Cartão Virtual Nubank - o inimigo mora ao lado!

Como todos sabem, a Nubank possui um Cartão Virtual com as funções débito e crédito.

O que poucos sabem (talvez por não terem o hábito de ler os contratos) é que na Nubank, o Cartão Virtual é permanente, ou seja, ele não perde a validade e um mesmo cartão virtual pode ser utilizado em várias compras diferentes no mesmo site ou em sites diferentes.

Qual o problema com isso? Isso facilita muito a vida de golpistas!!!

O que parecia ser uma coisa boa (vantagem), mostra-se ser na verdade, uma falha da Nubank em relação ao seu Cartão Virtual.

Nos outros bancos e fintechs, o Cartão Virtual é temporário, ou seja, só pode ser utilizado para compras uma única vez, após efetuar a compra o Cartão Virtual perde a validade, impossibilitando que seja utilizado novamente, isso exige que um novo Cartão Virtual seja gerado para cada compra (débito ou crédito) que você for realizar em qualquer site.

Esse novo cartão terá sempre um código de identificação (numeração) diferente do cartão anterior.

Isso dificulta que golpistas usem o Cartão Virtual para fraudar sua conta através de gastos (compras, saques, transferências, etc).

Na Nubank, a única maneira de gerar um novo Cartão Virtual é excluindo o cartão atualmente em uso.

Mas, e a opção de bloqueio do Cartão Virtual?

Essa opção é interessante, mas não livra o cliente de sofrer com uma fraude em sua conta, já que, se o Cartão Virtual tiver sido clonado (por exemplo, usado em sites falsos), nada impede que o golpista tente utilizar novamente o mesmo Cartão Virtual na esperança que você tenha desbloqueado o cartão já clonado.

Sendo assim, a única maneira de ter um Cartão Virtual Nubank seguro, é excluindo o cartão após o uso e gerando um novo cartão a cada vez que for efetuar uma compra/pagamento.

Então fica a pergunta…

Não seria a hora da Nubank fazer o seu Cartão Virtual Nubank ser excluído (invalidado) automaticamente após o uso? Afinal, devido a correria do dia-a-dia, nem todo mundo irá se lembrar de excluir ou bloquear o Cartão Virtual após o uso.

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Eu particularmente não iria gostar disso. Eu sempre deixo meus cartões salvos nas lojas em que faço compras. Não gostaria de toda vez que eu fosse fazer compras, ter que abrir o APP do Nubank, desbloquear cartão, copiar os dados para colocar lá no site.

Mas penso que poderia ser adicionado um cartão virtual temporário, para os que preferem utilizar desta maneira. Assim ficaria os dois, o permanente e o temporário.

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Exatamente o que eu iria falar. Eu sempre usei o virtual e sempre deixo bloqueado após a utilização, é quase impossível da pessoa utilizar e esquecer de bloquear um cartão virtual, mas sempre acontece, né? Enfim. Era bom se pudéssemos escolher, mas teria praticamente a mesma utilidade que temos hoje, só iria excluir o cartão virtual automaticamente… Não vejo relevância nisso, Mas a opinião é de cada um :man_shrugging:t2:

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Não vejo como uma falha , cada instituição escolhe seu modelo de trabalho, fica a critério do cliente criar ou não o cartão virtual, além de poder excluir e criar outro sem problemas

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Sinceramente não faz sentido essa afirmação do cartão virtual Nubank ser permanente uma vez que o usuário tem a opção de EXCLUIR o cartão virtual após o uso. Eu por exemplo, sempre que faço uso do cartão virtual Nubank, logo após a aprovação da compra eu excluo o cartão, assim eu tenho a garantia que aquele cartão, utilizado naquele site, mesmo que haja um vazamento de dados não vai poder ser usado novamente.

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Muitos não gostam da maneira que o cartão virtual do Nubank funciona. No meu ponto de vista, é a melhor maneira. Não tem que ficar copiando os dados e colando nos sites toda hora e tudo mais.

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Mas você pode gerar um cartão virtual, fazer sua compra única e depois de processada basta excluir o cartão. A função já existe, é só fazer uso dela.

Eu acho que da forma atual é mais democrático, dá a opção para quem quer um cartão só e a permite a exclusão de quem quer fazer uso único.

Mas é como comentei em outro post, a Pixar já nos alertou onde toda essa automação e a preguiça humana vai nos levar:

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A questão cartao virtual varia em cada instituição, muda baastante
Existem varios modelos
O cartao virtual é um espelho do cartao fisico
Pode ser configurado de varias formas pela instituição ou usuario

No BB por exemplo

  1. Cartao descartavel, apenas um uso
  2. Limite definido,
  3. Validade definida,
  4. Quantidade de transações
  5. Maximo por transação
  6. Recorrencia (Renova os paramentros em intervalos predefinidos: Diario, Semanal, mensal, sem recorrencia)

Cada plastico permite criar até 5 cartões virtuais
O usuario pode combinar os itens da forma que achar melhor.
Por exemplo criar um cartao virtual para asinaturas, com limite de R$ 400,00, Valido por 2 anos, 10 transações, Valor maximo por transação R$ 70,00, Renova os parametros todo dia 01. (A validade e CVV não são alterados por recorrencia, visto que o cartao será reutilizado)
Todas as transações são negadas quando um dos parametros for atingido
Ainda ode criar outro cartao para uso unico, esté é invalidado apos o uso.

Uma solução seria ofertar 2 cartoes virtuais para cada usuario. Um recorrente e outro descartavel.A alternativa para não afetar a gestao de bins é deixar o usuario definir como quer usar o cartao,

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Eu uso assim também.

O cartão virtual do BB é bem completo mesmo. O Nubank poderia adicionar algumas dessas funções em seu cartão virtual!

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acho q isso vai dar conciencia de cada um,se o nubank adotou esse sistema de cartao virtual,é simples,é so vc fazer compra e assim q for aprovado é so excluir o cartao por segurança ou se nao bloquia lo

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Cada instituição tem um modelo diferente, inclusive tem cartão físico com o motion code da Modal Mais, que tem uma telinha no cartão alterando o CVV.

O Cartão Virtual do Nubank possibilita que a gente use em sites de assinatura ou cobrança recorrente como Netflix, Spotify, 99, Uber, Xbox e etc, e as próprias carteiras digitais como PayPal e Mercado pago, se mudarem para esse modelo que você sugeriu com certeza essas pessoas que usam assim iam reclamar.

Pra mim o crédito de confiança e o bom atendimento em uma fraude é a melhor solução nesses casos.

Outra opção que eu gosto é o Ajuste de Limite, configuro com o que vou gastar ao sair, e assim evita altas compras se eu perder o cartão na rua e não der tempo de avisar o Nubank.

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Pra mim o jeito que está tá ótimo, e o do Santo André funciona da mesma maneira, ele fica lá e pode ser excluído quando eu achar necessário. :man_shrugging:t2:
A diferença é que o do Santo André muda o CCV de tempos em tempos e o do NuBank é fixo.
Na minha visão a segurança do cartão é você quem faz, não cadastrando cartão de crédito em lugares duvidosos.
Não a toa que tem uma galera com cobrança estranha da SKY apenas nos cartões virtuais :thinking::thinking::thinking::thinking:

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Eu ia comentar exatamente isso, uso meu cartão virtual pra apps (ifood, uber, uber eats, amazon, netflix, etc) e uso o mesmo desde que criei o cartão virtual, quando fui aprovada no Nu (faz tempo) e nunca tive problema e sei que se um dia tiver basta excluir o cartão e reportar a compra indevida, basta não cadastrar o cartão em sites duvidosos e sempre que ficar com uma pulga atras da orelha na hora de comprar em um site novo escolha a opção de pagar com boleto. Acho o modelo de cartão virtual bom, nunca me deixou na mão nem me deu problemas.

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O meu eu só exclui e criei um novo uma vez, mas foi pq tava dando problema no pagamento se me lembro direito, e fiz isso pra ver se conseguia

Eu uso o Google pay então quando vou fazer uma compra acaba que não preciso nem digitar as informações do cartão e tbm não deixo salvo nos sites q faço compra, e olha q faço compra em alguns sites lá de fora q as vezes nem sei oq tá escrito…

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Não estou muito familiarizada em como funciona o google pay mas pelo o que disse parece ser uma ótima opção pra proteger os dados também!

Acho q a maioria só conhece a função por pagamento sem cartão, eu uso mesmo pra compras online. Vc cadastra o seu cartão e quando vai fazer uma compra em algum site, só clicar no campo de preencher o número do cartão ele já mostra os q vc tem cadastrado, só escolher e digitar o cvv q preenche todos os dados automáticos e pelo celular quando vou fazer algum pagamento, uso a digital ao invés de digitar a senha

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Faço a mesma coisa :grin:
O do Santander é chato pq vivia trocando CVV, aí não funcionava direito.
Como o do NuBank é fixo funciona que é uma beleza :sweat_smile:

Eu também, uso o virtual para compras pela internet, e o físico para compras pessoalmente. Acredito será bem difícil eu ter problemas com compras estranhas (não direi nunca, mas a chance é menor dq ganhar na Mega-Sena) :rofl::rofl::rofl: