Cashback como investimento de longo prazo?

Fala, galera!

Estava aqui pensando comigo… Para quem não é muito disciplinado em guardar dinheiro, o cashback poderia ser uma boa forma de guardar dinheiro para o futuro, pensando em longo prazo (talvez para a aposentadoria)?
Pensem comigo: O cashback do Ultravioleta renda 200% do CDI e não tem incidência de nenhum imposto (pois não é um investimento, é um bônus na verdade). Que outro investimento de renda fixa consegue ser tão vantajoso? Agora vamos para as contas:
A média do CDI nos últimos 10 anos foi de 8,34%a.a. Isso dá em média 0,67%a.m. Se considerarmos 200% disso, fica 1,34%a.m. Se uma pessoa gastar pelo menos 5.000,00 no cartão todos os meses, ela teria 50,00 de cashback mensalmente e não pagaria a mensalidade por ter alcançado o objetivo de consumo. Acumulando esse cashback por 35 anos, seria possível acumular uma pequena fortuna! Vejam abaixo:

Prazo: 420 meses
Valor aportado mensalmente: 50,00
Taxa: 1,34% a.m.
Valor final: 1.009.252,81 - LIVRE DE IMPOSTOS

Claro que a taxa CDI vai variar bastante nos próximos 35 anos, mas para ter uma ideia, acredito que estes cálculos fazem sentido.
O que me dizem? Faz sentido para vocês também?

17 curtidas

Bem-vindo, @tbranger!

De fato 200% do CDI é um rendimento bem relevante, no entanto, todo estímulo para que você gaste mais acaba sendo prejudicial para a evolução do seu patrimônio. Além disso, não há garantia de que as condições atuais do cartão serão mantidas no longo prazo.

24 curtidas

Eu acho melhor que juntar milhas, não depende de uma bonificação para ter mais valor, não expira, pelo contrário, quanto mais tempo você manter melhor.

Mas é obtido através de gasto, logo não é investimento.

20 curtidas

Exatamente isso. Se não houvesse a necessidade dos gastos, por mim 150% do CDI estaria ótimo. Talvez até menos.

9 curtidas

Fala @tbranger, boas-vindas à NuCommunity! :tada:

É um pensamento interessante, pois volta e meia eu acabo pensando em quando seria a época ideal para eu finalmente utilizar o meu cashback, que eu estou juntando há mais de um ano.

Quanto mais dinheiro tiver lá, maior será o rendimento. E isso faz com que eu queira juntar cada vez mais e fique reticente em sacar. Acho que no fim eu também acabo tratando esse cashback como um “investimento de longo prazo”, mesmo que ele não seja! :sweat_smile:

18 curtidas

Mesma coisa por aqui. Deixando ele ali intacto, quero dizer “rendendo”! :ok_hand:

11 curtidas

Senhores, boa noite. Uma sugestão seria a leitura do contrato do cartão. Em tese, pelas contas, faria sentido… mas o contrato possui algumas regras que torna essa aplicabilidade frágil. Vou enumerar algumas delas:

Segundo o contrato, o saldo do cashback está vinculado à validade e vigência do cartão, ou seja, se o mesmo for cancelado por qualquer motivo, o valor de “reserva” é cancelado e você perde o direito à ele.

O mesmo é intransferível do ponto de vista venal, uma vez que não constitui patrimônio. Ou seja, caso você venha a falecer, o mesmo também é perdido.

Mas no meu ponto de vista, o fator que torna inviável a aplicabilidade para reserva de emergência da forma como comentada é que o resgate é limitado a R$1.900,00 ao mês, independente do saldo. Ou seja, a reserva não te daria a liquidez desejada.

Existem outros pontos que valem ser lidos. Deixo abaixo o link para quem quiser:

Contrato

13 curtidas

Uai mas o Nubank não vai cancelar o cartão UV, a não ser que o proprietário cancele. E se por acaso decidirmos cancelar o UV, só transferir o cashback antes de cancelar.

" 1. VOCÊ DEVERÁ UTILIZAR O SEU CASHBACK ENQUANTO O SEU CARTÃO NUBANK ULTRAVIOLETA ESTIVER ATIVO. NO CASO DE CANCELAMENTO DO CARTÃO NUBANK ULTRAVIOLETA, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL A CONVERSÃO DO CASHBACK EM CRÉDITO NA CONTA DO NUBANK, DE PARCEIROS OU A TRANSFERÊNCIA PARA OUTROS PROGRAMAS DE RECOMPENSAS, NEM MESMO COM A POSTERIOR REATIVAÇÃO DO CARTÃO NUBANK ULTRAVIOLETA."

Dos pontos que você citou ai, só achei ruim esse abaixo:

3 curtidas

Perfeito! Mas caso você tenha um valor um pouco significativo, você estaria preso nele. Pensa que você só pode transferir até esse teto. Ou seja, se tiver 5 mil e quiser cancelar, seria um processo de 3 meses.

Lembre também que o contrato é bilateral e o banco pode também cancelar o cartão a qualquer momento, mediante aviso prévio de 30 dias.

Esses não são argumentos que devem fazer você encarar como um cartão ruim. Pelo contrário, acredito que seja bom. São argumentos que apenas refutam o uso para reserva de emergência…

5 curtidas

Com certeza não, pois tenho o UV desde Outubro 2021.

1 curtida

Não necessariamente amigo, existem vários motivos que podem motivar o cancelamento de um cartão por parte da empresa, como tentativa de fraude, uso indevido, desinteresse comercial. Não é algo recorrente, mas pode sim acontecer, então é algo a se pensar.

10 curtidas

Ótimas observações @paulocpcorrea :clap:t3::clap:t3:

1 curtida

É um insight importante. Ainda assim, tendo disponibilidade suficiente em cashback daria pra aliviar R$ 1.900,00 dos gastos mensais usados no cálculo da reserva de emergência.

2 curtidas

O raciocínio é interessante, mas jamais será.
Conforme as regras do cartão, Nu criou o recurso de forma estratégica e bem pensada com certeza. E também como você disse a variação da Selic vai impactar essa rentabilidade no LP com toda certeza. Como a tendência dessas inovações ao longo do tempo é de ir decaindo uma sugestão que deixo é, utilize ao maximo se for interessante pra você enquanto existe, pq amanha ou depois as regras podem mudar e vão mudar.
O picpay uso desde o comecinho, nossa tinha tanta coisa legal… 5% de cashback no cartão dava pra obter R$50 fácil, fácil, fora todo o cashback de outros recursos que fornecia, vai ver hoje em dia. Não tem mais nada kkkkk quem aproveitou, aproveitou. A fonte secou.

5 curtidas

Tem um pequeno grande problema. Kk
Acabei de entrar em contato com o NuBank e falaram que o limite de saque mensal do cashback é de 1900 por mês! Ou seja uma falta de respeito com a gente que pretendemos juntar o cashbank por anos pra no final conseguir usa somente 1900 por mês… e o restante do cashback ficaria pro nubank já que não da pra sacar? Responde ai pra gente NuBank. @Nu_bank

Olá, @Matheus_RF, seja bem-vindo à nossa Comunidade!

Não respondo pelo Nubank, mas quero lembrar que essa limitação de saque do cashback é informada no contrato do UV desde o início, no item 4.2.5.

Cabe ao usuário monitorar o crescimento do seu cashback e, se em determinado momento perceber que dali por diante começará a ter dificuldades para usufruir do cashback em sua totalidade (lembrando que é uma situação que muda conforme as alterações do CDI), começar a efetuar os saques mensalmente e passar a dar outra destinação ao dinheiro resgatado.

7 curtidas

Se você conseguir a façanha de ter 1 milhão em CASHBACK, você levaria 526 MESES pra retirar todo esse dinheiro (1900 por mês), ou seja… 43 ANOS… kkkkkkkkkkkkkk

6 curtidas

Isso se ele parasse de render, né? :wink:

5 curtidas

Esqueci totalmente desse detalhe. :rofl:

2 curtidas

É só não esperar acumular 1 milhão. Com 100mil começa a fazer os resgates de 1900 por mês.

Ahhh como eu gostaria de ter essa preocupação em ter 1 milhão em cashback.

E uma dúvida, os 1900 limitados no mês é referente ao resgate correto?
E para usar o cashback em troca por produtos, também tem limite?

5 curtidas