Cibersegurança

Por algum motivo obscuro, o Nubank é o único banco grande que não atua no combate direto as fontes de ataques de engenharia social, deixando o cliente à mercê de centrais clandestinas e sites falsos o tempo todo. Não abre canal para denúncias de cibersegurança. Isso é péssimo e transmite uma sensação de abandono. Estou falando do assunto mais sério que existe para um cliente de banco digital. Certamente agora vem um e coloca uma lista de recomendações e não escuta o que estou dizendo. Triste, mas o banco cresceu e ficou bem pior.

3 curtidas

Bom dia, na verdade esses canais existem, o Nubank tem um portal onde fala sobre todos os tipos de golpes possíveis usando a marca (conhecido como SOS Nu) e também tem um canal onde os clientes podem denunciar golpes ou uso indevido da marca diretamente pro Nubank, além de realizar diversas campanhas para combate contra golpes.

SOS Nu - Plataforma de dicas contra golpes.

Como denunciar golpes ou perfis falsos ao Nubank.

Nubank participa de campanha de prevenção a golpes

23 curtidas

Canal de denúncias do Nubank.

image

18 curtidas

Não me leve a mal, mas o banco não pode cumprir um papel que compede a polícia e outros órgãos de investigação e combate a crimillidade. O máximo que o banco pode fazer é repassar informações, e creio que isso ele já faz. Penso que gerir uma carteira com mais 80 milhões de clientes já é algo que requer bastante empenho por parte da direção da empresa. No competitivo mundo financeiro o foco é tudo, se o Nubank não se encontrar na administração dos produtos e serviços, o nível de qualidade certamente cairá, e existem concorrentes ávidos por ocupar esse espaço.

3 curtidas

Pois é. Enquanto isso as centrais clandestinas seguem fazendo como vítimas os clientes do Nubank. Seria só abrir um BO eletrônico e já poderia tirar do ar, como fazem os demais bancos. Isso se chama prevenção a fraudes. A própria Febraban recomenda que o banco seja informado https://antifraudes.febraban.org.br/ . A segurança cibernética só pode ser alcançada com a atuação de todos.

2 curtidas

isso eu concordo acho que o nubank deve combater esse tipo de fraude com mais vigor nesse ponto o nubank esta deixando muito a desejar

2 curtidas

Mas como o banco seria responsável por isso? (Não estou perguntando sobre o Nubank, mas sim pra qualquer instituição)

O Nubank é o que eu mais vejo fazendo campanhas de conscientização sobre golpes e que tem até plataforma para dicas e outras coisas. O que mais deveria ser feito na sua opinião?

Eu acho q isso seria transferência de responsabilidade, quem tem q agir contra isso é a policia

12 curtidas

Além das instituições financeiras e dos agentes de segurança ficarem em cima para coibir golpes virtuais, cabe a nós fazermos a nossa parte também e cuidando dos nossos dados pessoais e financeiros.

Não adianta nada ter o melhor sistema de segurança se você se expõe na web.

5 curtidas

Acho que não é transferência de responsabilidade. Eu tenho conta em mais 2 bancos. Em ambos posso relatar esse tipo de tentativa e atuam fortemente. A polícia não tem como adivinhar quem está dando golpe se não receber a informação. Por isso que os bancos, inclusive por entendimento do trabalho conjunto na Febraban acha que devem atuar. Isso ajuda a proteger os seus próprios clientes. As empresas de telecom também recebem informações pelo SMS 7726. Hoje mesmo recebi mais um SMS da central falsa 4003-8477, que já está no ar há mais de um mês dando golpe em clientes do Nubank e ninguém se mexe pra tirá-la do ar. Lembrando que em SP tem delegacia de crimes digitais.

3 curtidas

E o Boletim de Ocorrência serve exatamente pra isso

9 curtidas

Voce sabe que hoje em dia é possível mascarar o numero de telefone? Basicamente eles fazem “aparecer” qualquer numero que queiram no momento da chamada. Não é tão simples derrubar os criminosos como imagina…

6 curtidas

Esse caso se aplica quando alguém liga. No caso dessas centrais que enviam SMS, pedem pra que vc retorne, pra dar a impressão de que são oficiais. Mas não é esta questão. O que acho ruim no Nubank é nem querer receber a denúncia de tentativa de golpe. Com muitas denúncias ficaria mais fácil fazer uma investigação do que quando é só um cliente enviam pra Polícia. Meus outros bancos felizmente não agem dessa maneira.

Concordo com você.

2 curtidas

tambem concordo mais os bancos deveria investir mais em segurancas vc ver bancos gastando dinheiro com um monte de propagandas pq nao pega esse dinheiro e invista mais em segurancas

Vale lembrar que essa é também uma questão legal e também de segurança pública e por mais que os bancos invistam em segurança digital, não adianta nada se o cliente é imprudente, incauto, não procura se manter atualizado (temos vários relatos de clientes que caíram no golpe do acesso remoto). Penso que a solução para o problema da cibersegurança bancária, só vai ser perfeita, quando tivermos a união desse quinteto:
1: Criação de leis mais duras e específicas para coibir crimes cibernéticos.
2: Segurança pública com as ferramentas e a qualificação específica, para garantir o cumprimento dessas leis.
3: Criação de uma sistema que permita, a troca de informações em tempo real entre os bancos e a equipe de segurança pública que combate os crimes cibernéticos.
4: Os clientes precisam tentar buscar o autoconhecimento para se previnir, não apenas abrir a conta e esperar que os bancos façam mágica na cyber segurança, afinal a digitalização bancária é um caminho sem volta, então, quanto mais “cyber analfabeto” for o indivíduo, mais propenso ele estará ao golpes.

6 curtidas