Ontem realizei uma transação, e como sempre apos uma transação eles enviam um email de confirmação, o e-mail veio junto a propaganda de um novo produto parceiro , o pix/meifacil. ate ai tudo certo neh, mas ai 5 minutos depois a meifacil me envia a mesma propaganda da pix. O que me deixou intrigado, eu poderia ter recebido essa propaganda a qualquer momento como informativo periódico/aleatórios da nubank pq eu já sigo as redes sociais da nubank . Mas receber apos realizar alguma operação (transação/pagamento) me deixa preocupado o quanto a nubank tem compartilhado nossos dados com os parceiros. Penso que isso é uma violação de minha privacidade, todo dia umas paranoia de vender dados pessoais na era digital neh, ai surge um novo produto e foi a nubak quem repassou minhas informações, chateado
Recentemente a política de privacidade aqui da Comunidade foi atualizada. Não é especificamente dos produtos do Nubank em si, mas dá para ter uma ideia.
Nunca recebi e-mail de nenhum parceiro do Nubank, e vi no site dessa MEIfácil que eles são parceiros do NEON.
Edit: Achei essa matéria que informa que o MEIfácil foi comprado pelo NEON em 2019.
vou ler com mais calma aqui, MAS uma lida rápida aqui esse é a politica de dados da nucomunit , e eu me refiro a privacidade da conta nubank. penso que sao duas coisas distintas, tudo que compartilho aqui entendo perfeitamente ser aberto a comunidade, meus dados pessoais meu ip meu cook ,concordo perfeitamente o processamento de dados pela nubank e tambem pela RGPD(imagino). mas o que me refiro é o processamento de dados de operaçoes financeira na minha conta nubank, por exemplo eu faço uma transaçao e uma empresa terceira(meifacil/pix) logo me manda um email oferecendo produto .
sim, eu ia cadastrar no mei facil antes quando abrir um mei, o app tem a logo da neon. e isso me intriga, recebi um email da nubabk contando sobre o PIX(meifacil) e logo em seguida o meifacil me mandou email . é isso que estou questionando aqui. uma empresa terceira, que nao lembro de ser parceira da nubank tendo noçao que acabei de fazer uma transação demorada* para me oferecer a solução para isso … alem de o próprio email da nubank vir acompanhado da mesma mensagem sobre a pix .
assim, fiz uma transação 1 minuto e recebo a confirmação da nubank junto a uma mensagem sobre o novo produto (pix) 5 minutos depois a meifacil e manda a mesma mensagem sobre a pix.
Sim, foi o que eu falei
Mas creio que não seja difícil encontrar a política de privacidade dos produtos do Nubank.
Tá aí, não foi difícil achar. Boa leitura.
O e-mail que o Nubank te encaminhou vinha a inscrição PIX apenas PIX/MEIfácil? Pois os clientes do Nubank estão recebendo aos poucos um e-mail para pré cadastramento no PIX, mas que não tem ralação alguma com essa MEIfácil que você citou.
Se tiver como você postar um print com o corpo do e-mail acho que poderemos entender melhor.
recebi dois emails em um intervalo de 5 minutos
o primeiro email foi confirmação de transação que fiz na nubank, acompanhado de um pequeno texto falando sobre o pix . logo em seguida o meifacil me mandou o mesmo texto sobre o pix . é isso que me preocupa, se fosse so o email da nubank eu teria entendido, mas ai recebi o mesmo email de um terceiro quase ao mesmo tempo .
Entendo sua preocupação, mas acho de verdade que não há relação alguma entre os e-mails, afinal a empresa que te mandou o e-mail sequer é parceira do Nubank e inclusive pertence a uma concorrente, minha opinião é que o que ocorreu foi apenas um coincidência.
Posso falar sobre a minha experiência como cliente, que usa a Conta do Nubank e nunca recebi um e-mail que possa levantar minhas suspeitas sobre o tratamento dos meus dados por parte do Nubank.
Repito, essa é a minha opinião sobre o que ocorreu com você, e a minha experiência sobre o Nubank.
Entendo sua opniao, ate ontem eu tambem pensava assim , ai de repente vem essa “coincidencia” e me deixa preocupado . se eu tivesse recebido os email em um intervalo de dias ou semana, eu teria entendido . mas nao consegui ver 5 minutos como coicidencia.
pq assim, entendo o processamento de meus dados e compartilhado com possiveis parceiros, mas esses dados tem que ser indireto, ai eu recebo um informativo logo em seguida a uma operaçao sigilosa como uma transaçao financeira, nem era o cartao de credito para a bandeira tambem ser suspeita neh …
Tbm acho, já que várias empresas estão correndo pras pessoas cadastrarem suas chaves nelas… eu mesma no mesmo dia recebi de dois lugares diferentes (e não foi do nubank)
se fosse um intervalo de horas dias ou semana, a gente entende esse rastreamento do google sobre nossas açoes neh, pq teria um tempo para esses dados serem processados. mas num intervalo de 5 minutos da um medo de ser vazamento de dados …
E se os dados possivelmente vazados forem do seu e-mail? Ou algum App capturando informações do seu smartphone? Não tô querendo passar pano não, só provocar, como diria o grande Antônio Abujamra.
sou paranoico, deixo so o google me observando mesmo . kkkkkk ando evitando demais aplicativos suspeitos.
Super compreensível sua preocupação, mas deixa eu compartilhar uma situação que ocorreu comigo:
Quando era muito novinha precisei fazer um plano novo de celular na Tim, mas como era um valor promocional, ele só estaria disponível mediante o cadastro de um cartão de crédito. Como eu era adolescente na época, minha mãe cadastrou o cartão dela e eu pagava a conta do celular com a minha mesada. Passados 08 anos, minha mãezinha se aposentou e deixou meu celular no Itaú (banco onde ela recebe o benefício) como segundo contato no cadastro. Desde então minha vida virou um inferno, a cada 15min recebia ligações de bancos que eu jamais tive contato, uns sequer conhecia o nome, procurando falar com ela e me oferecendo empréstimo consignado. Foram seis meses de muita luta, desligando na cara do telemarketing, fazendo reclamação nos órgãos governamentais, ligando para o SAC do Itaú e pedindo para eles descadastrarem meu telefone, pois eu tinha certeza absoluta que tinham sido eles a vazar meus dados, embora eles alegassem o contrário. Nada deu resultado. Quando me graduei, abri minha conta no Nubank e comecei a trabalhar, resolvi transferir a titularidade do celular do cartão dela para o meu. Desde esse dia nunca mais eu recebi nenhuma ligação direcionada para ela sobre empréstimo consignado. Ou seja, eu tinha absoluta certeza de que havia sido uma instituição a vazar meus dados (Itaú), quando na verdade todo o caos estava sendo gerado pela Tim. Como faziam muitos anos que eu tinha feito aquele cadastro, só me toquei de onde veio o vazamento quando fiz a troca de titularidade.
O que quero te dizer com isso? Não estou dizendo com absoluta certeza de que seus dados não foram vazados pelo Nubank, mas que a despeito da coincidência, pode acontecer deles terem sido vazados por uma outra instituição sem que tenhamos ideia. É uma situação muito delicada mesmo
Uma coisa muito curiosa q acontece comigo é de ligarem pro número fixo aqui de casa que nem eu sei o número (pq só fizemos por causa do pacote da Net) oferecendo vários cartões de crédito/empréstimos, etc… Agora como q descobriram esse número se nem eu sei e por isso não posso ter cadastrado em lugar nenhum? A Net diz q não foram eles, mas se só eles sabem esse numero…
entendo disso, seu de muitos sites com dados meus me mandando emails , marco como spam e vao tudo pra caixa de spam dos emails. eu tolero isso ate um certo ponto . mas eu senti que esse ponto foi ultrapassado dessa vez…