Tem dias em que cozinhar em casa parece a melhor escolha. Em outros, tudo o que a gente quer é sentar em um restaurante ou pegar algo rápido no caminho – e que atire a primeira pedra quem nunca se rendeu a um delivery depois de um dia exaustivo.
O problema é que fazer isso sempre pode acabar dando fome no bolso.
Muita gente já inclui fast food como uma opção acessível, enquanto outros preferem investir em experiências gastronômicas ou reservar essas saídas para ocasiões especiais.
Mas agora eu quero saber de vocês: como equilibram essa escolha? O que faz você decidir entre cozinhar ou comer fora?
Regra de minha casa (casal com três filhos):
Só comemos o que nossa rainha do lar preparou ou o meu churrasco (chamado de churrasco do pai).
Isso não por ser sovina (até porque, se colocar na ponta do lápis, gastamos mais comendo em casa do que comprando marmitas), mas porque já tivemos muitos problemas e desconforto por comer fora (não confiamos em comidas alheias ).
Mas claro que mais ou menos a cada quinze dias saímos em família para comer fora. Escolhemos bem o lugar e a rainha do lar tem que entrar na cozinha do restaurante para dar uma olhada antes, caso negativo, não comemos.
Se acontecer de ela, depois de autorizada a entrar na cozinha, decidir de não comermos ali, vamos embora e fica um climão bem pesado…
O normal é do Gerente/Chef de ser avisado e ela “mostrar” do porquê de não comermos ali. Já teve de alimentos armazenados em caixas embaixo de mesa e cozinheiro sem touca. O pior é que, depois que ela mostra, ninguém questiona mais nada. Um sarro só.
Delivery acontece em média 2x por semana acaba não pesando no bolso. Também costumo ir em restaurantes próximo para almocar o que no meu caso acaba valendo a pena.
Eu moro sozinho e não tenho hábito de fazer comida, a regra aqui é não disperdício, parei de ter uma dispensa cheia de coisas, vou fazendo compras fracionadas a medida que vou consumindo além de aproveitar melhor as promoções em supermercados ao longo do mês.
Olha @erika.p como aqui ninguém gosta de cozinhar a gente sai bastante pra comer fora, principalmente à noite e nos fins de semana. De vez em quando a gente pede delivery mas geralmente preferimos sair mesmo. Já temos nossos locais preferidos e de confiança. E alguns dias já são certos, como a quinta à noite da sopa e o café da manhã no sábado.
A regra em casa é: refeições fora de casa, só em viagem → e tem de ser comida típica do local!
Gostamos de cozinhar, então é um hobby adicional que adotamos em casa.
Fica dentro do orçamento. Mas o gasto é maior do que se fosse em casa. Pra nós aqui compensa pelo tempo também. O tempo de cozinhar, lavar louça e arrumar a cozinha. Mas compreendo que cada família tem um “jeito” e tenho amigos que amam cozinhar. Outros fazer as quentinhas em um dia só e congelam pra usar durante a semana (acho que esse é “jeito” mais econômico). Mas cada um tem prós e contras.
Não costumo pedir delivery, ou cozinho eu mesmo e como em casa ou saio para comer fora. Das duas, o mais econômico é comer em meu cantinho mesmo! rsrs Mas, não abro mão da experiência de fazer refeições típicas em pontos turísticos em viagens; gosto da experiência do contato com as pessoas, me faz humano.
Isso é maldade, eim! Só irei jantar após as 20h e mandando foto de churrasco; pude sentir o cheirinho bom da carne na brasa.
@erika.p amo comer fora! Tenho ido sempre no shopping comer alguma coisa rsrs, esses dias estava com tanta fome que foi uma pizza hot, um baldinho do KFC e as baratas com cheddar e bacon do Mac Donald, e tudo de uma vez
Cozinhar não é tão difícil, mas dá trabalho e toma muito tempo. Ainda bem que aqui em casa tem quem faça isso, quando passei alguns dias só por aqui fiz a base arroz e feijão pra semana toda e coloquei na geladeira, só a mistura fazia na hora… Com isso já se economiza um baita tempo…
Comida nem tanto, prefiro os lanches, quase toda sexta peço minha pizza com refri, às vezes, um X-qualquer coisa, pastel, salgadinhos… e tá de bom tamanho.