Clicks nostálgicos - O que a Comunidade fotografa?

Fala, comunidade! Como vocês estão?

Quando eu cheguei por aqui, fui entrevistada pela @LarissaC (E vamos de bate-papo? Conheça mais nossos Nubankers) para que vocês pudessem me conhecer um pouco melhor. Contei para a Lari que era muito fã de fotografia e fiquei muito feliz em descobrir que vários de vocês também se interessam pelo assunto. Prometi nos comentários que um dia mostraria pra vocês a minha coleção de câmeras e esse dia chegou!

offtopic1

A minha história com a fotografia começou na infância. Meu pai sempre trabalhou muito e passava muito tempo longe de mim, mas quando tínhamos tempo juntos, ele fazia questão de registrar tudo. Desde criança eu era fascinada por aquela máquina fotográfica quadrada e pelo envelope que recebíamos com as fotos reveladas (sim, ainda era época de fotografia analógica!). Conforme fui crescendo, comecei a ter minhas próprias câmeras, entre digitais e analógicas. E como sempre tive esse apego por objetos retrô e por memórias, tenho um carinho especial pelas minhas câmeras analógicas.

A primeira câmera que eu gostaria de apresentar para vocês é minha Smena Symbol. De origem russa, foi um presente de um dos meus melhores amigos. Vocês acreditam que ela veio direto de Moscou?

A minha Polaroid está aposentada no momento porque está muito difícil encontrar filmes para ela num preço acessível. De qualquer forma, tenho muito carinho por essa câmera e não consigo me livrar dela… Quem sabe um dia eu não compro um pacote de filmes pra me divertir por aí?

Por fim, minhas duas mais recentes aquisições: uma Olympus XA2 para o dia-a-dia e a minha queridinha, uma câmera Leica. Uma relíquia!

Apesar de ter um carinho especial pela fotografia analógica, eu sou apaixonada pelo universo fotográfico como um todo. Com os smartphones ficou cada vez mais fácil registrar nossos momentos e também compartilhá-los com nossos amigos e familiares. Talvez quem utilize o Instagram já tenha percebido que o Nubank adora compartilhar umas fotos lindas em sua conta oficial com a hashtag #SóVejoRoxo:

https://www.instagram.com/p/BoZNz7zAP1-/?igshid=cckshl4qhjhz

Como Nubanker e fotógrafa amadora, resolvi ir atrás da história dessa hashtag que reúne tantas fotos lindas. Conversei com o @EstevaoR, nosso gerente de marca e ele me contou o seguinte: “Desde o começo do Nubank, as pessoas associam muito nossa marca com a cor roxa. Antigamente era muito incomum ver marcas com roxo, principalmente do setor financeiro. E o #SóVejoRoxo surgiu quando nossos clientes começaram a marcar a gente no Instagram com fotos roxas falando que lembraram da gente.” Demais, né? Depois não deixe de conferir as fotos lá no perfil oficial do Nu!

E como eu adoro interagir com vocês, fiquei curiosa pra ver o que a nossa comunidade anda fotografando. Tem foto do pôr-do-sol? Do pet? Da família reunida? Manda nos comentários, vou adorar conhecer um pouco do olhar de vocês também.

Um beijo grande e até a próxima!

offtopic3

30 curtidas

@mariana.a
Muito interessante e como se a fotografia mostra se um mundo diferente pois cada um que vê interpreta de maneira diferente mesmo sendo a mesma foto :clap::clap: amei as máquinas fotográficas :purple_heart:

6 curtidas

Muito bom seu trabalho @mariana.a

6 curtidas

Eu todinho! Inclusive fui fotógrafo por um bom tempo, começou em 2010 como hobby, 2014 de forma mais profissional, e levei até uns meses atrás quando vendi minhas câmeras (Uma Canon T7i e uma GoPro).

Engraçado que meu pai sempre me fotografou e etc e eu sempre achei interessante câmeras, fotografia em si.

Nunca tive analógica, porém sou apaixonado por fotografia analógica e em preto e branco, apesar de não fotografar tanto assim, particularmente acho que tem um tom poético, e dependendo do que seja, carrega muito mais significado e profundidade que uma foto colorida, consequentemente se tornando mais bonita!

Não conhecia,vou pesquisar depois.

Infelizmente os filmes estão bem carinhos :pensive:

Já ouvi falar muito bem dessa, inclusive acredito que é a que a minha irmã tem.

Lindíssima!!

Devo voltar pro interior de SP ano que vem, porém pretendo separar uns dias pra visitar a sede do Nu, vamos fotografar por aí?! :star_struck:

https://www.flickr.com/photos/caddahmaster/albums

Tem algumas poucas aqui que fiz durante minha vida, espero que goste! :purple_heart: :black_heart:

9 curtidas

Falei em outra postagem aqui na comunidade que amo a natureza, gosto de fotografar as paisagens. A natureza me encanta. Vai aqui (abaixo) algumas das minhas capturas. A qualidade não é grande coisa, mas…

Essa é a pedra do cachorro, cartão postal aqui da cidade.

Essa foto foi tirada em um dia que marquei um lanchinho aqui em casa com os amigos, nesse dia estava chovendo. Quando a chuva deu uma trégua, fiz a captura.

Essa outra tirei quando o dia estava amanhecendo.

Essa também tirei quando estava chovendo :umbrella:

Gostaria de postar todas, mas são muitas. Kk

12 curtidas

Nossa arrasou menina

3 curtidas

@endydealmeida, corre aqui meu amigo, vem ver isso.

200

6 curtidas

Meu Deus, que tópico incrível! Obrigado por me avisar @RogerioM! :grimacing:

Também sou muito fã de fotografia @mariana.a! Comecei tirando fotos com o celular, fiz alguns cursos e me aventurei comprando uma DSLR. Fui aprendendo, testando e acabei fotografando alguns eventos profissionalmente! :smiley:

Mas aí veio a quarentena e os trabalhos praticamente acabaram. Mas como gosto muito do assunto, sigo fotografando e treinando para ficar cada vez melhor. E claro, pra relaxar também! Adoro fotografar!

Legal demais a sua coleção de câmeras @mariana.a! Confesso que já entrei direto no mundo digital e nunca tive a oportunidade de usar câmeras analógicas, deve ser incrível! Eu já tive uma Canon T6i e hoje uso uma 80D. Espero em breve conseguir migrar para as mirrorless!

E legal saber que temos alguns fotógrafos por aqui! Vocês mandam muito bem @mariana.a, @caddahmaster e @Caroline5! :clap:

Meu foco principal eram eventos sociais, mas como esse nicho deu uma boa caída eu sigo fotografando paisagens, pets, natureza morta e claro, meu filho Teodoro, meu modelo principal!

Abaixo duas fotos da época que eu estava fissurado por longa exposição! A primeira é da minha gloriosa Catanduva/SP, e a segunda da minha cidade atual, São José do Rio Preto/SP.

Já essa foto abaixo, eu adoro ela pela sua simplicidade!

Aqui uma foto de um jantar que fui na casa de um amigo. Ele caprichou tanto que resolvi tirar umas fotos!

Em seguida uma foto da Eva, a labrador da minha mãe. Ela fazia casa pose! :sweat_smile:

Aqui uma foto que fiz pra celebrar o lançamento da função “Resgate Planejado”! A capinha roxa foi pura coincidência! :rofl:

E claro, meu modelo preferido “posando” com um dos mimos que ganhei do Nubank e também em uma foto mais “conceitual”!

13 curtidas

Fotos fantástica

9 curtidas

Obrigada @Edvan_Cds e @endydealmeida. Belas fotos Endy, lindo seu bebê. :smiling_face_with_three_hearts:

11 curtidas

Quando falam em fotos nostálgicas eu penso nessas duas:

Screenshot_2

Não são boas capturas como a dos amigos porém a história é muito boa, vou contar pra vocês: Minha família estava reunida na casa de uma tia minha pra revelação de uma amigo secreto de fim de ano, feito a revelação era hora da foto, porém eu estava distraído dentro da casa da minha tia quando o pessoal começou a me chamar pra bater a foto, eu sem pensar saí correndo e pulei a porta da sala (pois não tinha escada na mesma), porém eu não sabia que meu tio estava embaixo dessa porta pronto pra fazer o primeiro click, o resultado está na primeira foto, onde meus primos estão olhando eu pular a porta e meu pé aparece no canto superior da foto.
Só que tem um detalhe, na época não tinha como saber como a foto havia ficado até que ela fosse revelada, então todo mundo imaginou que eu havia estragado a foto, e a captura havia sido feita só das minhas costas. Então todo mundo reunido novamente pra mais uns clicks e o resultado é essa segunda foto onde eu apareço emburrado por ter sido xingado pelos meus familiares. :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile:

Mas a foto que mais amo é essa:

Feita no hospital no dia 31/10/2011, quando eu segurei minha filha nos braços a primeira vez, eu estava completamente sem reação devido a emoção do momento, segurando aquele pedacinho de gente nos meus braços, literalmente minha vida mudou naquele instante.

10 curtidas

Muito obrigado! :relaxed:

Sentimento indescritível né cara?

Essa não foi nossa primeira foto, mas é uma das que eu mais gosto com ele:

10 curtidas

Esse é o ponto Endy, melhorar a cada dia que passa.

Cheguei a ter uma SOny A7 ii, foi a melhor câmera que tive. Foi uma grande oportunidade de comprar usada de um professor, pretendo adquirir uma A7 iii ou até a iv que vai lançar, porém bem mais pra frente (uns 2 anos) quando eu estiver estabilizado o suficiente pra pagar todo esse valor em uma câmera porque as da SOny são bem caras, tanto câmeras quanto lentes.
Super recomendo mirrorless!

Grato!!

Já vi umas fotos dele circulando por aqui hahaha.

Eu curtia muito fazer light paiting!

8 curtidas

Eu fico com medo de estranhar muito, mas cada vez compreendo mais que mirrorless é o futuro!

Creio que as DLSR não devem morrer, mas com certeza devem diminuir a sua participação no mercado.

Eu estou de olho em uma Canon EOS R ou RP. Vamos ver o que o futuro me reserva! :smile:

:rofl: :rofl:

É divertido demais!

6 curtidas

Tuas fotos são muito boas @endydealmeida, te digo como uma cara leigo no assunto, porém te garanto que é um elogio muito sincero.

Nossa, e como!!! Acho que ainda não há um termo correto pra descrever. Eu senti como se uma chave fosse acionada no meu cérebro, e o mesmo estivesse calculando todas as possibilidades do que poderia acontecer dali em diante, e depois que essa chave é ligada ela não se desliga mais, daqui trinta anos ela ainda vai ser esse bebê da foto aos meus olhos.

8 curtidas

São câmeras incríveis pelo que já vi em vídeos, reviews, etc.
O bom a minha A7ii era que ela é Full Frame, acho que essas da Canon também são, se não me engano!

3 curtidas

Muito obrigado meu amigo, de verdade! :smiley:

Isso é algo que eu nem tento descrever! É incrível demais!

Acho que todos os pais pensam assim! Os filhos nunca vão crescer aos nossos olhos.

Sim, elas são FF também. Esse é mais um motivo pra fazer com que eu queira uma dessas logo! :sweat_smile:

8 curtidas

essa é minha foto favorita, não só pela foto, mas pelo contexto que rolou na hora:

e eu tenho uma polaroid tambémmmmm mas to na mesma que vc, não encontro filme em conta :frowning: oq acho é muito caro pra pouca foto, um desaforo

12 curtidas

Que linda sua foto @marivilha

Momento perfeito. Imagino ela grande emoldurada na parede.

#sugestão de mimo. Kkkkk

:heart_eyes::purple_heart:

8 curtidas

Nostalgia modo ativado! :relaxed:

Esse tópico me fez voltar no tempo, mais exatamente no ano de 2010. Foi quando comprei uma câmera “tipo” Lomo (era o modelo Diana), uma câmera fotográfica analógica (com aparência de brinquedo), pra sair clicando sem preocupações com regras, enquadramento ou qualquer perfeição nas fotos. :camera_flash:

Tinha um prazer envolvido em fazer registros tão naturais, relevar e ver como ficou algumas semanas ou meses depois (ou até anos), como era antigamente. A tecnologia por trás das câmeras Lomo permite que ela tenha uma sensibilidade muito maior à luminosidade do ambiente, fazendo com que essa luz seja constante e intensa. E como as lentes são de plástico, as fotos ganham um aspecto mais antigo e artístico.

Eu lembrava que tinha alguns cliques (escaneados) armazenados num HD, e aproveito para compartilhar aqui. Vocês também sentem falta de momentos mais artesanais, simples e analógicos? Me faz sorrir com os olhos recordações assim! :purple_heart:

12 curtidas