Central Fake de Atendimento ao cliente 4020-0185

Sou cliente do Nubank e venho recebendo diversas ligações deste numero 11 4020-0185, com uma gravação avisando que meu cartão foi usado nas casas Bahia e se eu reconhecia a compra e queria liberá-la.
Caso eu não quisesse era para teclar o 2 para falar com um atendente.
Eu nunca teclei, pois eu já estava desconfiava que era golpe.
Mas, hoje resolvi investigar mais a fundo e teclei o numero 2, em questão de segundos um rapaz me atendeu, o português dele era bem ruim, “então pensei, será que o Nubank não entrevista o pessoal que vai trabalhar pra eles?”
Mas enfim, dei andamento na ligação, o mais chato era saber que o cara tinha todos os meus dados, nome completo, endereço e CPF. (será que houve vazamento).
Fui dando corda para o cara que me disse um monte de coisas sobre a minha conta, e então de repente ele me pede o inusitado, senhora você pode abrir o seu aplicativo do banco agora?
Eu disse, “sim, mas pra quê?”
E ele me disse, “vamos verificar juntos se teve alguma transação que você não reconhece e assim eu posso corrigir pra senhora.”
Ai eu disse, "hãm, não vai ser preciso, eu acabei de fazer um PIX, na minha conta tá tudo normal.
Então, o cara vendo que eu não iria acessar a minha conta, desligou na minha cara.
Bloqueei e denunciei o numero, se esse numero for mesmo do Nubank nunca mais eles conseguirão entrar em contato comigo.

19 curtidas

Oi @MonalisaGoh , fez muito bem em denunciar. Está sobrando gente mal intencionada e picareta nesse mundo… :clap:t5:

Você fez a denuncia pelos canais da Nu? :point_down:t5:

Vamos tentando coibir a ação dessa “gentalha” (com todo o respeito às menções do seriado “Chaves”).

Obrigado pelo aviso, sempre bom ficarmos de olho… :+1:t5:

Tudo de bom a todos nós.
:grin::v:t5:

19 curtidas

Provavelmente sim @MonalisaGoh infelizmente ficamos expostos em vazamentos de grandes empresas para as quais confiamos nossos dados. Como disse o colega @eloncastro fez muito bem em denunciar! :clap: :clap: :clap:

Recentemente o Nubank lançou o Alô protegido que é uma ferramenta capaz de identificar e bloquear essas ligações que tentam se passar pela central de atendimento do Nubank.

Saiba como ativar o "Alô protegido":

Para ativar o Alô Protegido no seu app do Nubank, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o app e toque no seu ícone de perfil, no canto superior esquerdo da tela;

  2. Acesse o menu “Segurança” e clique na opção “Alô Protegido”;

  3. Clique no botão de ativação e, depois, clique em “Permitir” para autorizar o gerenciamento de chamadas pelo app do Nu;

  4. Confirme o seu número de telefone para validar a proteção;

Pronto! Agora é só aproveitar os benefícios da função Alô Protegido nas suas ligações.

18 curtidas

Parabéns! As pessas estão ficando mais espertas, que bom… se todos agissem como você esses malandros buscariam trabalho…

8 curtidas

Olá @MonalisaGoh !

Esse número é real do Nubank porém é somente para receber ligações dos clientes. O Nubank jamais liga para os clientes, somente em casos excepcionais e previamente acordado.

O sistema de identificação de chamadas é facilmente burlado e por isso não devemos atender ligações de pessoas se identificando como Nubank ou qualquer outra instituição pois não existe uma forma de ter certeza de quem está do outro lado da linha em ligação recebida.

Existe um artigo do Valor até mesmo retratando o que você passou

18 curtidas

Sobre o vazamento de dados, essas informações podem sair do seu e-mail, nota fiscal, até mesmo se você usa o telefone como chave pix é possível obter seu nome completo, e por aí vai, eu não me preocuparia com isso, a não ser se fosse informações mais sensíveis como senha ou foto de Rg e etc.

19 curtidas
3 curtidas

Acabo de receber uma ligação eletrônica igual a essa, porém,tentando confirmar uma compra de 1.800 no Ponto Frio.
Somente desliguei a ligação,sem clicar em nada.Fiquei preocupada em ter dados vazados.
A Nubank precisa se posicionar diante de tantos casos como esses.

3 curtidas

Oi @JessicaPP , desejo que você esteja bem.

A Nu vem atuando em recursos de proteção contra este caso. MaxC fez uma ótima recomendação quanto ao Alô Protegido, dá uma olhadinha no link que ele disponibilizou no post dele logo acima… :point_up_2:t5:

É um recurso interessantíssimo e seguro, voltado apenas para coibir casos como esses de ligação indevida, tanto ao receber quanto ao fazer por qualquer razão uma ligação para um desses números fraudulentos. :yin_yang:

Tudo de bom a todos nós.
:grin::v:t5:

2 curtidas

O número (11) 4020-0185 é mesmo do Nubank. Meu celular bloqueia ligações de números desconhecidos, e ao retornar, um sistema de atendimento eletrônico do banco me pediu para digitar o CPF. Como achei estranho, pesquisei no Google e vim parar aqui. Só que no canal de denúncias do banco tem esse número, então liguei para confirmar e a Maria do Carmo, pessoa boníssima, me disse que as vezes o banco liga para confirmar alguma compra estranha aos meus hábitos de consumo.

Enfim, esse número não é fake. O problema é que os criminosos camuflam o número do telefone real deles sob o do Nubank e acabam enganando os mais simples.

O segredo é jamais seguir orientações que envolvam dados sensíveis, como número de conta, últimas compras, senha, etc.

2 curtidas

Ative o Alô protegido e fique despreocupada com ligação se passando pelo Nu.

2 curtidas

Infelizmente até o momento só está disponível para sistema operacional android.

2 curtidas

Também fui vitima de tentativa de golpe por este número

1 curtida

Boa tarde pessoal, agora pouco foi a minha vez de receber essa chamada, com número “fake”.

Eu tenho duas linhas nesse celular e somente uma o Nubank tem ciência e ligaram na outra que só uso para dados móveis, ou seja, tão disparando pra qualquer número presumindo na possibilidade da pessoa ser cliente “Nubank” e tentar o golpe.

10 curtidas

Obrigado pelo alerta @ree

7 curtidas

Valeu a dica, pra ficarmos atentos :facepunch:t5: :facepunch:t5:

4 curtidas

Nem atendo mais números desconhecidos… maioria é “errado”.

Vários… até pessoas que já morreram tiveram seus dados vazados em um grande que teve “recente” :sweat_smile:

Eu também, e é engraçado porque a maioria das ligações que recebo de desconhecidos são no número secundários, que pouquíssimas pessoas têm (quase nenhuma,. na teoria)…

6 curtidas

Recebi uma ligação do (11) 40200133 avisando de uma compra nas casas bahia. Como não fiz nenhuma compra desliguei e vim aqui pra tentar saber mais sobre esse golpe.

3 curtidas

Fez muito bem @VSilva !

Se puder também faça uma denúncia no canal de denúncias do Nubank.

E seja bem-vindo à comunidade!

4 curtidas

Esse número também me ligou informando uma compra de 1300 reais nas Casas Bahia. Conferi no app e nada constava. Denunciei o número.

4 curtidas