Por algum motivo obscuro, o Nubank é o único banco grande que não atua no combate direto as fontes de ataques de engenharia social, deixando o cliente à mercê de centrais clandestinas e sites falsos o tempo todo. Não abre canal para denúncias de cibersegurança. Isso é péssimo e transmite uma sensação de abandono. Estou falando do assunto mais sério que existe para um cliente de banco digital. Certamente agora vem um e coloca uma lista de recomendações e não escuta o que estou dizendo. Triste, mas o banco cresceu e ficou bem pior.
Bom dia, na verdade esses canais existem, o Nubank tem um portal onde fala sobre todos os tipos de golpes possíveis usando a marca (conhecido como SOS Nu) e também tem um canal onde os clientes podem denunciar golpes ou uso indevido da marca diretamente pro Nubank, além de realizar diversas campanhas para combate contra golpes.
→ SOS Nu - Plataforma de dicas contra golpes.
Não me leve a mal, mas o banco não pode cumprir um papel que compede a polícia e outros órgãos de investigação e combate a crimillidade. O máximo que o banco pode fazer é repassar informações, e creio que isso ele já faz. Penso que gerir uma carteira com mais 80 milhões de clientes já é algo que requer bastante empenho por parte da direção da empresa. No competitivo mundo financeiro o foco é tudo, se o Nubank não se encontrar na administração dos produtos e serviços, o nível de qualidade certamente cairá, e existem concorrentes ávidos por ocupar esse espaço.
Pois é. Enquanto isso as centrais clandestinas seguem fazendo como vítimas os clientes do Nubank. Seria só abrir um BO eletrônico e já poderia tirar do ar, como fazem os demais bancos. Isso se chama prevenção a fraudes. A própria Febraban recomenda que o banco seja informado https://antifraudes.febraban.org.br/ . A segurança cibernética só pode ser alcançada com a atuação de todos.
isso eu concordo acho que o nubank deve combater esse tipo de fraude com mais vigor nesse ponto o nubank esta deixando muito a desejar
Mas como o banco seria responsável por isso? (Não estou perguntando sobre o Nubank, mas sim pra qualquer instituição)
O Nubank é o que eu mais vejo fazendo campanhas de conscientização sobre golpes e que tem até plataforma para dicas e outras coisas. O que mais deveria ser feito na sua opinião?
Eu acho q isso seria transferência de responsabilidade, quem tem q agir contra isso é a policia
Além das instituições financeiras e dos agentes de segurança ficarem em cima para coibir golpes virtuais, cabe a nós fazermos a nossa parte também e cuidando dos nossos dados pessoais e financeiros.
Não adianta nada ter o melhor sistema de segurança se você se expõe na web.
Acho que não é transferência de responsabilidade. Eu tenho conta em mais 2 bancos. Em ambos posso relatar esse tipo de tentativa e atuam fortemente. A polícia não tem como adivinhar quem está dando golpe se não receber a informação. Por isso que os bancos, inclusive por entendimento do trabalho conjunto na Febraban acha que devem atuar. Isso ajuda a proteger os seus próprios clientes. As empresas de telecom também recebem informações pelo SMS 7726. Hoje mesmo recebi mais um SMS da central falsa 4003-8477, que já está no ar há mais de um mês dando golpe em clientes do Nubank e ninguém se mexe pra tirá-la do ar. Lembrando que em SP tem delegacia de crimes digitais.
E o Boletim de Ocorrência serve exatamente pra isso
Voce sabe que hoje em dia é possível mascarar o numero de telefone? Basicamente eles fazem “aparecer” qualquer numero que queiram no momento da chamada. Não é tão simples derrubar os criminosos como imagina…
Esse caso se aplica quando alguém liga. No caso dessas centrais que enviam SMS, pedem pra que vc retorne, pra dar a impressão de que são oficiais. Mas não é esta questão. O que acho ruim no Nubank é nem querer receber a denúncia de tentativa de golpe. Com muitas denúncias ficaria mais fácil fazer uma investigação do que quando é só um cliente enviam pra Polícia. Meus outros bancos felizmente não agem dessa maneira.
Concordo com você.
tambem concordo mais os bancos deveria investir mais em segurancas vc ver bancos gastando dinheiro com um monte de propagandas pq nao pega esse dinheiro e invista mais em segurancas
Vale lembrar que essa é também uma questão legal e também de segurança pública e por mais que os bancos invistam em segurança digital, não adianta nada se o cliente é imprudente, incauto, não procura se manter atualizado (temos vários relatos de clientes que caíram no golpe do acesso remoto). Penso que a solução para o problema da cibersegurança bancária, só vai ser perfeita, quando tivermos a união desse quinteto:
1: Criação de leis mais duras e específicas para coibir crimes cibernéticos.
2: Segurança pública com as ferramentas e a qualificação específica, para garantir o cumprimento dessas leis.
3: Criação de uma sistema que permita, a troca de informações em tempo real entre os bancos e a equipe de segurança pública que combate os crimes cibernéticos.
4: Os clientes precisam tentar buscar o autoconhecimento para se previnir, não apenas abrir a conta e esperar que os bancos façam mágica na cyber segurança, afinal a digitalização bancária é um caminho sem volta, então, quanto mais “cyber analfabeto” for o indivíduo, mais propenso ele estará ao golpes.