Cartão Furtado/Trocado e Compras Indevidas -Estorno

Com dor no coração e Lamentando muito por ter sido necessário expor a situação aqui. A gente só se decepcina com quem gostamos muito ou com que criamos muita expectativas. A decepção com o Nubank é quase equivalente ao prejuízo. Me tornei cliente da Nubank em 2018 depois de passar transtorno com os Bancos " Tradicionais" , e nunca imaginei que abriria uma reclamação com Nubank, a sensação é que a “Nu” está perdendo sua essência, Cadê as “Desburocratização”?!!

Vamos aos fatos, meu Cartão de crédito furtado/Trocado, o Nubank teve a ingenuidade de aprovar 3 compras com meu cartão de crédito no valor total de R$2050,00, compra totalmente fora dos meus padrões de uso. As compras foram feitas no domingo 03/10/2021 por volta das 6:10h (SEiS da Manhã Bixo).

Foram diversas tentativas de uso, e 3 compras aprovadas.
A COMPRAS FORAM AS SEGUINTES:
ÁS 6:13h NO VALOR DE R$ 1800,00 - Endereço em que a maquinha está registrada é a Rua Adélia Chaves Califórnia, CEP: 26216-010, Nova Iguaçu/RJ

ÁS 6:17h NO VALOR DE R$ 130,00 - Endereço em que a maquinha está registrada é a Rua Augusta - de 699 a 1679 - lado ímpar , CEP: 01305-100 Consolação, São Paulo/SP.

ÀS 6:33h NO VALOR DE R$ 120,00 - Endereço em que a maquinha está registrada é a Rua Francisco Antônio Iório Vila Iório, CEP: 02964-100 São Paulo/SP

valor TOTAL DE R$ 2050,00, no crédito à vista em um domingo de manhã, compras totalmente fora dos meus padrões de uso. Foram várias tentativas e mesmo assim a Nubank não bloqueou o cartão. O meliante só não comprou mais porque o limite estourou.

O meu cartão de crédito da Nubank foi furtado/trocado por o cartão de uma pessoa que chama “A BERNARDO”.

Entrei em contato com a Nubank via chat no mesmo dia, 03/10/2021, a funcionária despreparada para me atender, não teve empatia com minha situação e ainda questionou se eu tinha deixado a senha colada no cartão, e falou que não tinha jeito, que eu teria que pagar a fatura porque a compra foi feita com a minha senha, OBVIAMENTE EU NÃO DEIXEI SENHA COLADA NO CARTÃO e não fui o primeiro cliente da NuBank vítima deste tipo de estelionato, vocês já deveria estar mais preparado para evitar esse tipo de estelionato e também poderia ter mais empatia com a vítima. É impressionante como tem pessoas que desperdiçam o Tempo para cuLpar a Vítima. É algo óbvio, mas sempre bom lembrar que a "CULPA É SEMPRE DO bandido/Meliante. Entrei em contato com alguns advogados que deixaram claro que o cliente não tem culpa, pois o cliente tem a boa vontade de comprar, confia no vendedor, enquanto o estelionatário já esta mal intencionado com estratégia para ludibriar o cliente. O banco, que vende um serviço é responsável por garantir a segurança do patrimônio do seus clientes.

Enfim, eu abri um Boletim de Ocorrência, e enviei por E-mail conforme orientação da NuBank. Desde 05/10/2021 a Nubank não me retornou, me deixa no Vácuo, uma falta de respeito, a sensação de ser “deixado de lado”/ostracismo é horrível, eu mandei e-mail para meajuda@nubank.com.br / todomundo@nubank.com.br e fico no vácuo, me ignoram. As duas útimas semanas foram “ContraProdutiva” pra mim, me dediquei para resolver amigavelmente mas a Nubank me deixou no vácuo, não recebo nenhuma resposta, só me disseram que estava com o time especialista e depois disso, não me responderam mais. Nem se quer aumentaram o meu Limite para eu usar o cartão Virtual. Os meliantes estouraram meu limite, hoje está em R$ 3,17 e a Nubank por empatia poderia aumentar meu limite para eu usar o Cartao Virtual, e nem se quer fizeram isso, apesar de eu já ter solicitado.

Cadê a segurança e o serviço de inteligência da NuBank?!! Vocês tem que ter mais compromisso com os Patrimônios dos cientes. Como os clientes podem confiar em deixar seu patrimônio no Banco e agora também na corretora Easynvest/Nu invest ?!! Imagina se furtam meu SmartPhone e entra no App da Nu invest ?!! Ainda bem que ainda não transferi dinheiro da minha corretora atual para Nu Invest.

Enfim, solicito o estorno o quanto antes, vocês são responsáveis por aprovar uma compra suspeita. Quero resolver da melhor forma possível. Importante ressaltar, que estou sendo paciente e estou tentando resolver tudo amigavelmente, porém conforme a data do pagamento da fatura se aproxima, a minha paciência vai diminuindo e terei que buscar outros meios, contra minha vontade obviamente, pois eu migrei para o Nubank devido a proposta do modelo de negócios, sem burocracia e resolução de problemas de forma Ágil. Então fico no aguardo para estornar o valor e melhorar o sistema de segurança o mais rapidamente.

Considerando o bom relacionamento entre cliente e o Banco, acredito firmemente que a Nubank irá resolver da melhor forma possível e o mais rápido possível, e irá estornar o valor das compras antes do dia do vencimento do fatura.

Tenha um Bom Dia! Permaneçam saudáveis e Felizes!

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Infelizmente não é a primeira vez que o Nubank falha com suas medidas de segurança e busca justificar culpando seus clientes! Espero que isso consiga ser revertido o mais rápido possível, @Adriano_Marinho.

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Obrigado pela mensagem de apoio. Acredito firmemente que o Nubank irá resolver o meu problema e irá melhorar o seu sistema de segurança. @Aglaer_Nasia

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Olá @Adriano_Marinho !

Realmente é estranho conseguirem realizar compras com seu cartão físico, nesses valores sem a senha, se fosse por aproximação ou online facilmente é estornado.

Mas quando a compra é física e realizada com a senha, a recusa nem é do Nubank, mas sim da Mastercard.

Porém, vamos tentar entender melhor a situação, pois o atendimento do Nubank pode errar e precisamos insistir em algumas situações.

1 - O seu cartão foi furtado, e você só percebeu depois que apareceu as compras no app, e em seguida reportou ao Nubank?

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Olá @ree , espero que esteja bem e que tenha tido uma boa semana.

Obrigado pelo seu contato.

Estranho mesmo é o Banco não ter um sistema de segurança mais eficaz, estranho Banco liberar compras com valores fora do meu perfil uso Ás 6:10h da manhã de domingo, isso é estranho, concorda comigo ? Independente se a compra foi feita via aproximação, online ou com a senha, a instituição financeira onde deixamos nossos patrimônios deve oferecer um serviço de segurança eficaz, afinal me tornei cliente e confiei no Banco.
Só para exemplificar: Semana passada fiz transferia no App do meu banco na Alemanha, o Commerzbank. No app mostrou transferência concluída, mas o dinheiro nao chegou ao destinatário, isso porque foi um valor fora do meu uso cotidiano e por segurança o banco só autorizou a transferência de pois de eu entrar em contato explicando a situação e autorizando a transferência. Pode parecer burocrático, mas é eficiente contra Golpes e sequestro relâmpagos.

Voltando ao meu caso, Eu Procurei deixar bem detalhado no tópico e com anuncio bem intuitivo. Mas posso explicar melhor. Eu fui Vítima de Estelionato, e eu não fui o primeiro cliente da Nubank vítima do mesmo golpe, ou seja ja deveria ter melhorado o sistema de segurança e rastreamento do perfil de compra do cliente. O Golpe consiste em furtar/trocar o cartão do cliente logo após de gravar a senha em alguma maquinha “chupa” cabra. A cada dia que passa os Bandidos estão evoluindo a maneira de dar golpes, e o Banco deve evoluir e melhorar o sistema de segurança.
Mas respondendo sua pergunta, utilizaram meu cartão de forma indevida no domingo ás 6:10h da manhã, assim que vi a notificação no App eu reportei a Nubank, ou seja no mesmo dias que foram feita as compras. Funcionário do chat não teve empatia com a situação e falou pra eu entrar em contato via email. Solicitaram o B.O. e eu já enviei desde semana passada. Desde 04/10/2021 a nuBank não me responde, hj já é dia 15/10 . Falta de empatia e respeito!

Então, você teve seu cartão físico trocado por outro após usá-lo em um estabelecimento físico por um atendente?

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Entendi melhor @Adriano_Marinho !

No caso, o Nubank tem sim um algoritmo que estuda o comportamento do cliente, mas não consigo entender em que motivo deveria bloquear uma compra no Domingo de manhã? O cartão é pra ficar disponível 24 horas, quando o cliente precisar, se você não usa nesse horário pode manter ele bloqueado no app.

Já teve relatos de clientes que foram para restaurantes e ao passar o cartão, houve esse bloqueio preventivo que você comentou, e criticaram o Nubank, não tem como agradar todos, e algoritmo nenhum consegue prever 100% do que é compra real ou fraude, por isso existe a senha de 4 dígitos.

Você relatou que seu cartão foi clonado por um dispositivo de chupa cabra, como chegou a essa conclusão? Você sabe qual estabelecimento fez isso?

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Boa Tarde @Elves abençoado tudo bem ? Deixei bem claro no corpo do tópico, está bem explicado lá.

Mais além de ser vítima, a pior sensação é de funcionários do banco e outras pessoas da sociedades ficarem me enchendo de perguntas em uma tentativa de inverter os valores. É incrível a inversão de valores quando você é vítma, toda hora a gente tem que ficar explicando.

É impressionante como tem pessoas que desperdiçam o Tempo para cuLpar a Vítima. É algo óbvio, mas sempre bom lembrar que a "CULPA É SEMPRE DO bandido/Meliante. Entrei em contato com alguns advogados que deixaram claro que o cliente não tem culpa, pois o cliente tem a boa vontade de comprar, confia no vendedor, enquanto o estelionatário já esta mal intencionado com estratégia para ludibriar o cliente. O banco, que vende um serviço é responsável por garantir a segurança do patrimônio do seus clientes.

Abençoado @ree Então, como você não consegue entender que a Nubank deveria bloquear compras no Domingo de manhã no valor total à vista de R$ 2050,0 se como você mesmo falou, o Nubank tem algoritmo que estuda comportamento do cliente e desde que sou cliente eu nunca fiz esse tipo de compras, tudo que posso parcelar eu parcelo, compras mais caras que faço é passagem aereas e é parcelado. Enfim seu comentario é contraditório quando você diz que a nuBank te algorimos que estuda o comportamento do cliente, mas nao deveria bloquear compras :man_shrugging: .

Mas além de tudo que estou passando, nao vem um prossional com empatia conversar direitto comigo que sou cliente. Só aparece os “julgadores” que inverte as responsabilidades. Nao desejo a você a dor de cabeça que estou passando pela falta de segurança do Banco.

É impressionante como tem pessoas que desperdiçam o Tempo para cuLpar a Vítima. É algo óbvio, mas sempre bom lembrar que a "CULPA É SEMPRE DO bandido/Meliante. Entrei em contato com alguns advogados que deixaram claro que o cliente não tem culpa, pois o cliente tem a boa vontade de comprar, confia no vendedor, enquanto o estelionatário já esta mal intencionado com estratégia para ludibriar o cliente. O banco, que vende um serviço é responsável por garantir a segurança do patrimônio do seus clientes.

Mesmo que seja furtado, a senha de 4 dígitos só ele sabe, não tem como ter acesso a ela.

Se as compras são usando os números, online ou aproximação é fácil estornar.

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@ree É impressionante como tem pessoas que desperdiçam o Tempo para cuLpar a Vítima. É algo óbvio, mas sempre bom lembrar que a "CULPA É SEMPRE DO bandido/Meliante. Entrei em contato com alguns advogados que deixaram claro que o cliente não tem culpa, pois o cliente tem a boa vontade de comprar, confia no vendedor, enquanto o estelionatário já esta mal intencionado com estratégia para ludibriar o cliente. O banco, que vende um serviço é responsável por garantir a segurança do patrimônio do seus clientes.

@Adriano_Marinho podemos discutir o algoritmo do Nubank aqui, mas acredito que o foco é resolver a seu problema.

Ainda estamos confusos em relação a essas compras, pois não tem como os meliantes terem acesso a sua senha de 4 dígitos sem que você forneça, é isso que te pergunto, no golpe como eles tiveram acesso?

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@ree quem veio falar dos Algoritmos foi você. Quer mudar o foco quando eu apontei falha no sistema de vocês.
O foco aqui é resolver o meu problema. Queria saber também como eles descobriram a minha senha. Aliás, você que esta falando que eles usuram a minha senha. E Se eles conseguiram descobrir a minha senha é pq o cartão da Nubank não tem segurança alguma.

Eu não sou investigador da Polícia, você é ? não cabe a mim descobrir como os benditos descobriram a minha senha. Ja fiz o Boletim de ocorrência, dei todos os detalhes para a polícia, os lugares onde usei o cartão pela última vez etc.

Não sou eu que tenho que dar explicação e sim a Nubank por liberar compras fora do meu perfil de uso.

Espero que você nao passe pelo que estou passando, seja neste tipo de crime ou em outro. Mas é “massagrante” quando temos que gastar energia explicando que sou inocente, e nao aparece ninguém para solucionar tudo da melhor forma possível.

Muita falta de empatia e os comentários aqui no tópico esta sendo uma tortura psicológica, vai de contra o que o Nubank prega!!

P.S. os prints das conversas está sendo guardados, espero não ter que usa-los

É impressionante como tem pessoas que desperdiçam o Tempo para cuLpar a Vítima. É algo óbvio, mas sempre bom lembrar que a "CULPA É SEMPRE DO bandido/Meliante. Entrei em contato com alguns advogados que deixaram claro que o cliente não tem culpa, pois o cliente tem a boa vontade de comprar, confia no vendedor, enquanto o estelionatário já esta mal intencionado com estratégia para ludibriar o cliente. O banco, que vende um serviço é responsável por garantir a segurança do patrimônio do seus clientes.

Primeiro que o sistema não é meu, sou cliente do Nubank, não funcionário.

Você não apontou falha alguma, seu cartão está disponível para compra 24 horas por dia, você está ciente disso, e o limite está disponível para uso, existe o mecanismo de bloqueio no app para restringir o uso dele e não depender de algoritmos.

Quem afirmou que as compras foram realizadas com a sua senha de 4 dígitos foi você mesmo, através do que relatou no atendimento.
:point_down:

Se a compra fosse feita usando os números do cartão, pela internet, ou por aproximação é reversível essa cobrança.

É a policia mesmo que precisa ir atrás dos criminosos, acompanhe as investigações junto ao delegado.

Já que você não consegue resolver com o SAC, relate todo o ocorrido novamente, anexe o B.O. e envie para a Ouvidoria do Nubank, é outro time de atendimento.

ouvidoria@nubank.com.br

Boa sorte, e não precisa agir de forma arrogante com os usuários daqui, ninguém entendeu o seu relato inicial pq você estava mais focado em criticar o Nubank do que resolver.

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@ree Abençoado, de forma alguma foi arrogante, isso é totalmente fora do meu perfil. Já comecei o relato lamentando por ter que expor a situação contra um banco que eu gostava.

Mas o que acontece que ja estou cansado de relatar o meu problema, mostrar que fui vítima e as pessoas ja vem invertendo os valores da situação.
Cliente é Vitima, confiamos no Banco, nosso patrimônio está lá, não somos obrigado a nada. Se o banco não fosse para dar segurança a gente deixava o dinheiro embaixo do colchão.

Mas de coração, não desejo que você em algum dia seja vítima de quaisquer Crimes, e tenha seus valores invertidos, passado de vítima para culpado.

Tenha um Bom fina de semana, permaneça saudável e Feliz!

Entendo sua frustração, por isso te indico levar para a Ouvidoria do Nubank, lá eles analisam bem melhor, já tive problemas com o SAC e só fazendo isso resolveu.

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@Adriano_Marinho espero que dê tudo certo! Ninguém merece passar por uma situação dessa. É uma sensação horrível, imagino como você deve estar se sentindo. Infelizmente esse é o tipo de golpe que a policia deve investigar. Seu cartão foi subtraído enquanto alguém espiava sua senha. Não foi um problema técnico, foi causado pela triste realidade do nosso país.

Rejeitar compras feitas por cartão via chip seria muito polêmico. Imagina não conseguir pagar a conta do restaurante? Não conseguir fazer uma compra em um shopping? Domingo, vespera do dia das crianças.

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Meu Deus que absurdo, não existe limites para esses marginais. Ano passado no meio da pandemia me vi dentro de uma situação horrorosa tbm, solicitei uma pizza por app e escolhi efetuar a compra na hora da entrega pelo cartão, até aí tudo oK, no dia seguinte bem cedo acordei com o Cel apitando de uma possível compra que eu “teria” acabado de fazer, fiquei maluca com isso eu estava dormindo, entrei em contato com a nubank pra bloquear o cartão e cancelar toda compra, foi bem burocrático mas graças ao bom Deus foi resolvido, a compra não fazia parte do meu perfil e o banco tratou de cancelar. Com vc não vai ser diferente, tudo vai se resolver vai acontecer o retorno em breve da Nubank e esse pesadelo todo vai sumir. :pray:t3::pray:t3:

Ps: Estava sem usar o cartão por 2 meses nada me tira da cabeça que foi aquele entregador.

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@lucaskdy Muito Obrigado pela sua atenção, compreensão e Apoio.

Sobre cancelar uma compra feita com chip… Só rastrear o perfil do cliente, no meu caso passou R$ 1800,00 no crédito a VISTA, nem parcelada foi, totamente fora do meu padrão uso. Se um dia eu for fazer uma compra no valor alto, eu comunico os bancos. Como ja aconteceu com outros bancos. Além disso cancelar uma compra com chip serce como segurança pra quem teve sequestro relâmpago. Teve uma cliente da Nubank que foi obrigada pelos bandidos a passar o cartão com a senha em uma “maquinha” , tava sendo ameaçada, nao teve outra alternativa. Cabe o banco oferecer medidas de segurança.

Só para exemplificar: Semana passada fiz transferia no App do meu banco na Alemanha, o Commerzbank. No app mostrou transferência concluída, mas o dinheiro nao chegou ao destinatário, isso porque foi um valor fora do meu uso cotidiano e por segurança o banco só autorizou a transferência de pois de eu entrar em contato explicando a situação e autorizando a transferência. Pode parecer burocrático, mas é eficiente contra Golpes e sequestro relâmpagos.

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@Cassia19 Obrigado pela sua Atenção e relato. Precisamos de pessoas assim, com mais empatia.

Espero que neste momento algum funcionário do Nubank esteja lendo e tome a iniciativa para resolver o meu problema.

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