[Chatbot] Curadoria do Nubuddy com auxílio da comunicade

A intenção deste tópico é, como uma comunidade, auxiliar o @Nubuddy a crescer.
Podemos fazer isso ajudando tanto na curadoria técnica, como as intenções (#), entidades (@), variáris de contexto ($), etc, quanto auxiliando na estruturação do design conversacional e com as boas práticas de UX na construção de chatbots.

Artigo do Nielsen Norman Group para quem se interessa pelo assunto e quer auxiliar: The User Experience of Chatbots

10 curtidas

Oi! Para descobrir o que eu posso fazer diga @Nubuddy mostrar ajuda.

2 curtidas

Os termos técnicos são uma língua que o humano (programador, curador…) vai se comunicar com a plataforma de serviços cognitivos (eu uso o Watson, da IBM, mas já brinquei um pouco com o Dialogflow, do Google) para que este traga as informações solicitadas e programadas baseadas em dados que o usuário enviou, realizando, assim, um serviço/comunicação entre o robô e o usuário.

O Watson Conversation, especificamente, trata-se de uma API para desenvolvimento de Bots, com uma interface simples para que até mesmo uma pessoa que não seja de TI consiga desenvolver e ensinar conteúdo ao bot.

O Watson vai entender essa conversa por alguns comandos programados pelo Nubank na linguagem que usa, entre outros:

  • Intenções (#) - trata-se da ação atrelada às perguntas realizadas pelo usuário, o que o usuário procura ao falar algo.
  • Entidades (@) - são conhecidas como os complementos de informação.

Cenário:
O usuário quer pedir uma pizza pelo chat de uma pizzaria que usa um bot.


Diálogo que o usuário vai ver, por exemplo, no WhatsApp:

- Bot: Olá seja bem vindo ao bot da pizzaria da Stéfany! E aí, o que você vai pedir hoje?

- Usuário: Oi

- Bot: Opa e aí? Já decidiu o que vai pedir?

- Usuário: manda um pedido aí de queijo para o natal com massa fina entregando no cep 72132-999

- Bot: O resumo do seu pedido é: Pizza de Mussarela, com Massa fina, entregando no CEP 72132-999 na data 2018-12-25


Diálogo que o bot vai entender, ou seja, a que foi programada:

- Bot: Olá seja bem vindo ao bot da pizzaria da Stéfany! E aí, o que você vai pedir hoje?

- Usuário: Oi

Intenção reconhecida pelo bot:

  • #saudacao

(o bot reconhece essa intenção, que é programada pela própria equipe do Nubank, e manda a resposta programada abaixo)

- Bot: Opa e aí? Já decidiu o que vai pedir?

- Usuário: manda um pedido aí de queijo para o natal com massa fina entregando no cep 72132-999

Intenção reconhecida pelo bot:

  • #pedir_pizza

Entidades reconhecida pelo bot:

  • @sabor:Mussarela
  • @sys-date:2018-12-25
  • @tipo_massa:Massa fina
  • @informação_entrega:CEP
  • sys-date:2132-03-07

(O bot reconhece a intenção e as suas entidades, confirma com o texto abaixo)

- Bot: O resumo do seu pedido é: Pizza de Mussarela, com Massa fina, entregando no CEP 72132-999 na data 2018-12-25


Estando tudo ok, o bot entrega essas informações à pizzaria que faz o pedido e realiza a entrega.

Obs.: Tem outros termos e regrinhas que acompanham e/ou vão além da intenção e da entidade, mas esse é bem o básico.
Para mais informações: IBM Cloud Docs

5 curtidas

Que legal! Já tinha lido vagamente sobre o Watson da IBM :purple_heart:

2 curtidas

Obrigado! @marimeirelles
O @Nubuddy é uma Chatbot impressionante já mesmo no começo.

3 curtidas

Gente adorei… vou me aprofundar nisso… quero muito entender as possibilidades… Ótimo Tópico.

4 curtidas
2 curtidas

Acabei de ver aqui e a única API que o fórum Discourse disponibiliza que poderia ser utilizada para o bot da NuCommunity é a de “Respostas prontas”. Acredito que a equipe do @Jhonatan.bc é inteligente e aproveitariam esta comunidade para testar seus novos produtos, como eu tinha te respondido no outro tópico:

2 curtidas

Achei a ideia bem relevante, tenho uma pequena e muito básica experiência com programação, não sei conseguiria ajudar a curadoria, mas fiquei curioso e gostaria.

1 curtida

Acredito que todos podemos ajudar, cada um com o pouco que sabe! O que iríamos ganhar com isso? Aprendizado também :slight_smile:

1 curtida

Excelente tópico! Vou analisar

1 curtida