Clonagem/fraude do cartão virtual por cartão físico?

Eu consigo saber onde meu cartão foi clonado?
O cartão virtual corre possibilidade de ter sido clonado por meio do acesso ao cartão físico?

Pergunta estranha, mas depois que fiz uma compra na loja física Americanas (em que o caixa travou, e a moça do caixa passou os produtos todos de novo), no dia seguinte de manhã apareceu uma notificação no meu Nubank dizendo que meu cartão foi verificado por BIOAGE *JEOIHDTV e que estava tudo certo. Logo em seguida, mais umas verificações, e compras na OBoticario, vakinha.com e outros lugares.
Tudo já foi resolvido, mas como sou curiosa e preciso ficar mais esperta eu gostaria de tentar entender o que fiz pra cair no golpe. Se foi possível que tenha sido por uma loja física com o cartão físico para afetar o virtual.

2 curtidas

Bem-vinda por aqui @LariFreitas! Acredito que não tenha sido através do cartão físico, já que o cartões com chip não podem ser realmente clonados. O chip impede que as informações sejam copiadas na hora de passar o cartão na maquininha. Te deixo mais informações oficiais do Nubank no link! :point_down:

17 curtidas

Podem haver vazamento de dados tanto pelo cartão físico (como alguém copiando os números e dados de identificação contidos na tarjeta para uso posterior) ou como pelo cartão virtual (através do vazamento de dados ou por meio do hackeamento de contas).

Algumas condutas podem ser tomadas para tentar diminuir a incidência de golpes, embora nunca estejamos 100% protegidos.

Para cartões físicos, não empreste a terceiros, não entregue para funcionários de loja manusearem, insira você mesmo o cartão na máquina ou aproxime-o para pagamento contactless. Para cartões virtuais, o ideal é não deixá-los salvo em sites onde seu uso não é recorrente, excluir o cartão virtual após uma compra isoladas.

Agora com a possibilidade de múltiplos cartões, você pode criar vários, um para cada categoria como: um para serviços de streaming, um para compras online, um para compras pontuais, da maneira como achar mais conveniente.

Ajustar o limite para o seu uso diário ou semanal é outra forma de impedir que um grande estrago seja feito casa haja uma tentativa de fraude. Alguns usuários mantém o cartão bloqueado e o desbloqueiam apenas no momento do uso, o que me parece pouco prático, mas é uma opção extra de segurança.

13 curtidas