CC PF x CC PJ

Bom dia Pessoal!

Possuo duas contas no NuBank, uma pessoa fisica e outra pessoa juridica.
Entrei em contato hoje pelo chat, solicitando o cancelamento do meu cartao CC Fisico, mas a atendente me disse que não é possível, me informou que ia cancelar o CC PJ se prosseguisse com a operação. Questionei a mesma e disse que seria pessoas distintas juridicamente, não fazendo o menor sentido, a mesma me disse que era uma questão de conformidade interna, enfim, a resposta não me convenceu.
Vocês ja passaram por isso ou sabem onde encontro essa clausula do contrato da conta. Pois não faz o menor sentido o banco vincular um cartão de uma conta a outro. Nesse caso parece que tão forçando a utilizar o serviço.

Agradeço qualquer contribuição,

Obrigado

4 curtidas

Curioso é que na seção de perguntas frequentes no site do Nu, dá a entender que não é necessário ter conta PF para ter conta PJ. De forma que essa vinculação parece, mesmo, uma insensatez:

8 curtidas

Exato Fernando! Antes de abrir o tópico, fiz algumas pesquisas aqui na community e vi até que é possível, cancelar a conta física e ficar apenas com a jurídica.

4 curtidas

Olá @moraes.efd seja bem-vindo a comunidade NC!

Fiquei curioso com a sua situação e dei uma pesquisada aqui no Chat GPT e tive essa resposta:

No Nubank, a conta PJ é vinculada ao mesmo CPF e login (e-mail/senha) da conta PF.
Ou seja, você acessa as duas pelo mesmo aplicativo e perfil, mas elas são juridicamente contas diferentes.

:magnifying_glass_tilted_left: Como funciona no cancelamento:

Se você cancelar apenas a conta PF, o Nubank normalmente encerra também o acesso à conta PJ, pois o login principal deixa de existir.

O Nubank não oferece, até o momento, a opção de manter somente a conta PJ sem ter uma conta PF ativa.

Isso acontece porque a conta PJ é considerada um “produto adicional” vinculado ao perfil PF.

:pushpin: Em resumo:
Cancelar a PF → Encerra automaticamente a PJ.
Cancelar apenas a PJ → PF continua ativa normalmente.

6 curtidas

Tem que tomar muito cuidado com resultado de pesquisa no Chat GPT (e assemelhados), @Oliwa .

O contrato da conta Nu Empresas parece que não apresenta nenhuma exigência de Conta PF para o “Usuário Mestre”, apenas para eventuais “Colaboradores Autorizados”.

Eu não localizei aqui o tópico, mas tenho uma vaga lembrança de que foi anunciado aqui na NuCommunity quando a conta PJ deixou de exigir a pré-existência de uma conta PF.

8 curtidas

Bom dia Oliwa!
Bom: pode até ser assim, porém isso fere diretamente o código do consumidor, sendo assim, acredito que o NuBank deve esta recebendo vários processos ou perdendo muitos clientes por conta disso. Uma pessoa Jurídica tem seus representantes, e isso vincula o cpf do mesmo como administrador, agora chegar ao ponto de vincular um produto forçando a utilização de outro é ilegal, é a famosa “venda casada”. No entanto, meu ponto não é nem o cancelamento da conta, pretendo continuar com a conta, usei isso como exemplo para a situação, meu ponto é apenas o cancelamento do Cartão de Credito PF, pois não utilizo o mesmo. E digo mais, se for isso mesmo, eles vão me perder como cliente, pois não faz o menor sentido vincular um produto a outro.

Sem mais

Eduardo F D Moraes

4 curtidas

Faz sentido. Grandes bancos apenas vinculam o cpf para acesso ao painel das contas, pois uma pessoa física que acaba administrando a conta PJ

5 curtidas

Com certeza!

Pelo o que foi informado ao @moraes.efd pelo chat do Nubank, parece fazer sentido a resposta do Chat. :eyes:

São contas juridicamente separadas. Eu tenho as duas no Nubank a PF e a PJ, por isso, me chamou atenção o seu tópico e fui pesquisar. Obrigado por compartilhar!

7 curtidas

É um processo meio burocrático, creio que credenciais separadas funcionaria melhor.

1 curtida

Olha aí. Achei! :backhand_index_pointing_down:

6 curtidas

@moraes.efd igualmente, a você, tenho conta PF e conta PJ no Nubank, entrei em contato com o atendimento do Nubank para saber mais informações sobre esse assunto que também me interessa, e quero, compartilhar o que foi falado pelo atendente:

1. Para clientes que abriram a CONTA PF e depois abriram a CONTA JURÍDICA no Nubank:

Se cancelar a CONTA PF, não cancela a CONTA PJ.

1. Para a CONTA PF que abriu uma CONTA PJ no Nubank:

Se cancelar somente o CARTÃO O CARTÃO DE CRÉDITO da CONTA PF, automaticamente, cancela o CARTÃO DE CRÉDITO da CONTA PJ.

Isso acontece, porque, o CARTÃO DE CRÉDITO da CONTA PF está atrelado ao CARTÃO DE CRÉDITO da CONTA PJ, é o mesmo CPF que abriu a CONTA PF e o mesmo CPF que ficou responsável financeiro pela CONTA PJ.

1. É possível abrir somente a CONTA PJ no Nubank:

Sim, desde, que, quem abriu a CONTA PJ não tenha uma CONTA PF no Nubank.

1. Depois de algum tempo da abertura da CONTA PJ, se o mesmo responsável financeiro da CONTA PJ abrir uma CONTA PF no Nubank:

A CONTA PJ fica atrelada a CONTA PF, por causa do mesmo CPF do responsável financeiro da CONTA PJ.

@moraes.efd resumindo meu amigo:

Se quiser ter o CARTÃO DE CRÉDITO da CONTA PJ sem vínculo com o CARTÃO DE CRÉDITO da CONTA PF (usando o mesmo CPF para abertura de ambas), tem que ter somente a CONTA PJ no Nubank e a CONTA PF em outro Banco ou vice e versa.

2 curtidas