CET (Custo Efetivo Total) O que é isso?

Você chegou a simular algum empréstimo ou financiamento, ou mesmo já comprou um ingresso online? Deu aquela analisada em todas as taxas que foram inclusas e ainda sim se questiona que tipo de encargos ou despesas você está sendo cobrado?
Realmente pode parecer que é muitaaaaaa informação, né? E por diversas vezes ignoramos isso, mas é importante entender tudo o que está sendo cobrado, pois se estamos investindo em algo, precisamos estar por dentro de tudo.

Mas vem comigo que vamos esclarecer de uma forma simples uma das taxas mais importantes quando falamos de empréstimo: o CET!

Muitas vezes ao simular um empréstimo observamos mais as taxas de juros e o valor das parcelas, mas muitas vezes não nos atentamos a algumas informações que estão disponíveis.

Mas você deve estar se perguntando: Como o CET é calculado?

O CET (Custo Efetivo Total) é uma denominação que considera todos os encargos e despesas contidas nas operações de crédito, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.

Explicando de uma outra forma o CET é a soma em percentual de todos os encargos e despesas contidos nessas operações como juros, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), seguros, etc. Essas informações precisam ser especificadas em seu contrato (de acordo com a Resolução CMN), e ele pode variar de acordo com a instituição.

Ah, você precisa ser informado qual o Custo Efetivo Total antes de finalizar a contração, então é importante que saiba quais os encargos e despesas contidas na operação que está contratando, fechado? Lembrando que a quantidade de parcelas do seu empréstimo também irá influenciar esse cálculo, por isso ele será de acordo com as condições que você possa escolher ao simular o empréstimo no app.

Aqui no Nu o CET é apenas a soma em percentual do juros e IOF, (explicamos tudo sobre o IOF nesse post disponível no Blog) e essa informação é disponibilizada ainda na simulação do empréstimo, tudo de forma clara e sem taxas escondidas, com isso você consegue ter todo o controle dos valores que serão pagos, tudo pelo app e sem surpresas ao final da contratação!

Além disso, nosso empréstimo pessoal oferece a possibilidade da antecipação de parcelas com descontos (que ajudam muito quando sobra aquela graninha no final do mês) e um atendimento 24 horas com especialistas para te ajudar.

Ao contratar um empréstimo você receberá por e-mail o contrato, e nele você consegue visualizar o percentual do CET, e caso seja necessário, você poderá solicitar novamente o contrato pelo app mesmo ou nos canais de atendimento.

Ficou com alguma dúvida? Temos também esse post no blog com mais informações sobre o CET, e se precisar, nos procure nos nossos canais de atendimento! Obrigada pessoal e até a próxima.

31 curtidas

Apenas fazendo um acréscimo, essa descrição dos encargos cobrados é vista em todas as operações do Nubank. Seja no atraso da fatura do cartão, no rendimento da conta pelo CDI, na própria NuInvest…

Transparência nas instituições financeiras é tudo!

9 curtidas

Obrigada por reforçar esse ponto, João!

4 curtidas