O fim do RG chegou desde o dia 11/01/2024, seguindo o prazo estabelecido pelo Governo Federal para que todos os 27 estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Este documento inovador no Brasil é padronizado nacionalmente e emitido com um número único vinculado ao CPF. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, a CIN fortalece a segurança pública e reduz fraudes. Além de ser um documento de identificação, ela integra dados ao longo da vida do cidadão, eliminando fragmentação em sistemas.
Incorporando tecnologias como QR Code e Machine Readable Zone, a CIN atende padrões internacionais e pode ser utilizada digitalmente no aplicativo GOV.BR, representando uma evolução na identificação e integração de dados no país.
Como obter a Carteira de Identidade Nacional?
Você pode agendar a solicitação da nova carteira pelo site ou aplicativo. Vale ressaltar que a primeira via é gratuita. Cada estado terá uma plataforma diferente para agendamento. Aqui estão os links específicos:
- Rio de Janeiro: Detran RJ
- São Paulo: Poupa Tempo
- Minas Gerais: Cidadão MG
- Espírito Santos: Agenda ES
- Paraná: Agendamento On-line | Polícia Civil do Paraná
- Rio Grande do Sul: rs.goc.br
- Santa Catarina: agendamento.igp.sc.gov.br/protocoloagendamento.aspx;
- Bahia: Agendamento SAC Digital
- Maranhão: PROCON - AGENDAMENTO
- Ceará: http://vaptvupt.sps.ce.gov.br/agendamento;
- Rio Grande do Norte: Agendamento
- Paraíba: Instituto de Polícia Científica - IPC
- Pernambuco: Sistema de Cadastro Civil
- Alagoas: Agendamento Já!
- Sergipe: Portal SSP/SE
- Piauí: Secretaria de Segurança Pública do Estado do PIAUÍ
- Distrito Federal: Agendamento de Serviços - Sistema de Agendamento Eletrônico
- Goiás: vaptvupt
- Mato Grosso: SESP - Portal da Segurança
- Mato Grosso do Sul: [servicos.sejusp.ms.gov.br;
- Acre: Agendamento
- Amapá: Portal de Serviço do GEA
- Amazônia: SASI
- Pará: Agendamento Policia Civil
- Tocantins: Portal de Serviço - Governo do Tocantins
- Rondônia: Agendamento apenas pelo telefone (69) 3212-9040
- Roraima: O agendamento é feito presencialmente. Em Boa Vista, são dois postos, localizados nos bairros Liberdade e Senador Hélio Campos. No interior, são oito postos localizados nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.
Quais documentos são necessários?
Você precisa apresentar a Certidão de Nascimento ou de Casamento.
Obs: na nova Carteira de Identidade Nacional, é possível incluir informações como tipo sanguíneo, Cartão do SUS, Título de Eleitor e Certificado Militar. Esses dados estarão disponíveis apenas na versão digital da carteira no aplicativo gov.br.
A nova Carteira de Identidade tem prazo de validade?
Sim, o prazo varia conforme a idade da pessoa:
- De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
- De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
- Acima de 60 anos: validade indeterminada.
A substituição pelo novo RG é obrigatória?
Sim, todos devem solicitar a nova carteira, mas não há urgência. O prazo para realizar a troca se estende até fevereiro de 2032.
Curiosidade: você já solicitou a nova Carteira de Identidade Nacional? Gostou da atualização?