Oi, NuCommunity!
Vamos falar de golpes? Golpe do Pix, do WhatsApp, da falsa central de atendimento, esquemas de pirâmide… Todo dia surge um novo. Mas você sabia que todos eles têm algo em comum?
Os golpes da internet, por vezes, compartilham as mesmas lógicas. A principal delas é o uso da engenharia social (que nós já falamos aqui na comunidade), mas existem também outros sinais.
Uma vez que vocês aprendem a identificá-los, fica um pouco mais fácil perceber quando alguém está tentando aplicar um golpe. Vamos descobrir como identificar essas armadilhas digitais?
Golpes da Internet: cinco sinais de alerta que você deve prestar atenção
Aqui estão cinco sinais para ajudar você a identificar abordagens suspeitas e se proteger:
1. Pedido de informações desnecessárias
Durante ligação ou troca de e-mail, desconfie de contatos que peçam informações demais sobre você.
No caso de ligações feitas por funcionários de instituições, se você não tiver certeza de que está falando com alguém que realmente representa a empresa, desligue a chamada e tente ligar para um número oficial.
Com o Nubank, você pode usar a ferramenta Chamada Verificada para ter certeza de que está mesmo falando com um atendente.
2. Ofertas irresistíveis e ganhos fáceis
Promoções e promessas de dinheiro rápido são comuns em fraudes digitais. Sempre reflita: se parece fácil ou “bom demais para ser verdade”, provavelmente é uma tentativa de golpe.
3. Pressão para agir imediatamente
Geralmente, frases como “me responde, é urgente!” ou “última chance!” são usadas para evitar que você pense com calma, seja em um site com ofertas ou quando alguém se passa por um conhecido seu para pedir dinheiro.
Por mais que você confie na pessoa e queira ajudar, investigue se aquele contato é mesmo verdadeiro. E sempre que alguém te pressionar a agir rápido em alguma situação, desconfie.
4. Links e e-mails estranhos
Links suspeitos e e-mails de endereços desconhecidos são outro sinal clássico de fraude. Antes de clicar, observe se o endereço é confiável e se o domínio parece legítimo.
Também pode acontecer de mascararem uma letra ou número em um link, trocando a letra I (maiúscula) por l (minúscula) ou então incluindo um traço ou ponto onde não existe. A diferença costuma ser sutil, então todo detalhe conta.
5. Erros e visual desleixado
Via de regra, mensagens fraudulentas geralmente têm erros de escrita ou um layout desorganizado. Em e-mails e sites de grandes empresas, por exemplo, vale prestar atenção no logo, nas cores da marca, na disposição das informações e no tom de voz dos textos.
Mas e aí, pessoal? Vocês conhecem algum outro sinal? Vamos conversar nos comentários!
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