Clientes "cassados" para golpes de estelionatários!

Olá, eu fui vítima de estelionatários, golpistas, com apenas um click! Fui induzida por um suposto funcionário do Nu banc que estava me “alertando” de que haviam feito um empréstimo e precisava resolver pelo app. A ligação veio do 01140200185… Confirmei e era do banco! Ele mandou um link que tinha na descrição banco central do brasil.gov. A transação realizada por ele PROTEÇÃO de CRÉDITO, Pague seguro internet I.P.S.A. em nome de (Wesley Peixoto da Silva) foi feito essa transferência e estornado para meu crédito, assim fui seguindo, o suposto falava muito bem, e assim através desse link ele conseguiu fazer um pagamento com meu cartão de crédito e aumentar meu limite, de $2700, para 4.800,00 assim foi feito uma transação de $3.850, que era para corrigir o empréstimo dentro do sistema do banco,eu desliguei e liguei para esse número do banco e ele atendeu.!!
Assim acreditei que estava certo que queriam me proteger de golpistas. Porque no momento apareceu em meu whatsapp. A mensagem que eu havia feito um empréstimo para o mercado pago.
Todo o enrolar da história, tinha uma ligação com /ao mercado pago. Quando acordei a transação já havia sido efetuada, dentro do meu cartão de crédito, de $3.850, ficou sem limites, pois eu já tinha umas comprinhas de $600, à vencer em fevereiro/2024 e agora meu cartão está com essa dívida de $4.117, com juros do banco de $200 e poucos; eu investigue para onde havia sido feito o depósito a um CNPJ referente uma pessoa que ele me perguntava você conhece essa fraudulenta? Nome:QUEZIA MARIA DA COSTA SANTOS com endereço do CNPJ em São Vicente!. No mesmo dia 11/01/2024 e 12 /01 /2024 entrei em contato com sistema do Nu banc e com 0800 do mercado pago. Tenho tudo registrado em email, os atendentes do mercado pago foram bem rápidos me retornaram com a ligação e me advertiram que esse tipo de transação, o dinheiro sai no ato da conta para a/ dos golpistas. Eles pediram 2 dias para investigar, e me retornaram avisando que o dinheiro não estava mais na conta, pois foi realizada para mercado pago RepresentaçãoLTDA
A Nu banc estão me respondendo até hoje e com todas as suas explicações, de que fizeram tudo para bloquear as contas, mas que não conseguiram devolver os valores!

Eu entrei agora na - NuCommunity e vi que existe o alô protegido para bloquear as ligações dessas quadrilhas.

Eu estou desesperada, como mais uma vítima de sistemas muito bem organizados de golpistas.

3 curtidas

Seja bem vinda à comunidade @Luciana_Psi20 ; Obrigado por compartilhar mais esse modo operacional de golpe; espero que sua situação seja resolvida o mais breve possível; minha solidariedade.

10 curtidas

Olá @Luciana_Psi20, seja bem-vinda à NuCommunity!

Que situação chata. Lamento por isso. Realmente, os golpistas estão conseguindo persuadir cada dia mais com novas estratégias. Infelizmente, nessas situações como já lhe informaram, é muito difícil reaver o dinheiro uma vez que não estava mais na conta dos golpistas.

De todo modo, é sempre importante realizar um boletim de ocorrência, e deixar isso formalizado para o Nubank.

Quanto ao “Alô Protegido”, é mais uma ferramenta que aumenta a segurança contra números fraudulentos. Vale a pena deixar ativado, se já estiver disponível para você.

20 curtidas

Devia ter entrado em contato dentro do chat do aplicativo,e a atendente iria ver pra vc se realmente existia emprestimo em seu nome

Ligacao de banco online para clientes nao e para confiar,as próprias
instituições
Avisam sobre isso.

Voce resolveria por chat tudo,por que a atendente pode deslogar todos aparelhos logados em seu cpf.e ninguém iria fazer empréstimo ou usar seu saldo do cartão

5 curtidas

Olá. Seja bem vinda. Nunca, jamais o nubank ou qualquer outro banco faz esse tipo de contato. Sinto muito que vc tenha caído nesse golpe. :cry:

3 curtidas

Mas um triste caso de golpe. Uma coisa que descobri aqui na comunidade há alguns meses é que estão conseguindo mascarar o número de telefone deles como o do próprio banco. Terrível! Conferir o número nem adianta mais hoje em dia, é ativar o Alô Protegido! e orar. Felizmente sei como funciona as mentiras desses malandros e não caio, mas milhares de pessoas inocentes ainda são vítimas todos os dias por pura falta de informação.

6 curtidas

Faço a minhas as palavras do @Manoel_Enio:

Seja bem vinda à comunidade @Luciana_Psi20
Obrigado por compartilhar mais esse modo operacional de golpe
espero que sua situação seja resolvida o mais breve possível
minha solidariedade.

Espero que resolva e que fique vem.

Segue a dica do @ThiagoMoura e registre um boletim de ocorrência.

3 curtidas

Eu sei que é um pouco extremo, mas estou deixando de atender praticamente todas as ligações de números que não estão na minha agenda. A não ser que esteja esperando uma ligação bem específica (ex. oficina mecânica, consultório médico…), no mais, tenho praticamente banido ligações que não conheço, fora outras iniciativas de bloqueio etc;

Acho que o melhor canal para resolver questões bancárias é nas agências (nos bancos tradicionais) ou através do chat, dentro do app, nos bancos digitais.

13 curtidas

Pior que estou fazendo isso faz um bom tempo, hoje em dia quase tudo por aqui é via WhatsApp, faz alguns anos que não recebo uma ligação. Decorrente disso opto por usar bloqueador de chamada de número fora da minha lista de contato, só desativo quando sei que vou receber ligação de médico por conta de consulta, etc. Mas até isso algumas já tratam via Whatsapp e logo após anotar o número ligo o bloqueador. Hoje em dia prefiro resolver 100% por Whatsapp, acho mais prático e seguro por ser melhor de acompanhar. :handshake:

16 curtidas

Exatamente isso que faço, também!

7 curtidas

Obrigada, Thiago.
Sim já formalize o boletim de ocorrência.
Só não sei como vou pagar por um golpe!

5 curtidas

Seja bem vindo a comunidade. Obrigado por trazer este relato aqui.

Eu também não sei como conseguem mascarar e utilizar o próprio número do Nubank. Já recebi várias ligações do número oficial do Nubank que tenho salvo na agenda. Quando atendo e vejo que já começam a falar: “compra aprovada em tal lugar” já desligo e corro para app. Pois tudo consigo resolver por lá, bloquear, contestar, e entrar em contato.

Muito chato a forma que estes estelionatários estão agindo.

5 curtidas

Muito obrigada a todos, infelizmente eu fui uma das pessoas que no meio de milhares , estou passando por esse transtorno, estou ,nervosa aflita angustiada, mas confiante em Deus.

“Elevo meus olhos para os montes de onde me virá o socorro? Vem do Senhor, que fez os céus e a terra.nada ficará oculto aos seus olhos”.

4 curtidas

Na sua situação, infelizmente é: ir na delegacia, fazer um B.O e explicar todo o ocorrido, informar os números dos golpistas( se possível, ir na sua operadora de celular e pedir as gravações, dessa ligação, para levar na delegacia).
Quando alguém falar: que fizeram um empréstimo, no seu nome. Desligue e ligue para o número da instituição financeira. Para sabe da situação, se realmente é verídica.

O sistema MED:
É um mecanismo exclusivo do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, aumentando as possibilidades da vítima reaver os recursos. Você deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que você fez o Pix, quando você for vítima de fraude, golpe ou crime( porém só vão lhe devolver o dinheiro, se ainda tiver o dinheiro na conta, que recebeu, o seu dinheiro e se não tiver, é pq já transferiram, para outra conta).

1 curtida

Gratidão James10.

Pelas dicas, fiz um B.O. no mesmo dia online, irei pessoalmente na delegacia, pois não sei mais a quem recorrer ! Todos os atendentes da Nu banc, mandam a mesma mensagem que infelizmente não vão devolver o dinheiro , que afinal é dela mesma ( instituição), vou solicitar a gravação na minha linha. não tinha pensado nisso.
Eu só lamento que nós como clientes não tenha um amparo de uma instituição que não quer perder nada.:disappointed:,

2 curtidas

Eles só poderiam , reaver o seu dinheiro. Caso, ainda tivesse, na conta, que recebeu. Como o golpista, é espetinho… Logo, que o dinheiro caiu, deve ter passado, para outra conta :white_check_mark:(nessa situação. O Nubank, não poderia, lhe ajudar. Pq a conta que recebeu, o seu dinheiro, deve está zerada).

4 curtidas