Carteira de Identidade Nacional (CIN)

O fim do RG chegou desde o dia 11/01/2024, seguindo o prazo estabelecido pelo Governo Federal para que todos os 27 estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Este documento inovador no Brasil é padronizado nacionalmente e emitido com um número único vinculado ao CPF. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, a CIN fortalece a segurança pública e reduz fraudes. Além de ser um documento de identificação, ela integra dados ao longo da vida do cidadão, eliminando fragmentação em sistemas.

Incorporando tecnologias como QR Code e Machine Readable Zone, a CIN atende padrões internacionais e pode ser utilizada digitalmente no aplicativo GOV.BR, representando uma evolução na identificação e integração de dados no país.

Como obter a Carteira de Identidade Nacional?

Você pode agendar a solicitação da nova carteira pelo site ou aplicativo. Vale ressaltar que a primeira via é gratuita. Cada estado terá uma plataforma diferente para agendamento. Aqui estão os links específicos:

Quais documentos são necessários?

Você precisa apresentar a Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Obs: na nova Carteira de Identidade Nacional, é possível incluir informações como tipo sanguíneo, Cartão do SUS, Título de Eleitor e Certificado Militar. Esses dados estarão disponíveis apenas na versão digital da carteira no aplicativo gov.br.

A nova Carteira de Identidade tem prazo de validade?

Sim, o prazo varia conforme a idade da pessoa:

  • De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

A substituição pelo novo RG é obrigatória?

Sim, todos devem solicitar a nova carteira, mas não há urgência. O prazo para realizar a troca se estende até fevereiro de 2032.

Curiosidade: você já solicitou a nova Carteira de Identidade Nacional? Gostou da atualização?

Fonte: Carteira de Identidade Nacional — Governo Digital

41 curtidas

Conteúdo importantíssimo! Ainda não fiz a solicitação por estar no aguardo da liberação na cidade, mas com certeza vou solicitar logo que for liberado. Gosto dessa proposta de unificar cada vez mais a documentação, além da questão de segurança, é prático na hora da emissão, porque não precisará tirar vários documentos. Espero que no futuro centralize tudo pelo CPF, sei que vai demorar por diversas questões, mas fico na expectativa. :handshake:

18 curtidas

Obrigado @guilhermereistg por trazer essa informação valiosíssima pra comunidade!

Gostei muito das novidades. Mas aqui no interior do Ceará só pode renovar presencialmente. Vou aguardar um pouco pra ver se vai surgir alguma opção on-line como aí em MG.

15 curtidas

Gratidão pelas informações! :clap: :smiling_face:

Ainda bem, pois precisei fazer uma nova via agora no dia 05/01 e por aqui a nova nem sonha estar disponível. :roll_eyes:

15 curtidas

Olá. Excelente informação. Vou usar a digital. Não gosto de nada físico mais. Só digital. Kkkk

13 curtidas

Eita! Valeu pela informação.
Vou da uma olhada sobre a emissão na minha região.

17 curtidas

Está uma complicação liberar na Bahia, viu! Venho acompanhando pra emitir faz um tempo e salvo engano prorrogou a liberação para agora em janeiro e mesmo após o fim desse prazo para os estados que não aderiram, ainda não está liberado. Quando fui emitir meus documentos pela primeira vez tive que reservar ±2 dias só pra isso por conta das filas pra emitir, com essa redução cada vez mais de documentos a tendência é melhorar.

16 curtidas

Pois é, nem comentam nada sobre a nova nos postos SAC, e para minha surpresa a última que fiz faziam a foto na hora, dessa vez pediram foto 3x4, serviço demorado mesmo com agendamento e custa os olhos da cara.:person_facepalming:

13 curtidas

Ótima notícia, @guilhermereistg! Vai facilitar muito a organização de vários números de identificação em um só lugar. O melhor de tudo: a primeira via É GRÁTIS! Vou fazer assim que liberarem em SP. :tada:

17 curtidas

Ok, ta certo que tenho na habilitação tudo o que preciso pra me identificar, porém tirei esse documento porque, vai que solicitam ao invés da habilitação.

6 curtidas

Na verdade, é uma decisão que melhora um pouco, já que dispensa o desnecessário RG. Mas, a meu ver, o CPF deveria ser o único documento que uma pessoa deveria emitir. Os números de título de eleitor, carteira profissional, certidão de nascimento, etc. são importantes para pessoas que trabalham nos serviços públicos onde eles são exigidos para os trâmites burocráticos.

Para o cidadão eles não têm utilidade nenhuma.

Creio que somente apresentando o CPF o atendente que qualquer serviço público poderia acessar todos os outros documentos. Para que eu devo dispor de uma série de números de documentos para fazer um simples cadastro, já que informando apenas o CPF, todos os outros números poderiam ser acessados via sistema?

Qual a necessidade do cidadão andar com uma pilha de documentos? Especialmente agora com tanta tecnologia. Mais um exemplo claro de incompetência por parte da administração pública.

9 curtidas

Concordo, já faz bons anos que só ando com meu CPF, não só em mãos como no celular como reserva caso necessário.

11 curtidas

Tenho que fazer uma nova identidade pois só uso a CNH como documento, estou aguardando esse novo modelo pra nao fazer duas vezes, por coincidencia ontem atarde fui no poupa tempo da minha cidade Cotia SP, mas nao tem previsão ainda, vou ter que continuar usando a CNH

8 curtidas

O bom é que o tamanho vai ser menor e vai encaixar nas carteiras importadas.

14 curtidas

É só o agendamento que é online, para emitir a nova via tem que ir presencialmente.

Estava me atualizando sobre a Bahia; de acordo com as notícias, a emissão do CIN só começará a partir de 31 de maio deste ano. Atualmente, o processo está em período de migração do banco de dados, que contém 11 milhões de registros biométricos.

O SAC alterou o site e, agora, a foto 3x4 me chamou a atenção, pois pelo que observei, não é mais necessária. A única exceção são as crianças, que podem ficar inquietas na hora da foto; nesse caso, elas podem levar.

11 curtidas

Achei um retrocesso ter que tirar foto 3x4 :triumph:

8 curtidas

Vi um RG novo essa semana, achei bem inovador.

9 curtidas

Eu preferiria o antigo projeto (que foi engavetado pelo políticos safados).

Era para ser um cartão, como o cartão de crédito/débito, com os dados impressos sobre o cidadão e um chip para armazenamento de dados gerais.

O chip teria os dados com criptografia e segurança similar ao utilizado no sistema bancário.

6 curtidas

Super utilidade pública :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: valeu @guilhermereistg

8 curtidas

Vamos aguardar chegar aqui em Cotia Sp

4 curtidas