Chave do Pix dúvidas?

Eu estou confuso como vai funcionar, por exemplo recebi um email dizendo que para transferências do PIX eu só vou precisar mandar a minha chave para outra pessoa, mas por exemplo, se eu tiver a mesma chave cadastrada em 2 ou 4 bancos diferentes, como vou saber aonde meu dinheiro vai cair? Ou então não posso cadastrar as mesmas chaves em bancos diferentes?

1 curtida

Não é possível, sua chave como CPF, Telefone ou E-mail são somente cadastrados em um banco, cada uma delas.

Você pode cadastrar o Telefone, no Nubank, e o CPF em outro banco.

Mas o mesmo Telefone em dois ou mais bancos não.

Se você efetuar o cadastro em mais de um Banco, somente um vai ser cadastrado e os outros vão retornar que não foi possível e solicitar que você faça a portabilidade caso queira continuar o registro.

6 curtidas

Cada chave vai ser válida para um único banco, por exemplo se você cadastrar seu CPF como chave no Bradesco e Nubank, você terá que escolher em qual dois bancos ela será válida, não tem como usar a mesma chave para duas instituições financeiras.
No entanto, você terá a opção de cadastrar várias chaves diferentes para depositar em contas diferentes, por exemplo:
‘CPF’ no Bradesco
‘Email’ no Nubank
‘Número de celular’ no Itaú
E assim por diante!

2 curtidas

Se você efetuar o cadastro em mais de um Banco, somente um vai ser cadastrado e os outros vão retornar que não foi possível e solicitar que você faça a portabilidade caso queira continuar o registro.

Entendi, estava pensando que eles iriam pôr uma opção tipo, caso você cadastrasse em dois bancos, quando a pessoa fosse enviar uma transferência para você, ela selecionaria o banco que você quer receber, dai você poderia receber a transferência da mesma chave.

não tem como usar a mesma chave para duas instituições financeiras.
No entanto, você terá a opção de cadastrar várias chaves diferentes para depositar em contas diferentes

Entendi, é realmente uma pena, mas isso me faz desconfiar da segurança desse negócio, até porque o espaço de chaves que você pode cadastrar é muito limitado. Eles poderiam dar ao cliente a opção dele gerar a chave como se fosse uma senha, daí a pessoa poderia cadastrar uma senha diferente pra cada banco, sem a necessidade de descadastrar as chaves de outros bancos.

Mas tem essa opção, é a chave aleatória

5 curtidas

Com certeza eu gostaria mais dessa opção também, mas quem decidiu assim foi o Banco Central, você pode enviar um feedback para eles nesse sentido.

2 curtidas

Não é permitido cadastrar 2 chaves iguais. Cada chave será única.

Se você cadastrar o seu CPF no banco “x”, você não conseguirá cadastrar ele em nenhum outro banco.

Para mudar o CPF de um banco para outro, você precisará fazer portabilidade da chave.

1 curtida

Mas aí não faria sentido existir as chaves. Cada um teria uma chave única e na hora da transferência a pessoa escolheria o banco. Imagina o rolo das pessoas fazendo transferências sempre pro primeiro banco da lista.

Por isso que existem várias chaves, pra você associar cada uma (ou várias) a uma conta.

1 curtida

Que rolo que ia rolar? A pessoa só teria que prestar atenção, e mesmo assim, se a transferência caísse no banco errado, poderia transferir do banco errado para o banco certo, afinal o dinheiro entraria na hora.

hmm nem sabia que tinha, quando fui cadastrar, não vi essa opção de chave aleatória, interessante, vlws.

Rolo do tipo que a pessoa escolhe o banco errado. Volta e meia eu vejo isso acontecer com contas do Nubank.

É cada problema que a gente vê acontecer por falta de atenção que você não imagina. Quanto mais fácil de fazer e mais difícil de errar, melhor.

3 curtidas

Então eu fiz cadastros cada chave em um banco.

Mas é isso aí tem cada situação.

Saquei, mas como falei, se a pessoa escolher o banco errado, ela poderia mandar pro certo, afinal a chave é dela, acredito que a pessoa deva saber em que banco cadastrou a chave.

kkkkkk concordo, mas mesmo assim eu não acredito que a pessoa simplesmente não possa errar de qualquer forma, visto que a pessoa pode botar uma senha que na verdade era a chave de outra pessoa por conta de um erro de digitação.

1 curtida

Uma matéria pra você se informar melhor, é importante você ler:

1 curtida