Cartão Virtual Clonado - Nubank negou o estorno

No dia 24/05 fui vítima de um golpe. Algum hacker clonou o meu cartão de crédito virtual Nubank, abriu uma conta fraudulenta no Boa Compra e efetuou 3 compras de créditos no estabelecimento PubgMobile - Proxima Beta (jogos virtuais). As compras, somadas, alcançam quase R$ 1.000,00.

Cabe registrar que sou cliente Nubank desde 2017, já fiz quase 1.00 compras com o cartão e NUNCA havia questionado nenhuma transação. Jamais havia utilizado o BoaCompra ou acessado o site do PubgMobile - Proxima Beta. Jamais havia comprado nenhum tipo de crédito para jogos virtuais.

Mesmo assim, o Nubank e o BoaCompra se recusam a efetuar o estorno dos valores. O Nubank alega que apenas intermediou o pagamento e que, por isso, devo me reportar ao BoaCompra (parece ignorar que o meu cartão foi CLONADO!).

O BoaCompra, por sua vez, é simplesmente INCOMUNICÁVEL.

O telefone SAC 4003-6734 informa que “o atendimento por telefone não está disponível no momento”.

O Chat disponibilizado no site https://customer.boacompra.com/pt-br não possui atendentes. Aguardei por mais de 5 horas na página, sem qualquer resposta.

O Campo de “Contato”, também disponibilizado no site https://customer.boacompra.com/pt-br , permite o envio de e-mails ao BoaCompra, mas as mensagens nunca são respondidas. Sequer há a confirmação, por e-mail, de que houve o contato com a empresa, com indicação do número de protocolo.

O site não disponibiliza um endereço de e-mail para contato direto ou qualquer outra forma de comunicação.

Ou seja: o BoaCompra é totalmente conivente com as fraudes e o Nubank se esquiva se sua responsabilidade de manter a segurança dos cartões virtuais.

Sempre fui um entusiasta do Nubank. Trouxe meu pai, minha mãe, minha irmã, minha namorada e até o meu barbeiro para o Nubank! Sempre me senti respeitado e bem atendido. Foi uma decepção ver o Nubank agir dessa forma. Sigo tentando resolver o problema, até aqui, sem sucesso,

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Boa tarde @Gustavo_Knaesel_Hoff.
Você já tentou ligar no Nubank?
O chat costuma ser somente pra coisas menos complexas.


Outra coisa, você falou que sofreu esse golpe dia 24/05. Nesses dois meses que se passaram, você não conseguiu ajuda de ninguém?
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Ola seja bem vindo , tente falar com algurm do setor para facilitar

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Seja muito bem-vindo @Gustavo_Knaesel_Hoff!
Se você já fez o contato com o NuBank e não está satisfeito com o posicionamento da instituição, faça a sua reclamação pelo “Reclame Aqui”, que funciona muito bem e naquele ambiente as empresas costumam dar mais atenção ao cliente. Se mesmo assim não resolver satisfatoriamente, inicialmente, procure o Procon que lhe dará a orientação necessária.

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Seja bem-vindo @Gustavo_Knaesel_Hoff

Que infelicidade sua situação. :thinking:

Segue esse link abaixo e entra em contato com a ouvidoria do Nubank, dizem que é melhor que outro canal de atendimento do Nubank.

Espero que resolvam

:metal::metal::metal::metal:

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Oi Alexandre! No dia do golpe, assim que vi as notificações de compra, bloquei o cartão, evitei uma 5ª compra, e contestei as transações fraudulentas. Tudo isso ocorreu em questão de 20 minutos.

O Nubank, em um primeiro momento, estornou provisoriamente os valores, sob a forma de “depósito de confiança”. Mas ontem, 23/07, entraram em contato comigo, dizendo que perdaram a “disputa de bandeira” com o BoaCompra.

Minutos depois, lançaram na minha fatura o valor das compras que eu havia contestado.

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Oi Mário! Jaá falei por email e pelo chat. Mas o Nubank está firme na posição de que não tem nenhuma responsabilidade pelo ocorrido.

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Obrigado Fernando! Registrei as reclamações contra o Nubank e o Boa Compra essa manhã. Também registrei uma reclamação junto ao Procon.

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Certo, Itamar! Vou tentar por esse canal também

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Esqueci de mencionar um detalhe. Olhem o absurdo:

Foram feitas 4 compras no meu cartão. 3 na plataforma Boa Compra, 1 na plataforma Moo.com. Tudo isso num intervalo de 19min.

A compra no Moo.com foi estornada, justamente porque reconhecerem que houve fraude.

As do BoaCompra não foram… Qual a lógica disso!?

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Ja abriu um b.o . Pelo cartão que foi clonado e solicitou outra via do cartão?

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Ah, agora ficou mais clara a situação. O Nubank, fez o máximo possível cabível a ele pra solucionar o problema, que foi abrir uma disputa com a bandeira e te dar o crédito de confiança. A questão da disputa, cabe a Mastercard, e o Nuabnk não interfere. Mas tenta entrar em contato com eles novamente, por telefone, talvez eles consigam fazer algo mais pra te ajudar. :wink:

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Tenta esse link tbm @Gustavo_Knaesel_Hoff

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao

:metal::metal::metal::metal:

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Pois então, Alexandre. É justamente esse o ponto que irei discordar. O meu cartão é clonado e a Nubank simplesmente “não pode interferir”?

Na prática, o que se espera que eu faça? Como, na prática, se espera que eu recupere o meu dinheiro?

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O cartão clonado foi o virtual. Por isso não precisei solicitar nova via física. Bastou bloquear, excluir e depois criar um novo.

Quando ao Boletim de Ocorrência, seria útil apenas para a instauração de Inquérito Policial, com início da persecução criminal dos fatos. Confesso que estou mais preocupado, no momento, em reaver o meu dinheiro (tutela cível) do que encontrar e punir os responsáveis (tutela criminal). Por isso estou centrado todos os esforços, nesse momento, em reaver o dinheiro

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Em consulta ao site Reclame aqui, percebi que se trata de um golpe recorrente:

https://www.reclameaqui.com.br/boacompra/cobranca-indevida-pubgmobile-proxima-beta_xKewo6hQHaV0QOI8/

https://www.reclameaqui.com.br/pagseguro/cobranca-indevida-pubgmobile-proxima-beta_NBpqruMHC5On4Qe8/

É justo, mesmo, que a Nubank simplesmente cruze os braços diante dessa situação?

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Meu cartão foi clonado mes passado

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Sempre achei o cartão virtual inseguro !! Seria mais seguro se qd houvesse alguma compra com ele, o app solicitasse a nossa senha p confirmar !! Evitaria muitos problemas como esse

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No Reclame Aqui há várias reclamações recentes sobre clonagem de cartão. Isso reforça que, ao invés de penalizar o cliente, o Nubank tomar medidas para o reforço da segurança de seus cartões.

Estou tentando resolver toda essa questão sem judicializar. Mas o Nubank está dificultando bastante a minha vida. Já dediquei mais de 12 horas pra resolver essa questão.

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Sim! Ou aquele esquema de enviar algum código de verificação para o meu celular.

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