Os termos técnicos são uma língua que o humano (programador, curador…) vai se comunicar com a plataforma de serviços cognitivos (eu uso o Watson, da IBM, mas já brinquei um pouco com o Dialogflow, do Google) para que este traga as informações solicitadas e programadas baseadas em dados que o usuário enviou, realizando, assim, um serviço/comunicação entre o robô e o usuário.
O Watson Conversation, especificamente, trata-se de uma API para desenvolvimento de Bots, com uma interface simples para que até mesmo uma pessoa que não seja de TI consiga desenvolver e ensinar conteúdo ao bot.
O Watson vai entender essa conversa por alguns comandos programados pelo Nubank na linguagem que usa, entre outros:
- Intenções (#) - trata-se da ação atrelada às perguntas realizadas pelo usuário, o que o usuário procura ao falar algo.
- Entidades (@) - são conhecidas como os complementos de informação.
Cenário:
O usuário quer pedir uma pizza pelo chat de uma pizzaria que usa um bot.
Diálogo que o usuário vai ver, por exemplo, no WhatsApp:
- Bot: Olá seja bem vindo ao bot da pizzaria da Stéfany! E aí, o que você vai pedir hoje?
- Usuário: Oi
- Bot: Opa e aí? Já decidiu o que vai pedir?
- Usuário: manda um pedido aí de queijo para o natal com massa fina entregando no cep 72132-999
- Bot: O resumo do seu pedido é: Pizza de Mussarela, com Massa fina, entregando no CEP 72132-999 na data 2018-12-25
Diálogo que o bot vai entender, ou seja, a que foi programada:
- Bot: Olá seja bem vindo ao bot da pizzaria da Stéfany! E aí, o que você vai pedir hoje?
- Usuário: Oi
Intenção reconhecida pelo bot:
(o bot reconhece essa intenção, que é programada pela própria equipe do Nubank, e manda a resposta programada abaixo)
- Bot: Opa e aí? Já decidiu o que vai pedir?
- Usuário: manda um pedido aí de queijo para o natal com massa fina entregando no cep 72132-999
Intenção reconhecida pelo bot:
Entidades reconhecida pelo bot:
-
@sabor:Mussarela
-
@sys-date:2018-12-25
-
@tipo_massa:Massa fina
- @informação_entrega:CEP
- sys-date:2132-03-07
(O bot reconhece a intenção e as suas entidades, confirma com o texto abaixo)
- Bot: O resumo do seu pedido é: Pizza de Mussarela, com Massa fina, entregando no CEP 72132-999 na data 2018-12-25
Estando tudo ok, o bot entrega essas informações à pizzaria que faz o pedido e realiza a entrega.
Obs.: Tem outros termos e regrinhas que acompanham e/ou vão além da intenção e da entidade, mas esse é bem o básico.
Para mais informações: IBM Cloud Docs