Então… Antigamente o Contactless era pouco conhecido, e muitos comerciantes não sabiam como usar…
Pois bem! Agora o Contactless está famoso, só que eu tenho passado por práticas que eu não me senti confortável e nem um pouco seguro: Tem comerciantes pegando o cartão do cliente e usando o Contactless para pagar a conta sem nem mesmo pedir a autorização!
Eu já não gosto da prática de comerciantes pedirem o cartão para eles mesmos inserirem (na minha ideia, o ideal é o próprio cliente inserir o cartão), agora usar a função Contactless sem nem mesmo pedir a autorização? Realmente não gostei…
Mas e aí, queria saber a opiniões de vocês…
Eu que sou muito extremista, ou os comerciantes estão errados nisto? haha
Acontece o mesmo comigo.
A solução é não tirar os olhos do cartão, e pedir o recibo do pagamento, pois muitos comerciantes perguntam se queremos o talão…
Não acho errado você deve dizer que não quer aí o comerciante não vai usar a funçao. Meus clientes faziam isso quando eu tentava no contactless eles diziam que não queriam dessa forma e se você não gosta desative no App aí não tem como realizar nessa função.
Depende. Eu trabalho com comércio e muitos clientes me entregam o cartão para eu passar na máquina. Quando eu vejo que é Nubank, eu tb não pergunto se a pessoa que usar a função contactless não. Passo sempre por ela por ser mais rápido, a pessoa não precisa digitar a senha e com isso a fila anda mais rápido. Até hoje nenhum cliente reclamou sobre a forma de pagamento não. Como a pessoa não digita a senha, eu sempre imprimo a segunda via e peço para a pessoa conferir. A pessoa confirma e vida que segue.
Agora quando o cliente não me entrega o cartão, eu digito o valor na máquina e viro a máquina para a pessoa. Algumas inserem o cartão, outras pagam com celular, outras até com pulseiras com nfc. Pra mim é muito normal, muito comum.
Então vai de você conversar com o comerciante e explicar como você quer pagar.
Fala que você quer mesmo inserir o cartão na máquina ou aproximar, e que não quer ninguém segurando o seu cartão, está certíssimo fazer isso, muitas pessoas mal intencionadas aproveitam para focalizar o cartão em alguma câmera perto e obter os números e CVV do cartão para fraudar depois.
Eu não entrego meu cartão pra ninguém, acontece do caixa pedir, mas eu falo na cara dura, posso inserir ou aproximar o cartão? Daí ela vira a maquininha e eu mesmo efetuo a operação. Isso não é vergonhoso nem chato, é o correto, tá tô que eles nem fazem questão e já viram a maquininha e aguardam. Tem momento até que eu pego a maquininha e em minhas mãos eu uso o cartão e devolvo pra ela. Meu cartão não sai da minha mão, apesar de eu usar outros métodos de segurança.
Mas você pode bloquear essa função e não vai precisar ficar preocupado. Eu evito ao máximo dar o cartão na mão da pessoa, esses são cuidados que precisamos tomar pra preservar a nossa segurança, se o lojista não gostar eu deixo de comprar nele, simples. Infelizmente chegamos ao momento que temos que tomar uma série de cuidados senão nós que ficamos no prejuízo.
Não vejo problemas do comerciante colocar o cartão na máquina, você só deve ficar desconfiado se ele sair com teu cartão ou algo do tipo, até porque você inserir o cartão na máquina é complicado:
1 - vira a máquina para você
2 - você insere o cartão
3 - o comerciante vira a máquina para ele, digita o valor e demais opções
4 - vira a máquina para você digitar a senha
5 - pega a máquina de novo, imprime o comprovante dele e se você quiser, o teu comprovante também
Não vejo sentido o passo 1 e 2, dá para remover eles, no 3 ele pega o cartão, coloca na máquina, digita os dados e segue do 4 em diante, muito mais simples, esses 5 segundos dá um monte para quem está esperando na fila.
Isso é muito chato, acho até invasivo, por conta dessa prática acabei desativando essa função. Se alguém aqui trabalha operando maquinas de cartão fica a dica de perguntar primeiro ao cliente se pode passar.
Volto a dizer, não entrego meu cartão pra ninguém, mas ninguém mesmo. Se a maquiná estiver amarrada e não sair do lugar, eu saio e deixo as compras lá. Não existe contratempo nenhum em virar a maquina para eu inserir ou aproximar meu cartão, tanto é que a maioria aqui na minha cidade já fazem isso, alguns que querem o cartão mas eu digo “NÃO” e eles já me oferecem a maquina e ponto. Quem quiser que entregue seu cartão e reze pra sorte, pois quem sabe o que tem por trás daquele balcão? Depois vai largar o pau nas redes sociais e aqui na comunidade.