tenha desbloqueado o cartão já clonado.
Sendo assim, a única maneira de ter um Cartão Virtual Nubank seguro, é excluindo o cartão após o uso e gerando um novo cartão a cada vez que for efetuar uma compra/pagamento.
Então fica a pergunta…
Não seria a hora da Nubank fazer o seu Cartão Virtual Nubank ser excluído (invalidado) automaticamente após o uso? Afinal, devido a correria do dia-a-dia, nem todo mundo irá se lembrar de excluir ou bloquear o Cartão Virtual após o uso.