Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Agora que já me desgastei p fazer outra no modelo arcaico, nem ligo mais, outra agora só se for extremamente necessário.

7 curtidas

Estou tentando abrir um espaço no meu tempo para ir lá no Poupa Tempo e retirar a minha nova

4 curtidas

5 meses depois desde o último tópico e nada, @Limah! Sempre os últimos, mas parece que agora vai em junho. O meu interesse é pra andar com apenas 1 documento, assim compro uma carteira ainda menor para o cartão de crédito. :joy::clown_face:

9 curtidas

Ahh… Depois que renovei minha identidade :id: de quando era feio e rico (eu achava) com meus 12 anos, agora bonito e pobre. Tenho certeza que só daqui 10 anos para voltar.

Quando fui fazer a renovação ano passado, tava fora do ar pra nova identidade :identification_card: que é tudo em um… Peguei uma mais nova que a minha, mas não atual com qr code. :pensive:

Resumindo, não me chama pra fila, pq só vou quando atingir meus 40 anos e a aparência ficar irreconhecível :grin:

7 curtidas

Finalmente :raised_hands:

Depois de todo transtorno em janeiro para fazer uma nova, parei de acompanhar e vou ficar com a carteira atual até não poder mais. :grin:

7 curtidas

Aqui em Cotia a ultima vez que fui no polpa tempo ainda nao estavam fazendo

5 curtidas

Não necessariamente.
O Serviço Público é composto, em sua grande maioria, de pessoas honestas e comprometidas, o problema está na má gestão dos recursos públicos.

6 curtidas

Quando está disponível em um estado, somente na capital acontece a emissão, há algumas semanas tentei tirar a minha e aqui é impossível. Falei para moça do chat que só vou tirar quando a nova estiver disponível, pelo visto vai levar anos.

Esse país é uma piada. Quando fazem qualquer coisa em benefício da população, os processos se desenrolam a passos de lesma, ou rastejados, como queiram entender.

1 curtida

Pois, no final a foto no documento é uma cópia colorida da foto 3x4 que levei. :clown_face:

6 curtidas

Como ja dosse aqui na cidade de Cotia SP
masma coisa sem previsão.

4 curtidas

Não sei porque a pressa em solicitar a CIN. Ela só passa a ser obrigatória em 2032. Quem tirar agora, em 2032 estará perto de renovar e somente a 1ª via é gratuita, a 2ª precisa pagar…

1 curtida

É pura ansiedade mesmo, @Erso, :joy::joy::joy:
Eu mesmo incluo nessa pressa, também. :sweat_smile:
Mas, vou deixa um pouco mais pra frente. (Vou conseguir :muscle:)

7 curtidas

Muitas pessoas gostam de serem as primeiras à testar as novidades.

12 curtidas

O que tem para testar? É só mais um “RG”, que só usa o número do CPF…

Tudo depende. Por exemplo, eu renovei a minha identidade porque o documento estava para vencer e era necessário atualizar a foto. Paguei R$ 100,00 porque havia agendado em dezembro de 2023, mas não pude comparecer. Quando remarquei para janeiro, a nova identidade (CNI) já estava em vigor. Tentei obter o reembolso, mas não tive sucesso.

A CNI simplifica a identificação e oferece várias vantagens, como a inclusão de registros importantes (CNH, NIS, Cartão Nacional de Saúde, Título Militar, Carteira de Trabalho, título de eleitor e tipo sanguíneo) e a gratuidade para a emissão da primeira via e renovação. Isso também ajuda a manter os dados atualizados na Receita Federal.

7 curtidas

Será que pessoas que tem histórico escolar e diploma antigo, precisarão tirar uma nova via?

Meu histórico escolar do ensino médio não aparece o CPF, apenas o RG.

Os diplomas de curso que tenho também tem apenas o número do RG. Não tem o número do CPF.

2 curtidas

Não sei como essa situação vai ficar. Talvez, mais adiante, seja publicada alguma nota ou as instituições atualizem as informações. Até então, o RG é válido até 2032.

Talvez também estabeleçam uma data, como diplomas emitidos até 2023 não precisarem ser atualizados, mas só saberemos mais para frente. Pesquisei sobre isso e não encontrei nada. Se alguém tiver informações adicionais, será útil.

8 curtidas

País muito atrasado passaram-se décadas até perceberem que cidadão brasileiro não precisa de documento estadual. Documento de identificação deve ser único e funcionar em todo o país, a criança já deviam nascer com o seu CPF na certidão, cidadão é cidadão desde o berço.

2 curtidas

Agora sim, @Limah! Atrasados mas antes tarde do que nunca, vou tentar emitir o meu em breve, provavelmente não terá longa fila por não ser algo tão divulgado, mas se tiver tudo bem. Pra mim vai ser ótimo ter um documento só e que diminuam cada vez mais, assim a carteira fica cada vez menor. :handshake:

13 curtidas

Já passava da hora :clap: eu vi ontem na tv, mas outra p mim só em 2032 :relieved:

10 curtidas