Cashback Ultravioleta

Acabei de tirar meu informe para iniciar minha declaração, no entanto, notei que o saldo em cashback, o qual rende 200% do CDI, não aparece no formulário.

Como estão fazendo ou predentem fazer?

Na própria XP, o dinheiro é realocado para um fundo. Já aqui na nubank, o saldo fica como cashback e não é necessário declarar.

Entrei em contato com o suporte e obtive a resposta abaixo:

O cashback do Ultravioleta é uma funcionalidade ofertada pela Nubank, nesse caso, não apresenta uma relação direta com os rendimentos da sua conta e investimentos realizados por você. Portanto, não é necessário declarar.
O que envolve o seu cartão de crédito e os beneficios dele, não são considerados rendimentos. Porém outros investimentos, como as caixinhas e outras modalidades precisarão ser informadas.

Então, não é necessário declarar, mas caso desejemos fazê-lo, qual seria o procedimento? Buscar o saldo que permaneceu lá em 31/12/2023?

Segundo a materia

IR 2023: como declarar rendimentos de contas digitais e cashbacks?

“O cashback não é entendido como rendimento, é entendido como uma devolução de compra, um troco, um brinde ou coisa assim.”

Mas no UV, mesmo que você pare de utilizar o cartão, seus cashbacks continuarão crescendo. Então, mesmo assim, podemos ficar livres de preocupações?

10 curtidas

@WellytonBarbosa,

A dúvida é boa. Eu também tenho dúvidas sobre como é tratado o rendimento do cashback do ponto de vista tributário, mas como eu nunca saquei o cashback, eu não sei se há algum desconto na fonte sobre o rendimento, por exemplo.

Mas com uma coisa você pode ficar tranquilo: enquanto você não utilizar o cashback (resgate ou transferência para empresas parceiras, como a conversão em milhas), ele não é seu. Tanto é que se você cancelar o cartão sem resgatar o cashback, bem como em caso de falecimento, o cashback não utilizado é perdido (vide cláusulas 6.4 e 6.5 do contrato do cartão UV).

Desta forma, o cashback não utilizado não deveria, mesmo, estar na declaração de ajuste anual de imposto de renda.

20 curtidas

Na dúvida, eu declaro.
Dependendo do tamanho que você tem no cashback, não aumenta significativamente o seu patrimônio, mas ser proativo e declarar de onde seu dinheiro está crescendo é uma boa prática.

5 curtidas

não tinha pensado nisso. :sweat_smile:

Mas provavelmente o cashback deve ficar alocado em algum fundo em nome do Nubank e não no nosso.

5 curtidas

Eu também nunca saquei, bem como recebi meu UV no inicio de 2023. Então acaba sendo tudo bem novo para mim.

Partiu minhas esperanças de acumular CASHBACK para o futuro, já que 200% do CDI no longo prazo é capaz de gerar grandes multiplos =\

5 curtidas

Então se o cashback recebido aparece pra você, mas não está vinculado a sua conta, significa que:

  • O cashback desse títular está aplicado em algum ativo do Nubank que pague 200% cdi ou mais.

Já segundo a IA é como o Fernando disse não é obrigatório declarar, pois não se trata de um “ganho financeiro”, mas sim um “benefício”.


Resumindo: De todo jeito, se a empresa não apresenta no informe. Então tu pode ficar tranquilo…

O que não tira a discussão. Será que seria igual “cripto em dex”, nunca vão saber se resgatar? :thinking:

Outro palpite que o UV só está sendo disponibilizado pois o investimento atrelado é distribuído dentro do rendimento obtido daquela aplicação do próprio Nubank. :thinking:

Em outras palavras se o Nubank tem custódia de 1 bi aplicado para o UV, o rendimento desse valor é o que distribui para os clientes UV.

Logo, se manter dessa forma sem os clientes retirar o cashback o Nubank não vai conseguir pagar. Por isso que ele é exclusivo para quem gasta mais. Onde, os 5 mil no mínimo em 3 meses já rodou o país todo gerando mais receita pro banco.

No mais, o seu dinheiro não fica parado. :exploding_head::exploding_head:

1 curtida

Eu não sei se existe esse ativo rendendo 200% do CDI que dê lastro ao cashback. Acho que o Nubank simplesmente administra um dinheiro (deixa reservado) com liquidez para cobrir eventuais saques de cashback. Lembrando que existe um limite de saque, de modo que o Nubank sabe exatamente o tamanho do risco que corre e pode dimensionar adequadamente esse lastro destinado a cobrir os saques. Mas, enfim, isso é só a minha imaginação sobre como funciona o cashback do UV.

Tem que aplaudir a evolução que as IAs têm demonstrado recentemente, mas tem que tomar muito cuidado com IA nesses temas tributários. É verdade que já existe o entendimento de que o cashback recebido em uma compra é uma retribuição pelo gasto já feito, de forma que não é encarado como renda/rendimento e, sim, um benefício que, de certo modo, corresponde a um abatimento do gasto realizado. Agora, eu não acredito que a mesma hipótese possa ser usada sobre o crescimento do cashback. Se alguém tiver conhecimento de um entendimento jurídico sobre o tema e puder compartilhar, seria ótimo!

7 curtidas

Sim existe, não no Nubank. Tem aplicações acima de 200% do CDI para instituições ou investidor qualificado (acima de 1 milhão).

Hum… Um dia chego lá. Um dia terei o UV, e haverá sinais. :pleading_face:

Sim feh. Eu uso o gemini do Google que pega a informação dos próprios sites. O ruim é bing AI e o chatgpt que a base é desatualizada.

1 curtida

Não tem que se preocupar, pois o cashback está num CDB que já tem o IR descontado automaticamente.

Todos os encargos junto a Receita Federal são pagos automaticamente pela instituição financeira, que retira do seu CDB as referidas taxas e encargos para o nosso “maravilhoso, amável e bem feitor” governo (sic).

3 curtidas

Como declarar CDB no Imposto de Renda?

O Imposto de Renda dos títulos de CDBs é retido na fonte, mas esse investimento precisa ser informado na declaração anual de IR.

1 curtida

Pior que às vezes todas erram :smiling_face_with_tear:

3 curtidas

Logo que eu notei que o Cashback não contava para os meus dinheiros investidos no NuBank, comecei a pensar… O valor tem um limite de saque por mês…

Aparentemente o dinheiro do Cashback não é “nosso”. É como aquela coisa de comprar crypto moedas em corretora: “se a chave não é sua, as moedas não são suas”. Com o Cashback é tipo isso pelo que notei.

Enquanto ele não é resgatado, não temos esse dinheiro. No momento que ele é resgatado, entra na conta, fica como saldo na conta, lança como saldo no final do ano se ficou ali. Seria como um depósito qualquer.

Se alguém fizer um depósito aleatório de R$ 10,00 na sua conta, vai declarar como? Só aparece depois no montante do saldo da conta mesmo. É o mesmo princípio.

O valor existente de fato que pode ser direcionado ao Cashback, deve constar como patrimônio do banco, daí eles fazem os balanços e declaram por eles como pessoa jurídica. O dinheiro é deles enquanto a gente não sacar o Cashback.

Ao menos foi como eu entendi.

4 curtidas

@laetemn, você tem a confirmação dessa informação? Ou é mera suposição? Pode informar a fonte?

5 curtidas

Mas se fosse assim era para vir no informe rendimento, até as caixinhas vem no informe rendimento.
O único motivo para não ta listando é o cashback não ser no nosso CPF.

Quais produtos podem ser RDB?
Dinheiro na NuConta, guardado no Porquinho e a aplicação em Caixinha na modalidade RDB

3 curtidas

Então as fontes do Google vão estar errado, as manchetes e etcs…

2 curtidas

Pior que infelizmente sim, até o Google erra e nesse caso bem recente foi um gravíssimo erro, até o Google reconheceu que foi inadmissível, então não dá pra confiar nas IA ao menos sem verificar os fatos antes :sweat:

5 curtidas

Eu não confio na informação passada por IA por completo, mas vejo coerência na informação, quando o assunto é investimentos.

Por exemplo. Esses dias fiquei curioso em saber python. Me mostrou código e quem disse que eu entendi alguma coisa.

Aquilo que eu não tenho conhecimento minimo, não vale apena compartilhar a informação. No caso, a IA respondeu o que aproximou da minha pergunta e do meu conhecimento.

Não quer dizer que está 100% certo. Assim como qualquer informação não é 100% verdadeira.

Até livros escolares erram…
Estou aqui e já foi um erro de impressão gráfica. :pleading_face:
Se formos pegar quem erra mais, aposto que o ser humano.

Utilizo a IA igual Wikipedia na época de escola… (Não copiava, escrevia com as minhas próprias palavras)

E detalhe o Bing AI e o gemini, utilizam informações aqui da comunidade. Então, qualquer conversa como essa ajuda a IA a elaborar o mais próximo possível de uma afirmação real.

Voltando aqui pra complementar, acho que é, realmente, algo muito parecido com isso que eu imaginei acima :point_up:.

Vejam o que eu achei no documento de demonstrações financeiras do 4T23: :point_down:

Em formato texto:

7 curtidas

Também fiquei com a mesma dúvida.

Legal… Viu como é importante conversarmos…
Tu foi direto na fonte… Ajuda e muito essas conversas…


Pesquisando também… E claro, com auxilio da IA…

Descobri absolutamente nada de útil, apenas especulação sobre a frase modelo financeiro no balanço que me atraiu.

Simplesmente a informação promovida pela IA atirou para todos os lados. E desde aos juros de empréstimos, cartão e o interchange foi mencionado como modelo financeiro do Nubank, até mesmo aplicações financeiras.

Nenhuma conclusiva. Afinal, onde está o Mcqueen?(Cashback do Nu) - frase do filme cars

1 curtida