Cinco sinais de que uma abordagem pode ser um golpe 🚩

Oi, NuCommunity!

Vamos falar de golpes? Golpe do Pix, do WhatsApp, da falsa central de atendimento, esquemas de pirâmide… Todo dia surge um novo. Mas você sabia que todos eles têm algo em comum?

Os golpes da internet, por vezes, compartilham as mesmas lógicas. A principal delas é o uso da engenharia social (que nós já falamos aqui na comunidade), mas existem também outros sinais.

Uma vez que vocês aprendem a identificá-los, fica um pouco mais fácil perceber quando alguém está tentando aplicar um golpe. Vamos descobrir como identificar essas armadilhas digitais?

Golpes da Internet: cinco sinais de alerta que você deve prestar atenção :triangular_flag_on_post:

Aqui estão cinco sinais para ajudar você a identificar abordagens suspeitas e se proteger:

1. Pedido de informações desnecessárias

Durante ligação ou troca de e-mail, desconfie de contatos que peçam informações demais sobre você.

No caso de ligações feitas por funcionários de instituições, se você não tiver certeza de que está falando com alguém que realmente representa a empresa, desligue a chamada e tente ligar para um número oficial.

Com o Nubank, você pode usar a ferramenta Chamada Verificada para ter certeza de que está mesmo falando com um atendente.

2. Ofertas irresistíveis e ganhos fáceis

Promoções e promessas de dinheiro rápido são comuns em fraudes digitais. Sempre reflita: se parece fácil ou “bom demais para ser verdade”, provavelmente é uma tentativa de golpe.

3. Pressão para agir imediatamente

Geralmente, frases como “me responde, é urgente!” ou “última chance!” são usadas para evitar que você pense com calma, seja em um site com ofertas ou quando alguém se passa por um conhecido seu para pedir dinheiro.

Por mais que você confie na pessoa e queira ajudar, investigue se aquele contato é mesmo verdadeiro. E sempre que alguém te pressionar a agir rápido em alguma situação, desconfie.

4. Links e e-mails estranhos

Links suspeitos e e-mails de endereços desconhecidos são outro sinal clássico de fraude. Antes de clicar, observe se o endereço é confiável e se o domínio parece legítimo.

Também pode acontecer de mascararem uma letra ou número em um link, trocando a letra I (maiúscula) por l (minúscula) ou então incluindo um traço ou ponto onde não existe. A diferença costuma ser sutil, então todo detalhe conta.

5. Erros e visual desleixado

Via de regra, mensagens fraudulentas geralmente têm erros de escrita ou um layout desorganizado. Em e-mails e sites de grandes empresas, por exemplo, vale prestar atenção no logo, nas cores da marca, na disposição das informações e no tom de voz dos textos.

Mas e aí, pessoal? Vocês conhecem algum outro sinal? Vamos conversar nos comentários! :purple_heart:

Este conteúdo foi útil?

• :+1:
  • :-1:
0 votante
34 curtidas

Finalização de Compras fora do APP Padrão, solicitando depósitos de ‘‘Frete’’.

18 curtidas

É aqui que eles conseguem capturar a vitima… no calor da emoção acaba sendo mais fácil para o golpista.

17 curtidas

Segurança é sempre necessário, principalmente pelo espaço digital que todos os dias os golpes se reinventam, outra dica que diria é:

• Em alguns golpes, os criminosos podem pedir que você faça algum tipo de autenticação, como informar o código de SMS que acabou de receber, ou clicar em algum link para validar a identidade. Então deve-se suspeitar de qualquer informação enviada via o SMS, como foi o golpe dos Correios que ficou famoso por enviarem SMS de supostos rastreios.
16 curtidas

Nossa ultimamente está complicado, várias plataformas com esse tipo de vendedores golpistas.

Começar a contar um história muito triste, e que está levando ao porque de aquela diferença na venda do ítem é sinal de alerta também.

14 curtidas

Põe verdade nisso, viu! Por isso prefiro só comprar em plataformas grandes estilo Shopee, etc. Porque mesmo que tenha golpistas por ali na espreita, a plataforma só vai liberar o valor quando o produto chegar em casa e eu confirmar que é verídico.

Por isso sempre que me entregam a compra, pego o celular e filmo abrindo, porque cair em golpe não vai rolar não, caso tenha algo de errado com o produto e não bater com o anúncio, tenho evidências pra denunciar e a plataforma devolver o valor. :handshake:

11 curtidas

Ótimas dicas @erika.p. Cada dia é um golpe novo surgindo e todo cuidado é pouco.

9 curtidas

Exemplo de golpe do pix: Me passa R$200 e vai receber R$400,00

Um outro golpe muito comum, chama-se Urubu do Pix

Se receber algo do tipo oferecendo dinheiro em troca. Pode ter certeza que é golpe. Não aceite, não ligue e passe longe… Aqui na NC apesar da ironia algumas vezes, não oferecemos nenhum tipo de serviço e isso é muito sério.

Identificou algo relacionado ao Nubank ou a comunidade NC, denuncie. E lembre-se:

• “Não existe dinheiro fácil” e que são dos mesmos criadores de;
  • “Nada nessa vida é de graça.”

Ps: E no momento, não estou aceitando pix, só bitcoin… kkk (ironia)

9 curtidas

Esse virou tão alvo de piada na internet, mas às vezes esquecemos que mesmo que possa parecer óbvio o golpe, ainda tem riscos das pessoas caírem, então alertar é sempre importante.

8 curtidas

Quando não sabe meu nome, ou se perdem no personagem. kkkkkkk

9 curtidas

Estou lembrado do post do rapaz que perdeu 26k recentemente, triste ver pessoas com esse nível de inocência em dias tão turbulentos como estes.

4 curtidas