Começando a investir

Pessoal Boa noite, estou pensando em começar a investir, porém não tenho ideia de como e por onde começar, vejo falar em varias formas, investir no tesouro direto, em ações, em títulos públicos, mas na realidade qual é a melhor forma pra começar? Me ajudem com suas experiências e me dêem indicações!

9 curtidas

Primeiramente se está começando com investimentos, comece com a famosa e obrigatória reserva de emergência para te deixar seguro de imprevistos. A NuConta é ótima para fazer sua RE, pois rende 100% do CDI com liquidez diária.

Enquanto isso, aprenda TUDO que puder sobre investimentos. Isso te trará mais segurança na hora de investir e para que não tenha problemas por falta de informação. Faça uso do Youtube com vídeos na prática, tem diversos canais que são excelentes para quem está começando, use tudo ao seu favor.

4 curtidas

Um gráfico comparativo com algumas considerações básicas para quem está iniciando:

2 curtidas

Bom dia, @Gabriel_1!

Como já mencionado por outros colegas, comece com sua reserva de emergência. Caso já a possua, vc pode optar por abrir uma conta em alguma corretora. É rápido e prático e vc consegue fazer isso pela internet. Existem alguns tópicos sobre o tema no fórum, entre eles:

Enquanto isso, não deixe de aprender sobre renda fixa e variável. Talvez seja interessante vc colocar alguns apps no celular que dão informação em tempo real sobre as possibilidades de investimentos existentes. Nos ambientes virtuais das corretores tbm são oferecidas ótimas informações. Descubra seu perfil e faça o primeiro aporte para sua conta na corretora através de uma conta bancária normal.

Um abraço!

2 curtidas

Então, acho que cada caso é um caso. Eu recomendaria assistir o canal da Nathalia Arcuri. Por lá vai aprender tudo que precisa sobre investimentos de uma forma divertida.

Olha a playlist que tem nesse vídeo aí, é justamente para investidores iniciantes.

Tem vários passos que você precisa seguir e entender pra saber qual é o melhor investimento para você.

5 curtidas

Assista a alguns vídeos no YouTube para começar a aprender

1 curtida

Cara, os livros do Gustavo cerbasi e Mauro Halfeld te dão uma boa base, tem vários canais no YouTube hoje que te ajudam também. Natália Arcuri, economirna, blog de valor são alguns deles.

Mas basicamente o fluxo inicial é:

  1. Mate suas dúvidas
  2. Poupe primeiro e estruture os gastos depois.
  3. Comece com investimentos de baixo risco pra você se acostumar, os clássicos: Renda fixa, tesouro direto e etc.
  4. Tenha noção de quanto você gasta por mês, isso vai nortear qual deve ser sua reserva de emergência
  5. Monte sua reserva de emergência, geralmente é 6x o gasto médio mensal, e coloque em aplicações de liquidação diária e baixo risco.
  6. Estude sempre como funciona as aplicações, isso vai começar a expandir suas referências e conhecimentos, e também ajudará q controlar sua tolerância a riscos

Entenda que investir significa adquirir ativos de valor, geradores de renda.
O conhecimento está online, em livros e cursos. Sugiro começar no youtube.
Responda suas perguntas mais básicas pesquisando, procure saber o que é cada produto, cada ativo.
Acompanhe pessoas que vão te ajudar a conhecer mais sobre o mercado financeiro.
Comece pela renda fixa, com a NuConta, fundos DI, tesouro direto.
Depois de conquistar a renda fixa, estude sobre fundos imobiliários e ações.
Vá aumentando o nível na medida em que sente mais confiança, saiba explicar no que você está investindo, isso já é um bom sinal de que está indo no caminho certo.

No youtube: Canal do Holder; Tiago Reis; Jovens de Negocios
Na Suno Research tem alguns materiais gratuitos para iniciantes, como e-books.
Recomendo consumir todos os materiais gratuitos possíveis antes de começar a gastar dinheiro com livros, assinaturas e cursos.

Interessante começar com pouco dinheiro em tesouro direto, aplicando mensalmente para entender um pouco e vendo seu dinheiro aumentando. Não se iluda com o mercado de ações, isso é para leões, deixe pra depois quando tiver um dinheiro significativo.

2 curtidas

Tem bastante vídeo no YouTube ensinando