Comerciantes usando o Contactless sem autorização

Então… Antigamente o Contactless era pouco conhecido, e muitos comerciantes não sabiam como usar…

Pois bem! Agora o Contactless está famoso, só que eu tenho passado por práticas que eu não me senti confortável e nem um pouco seguro: Tem comerciantes pegando o cartão do cliente e usando o Contactless para pagar a conta sem nem mesmo pedir a autorização!

Eu já não gosto da prática de comerciantes pedirem o cartão para eles mesmos inserirem (na minha ideia, o ideal é o próprio cliente inserir o cartão), agora usar a função Contactless sem nem mesmo pedir a autorização? Realmente não gostei…

Mas e aí, queria saber a opiniões de vocês…
Eu que sou muito extremista, ou os comerciantes estão errados nisto? haha

4 curtidas

Acontece o mesmo comigo.
A solução é não tirar os olhos do cartão, e pedir o recibo do pagamento, pois muitos comerciantes perguntam se queremos o talão…

Não acho errado você deve dizer que não quer aí o comerciante não vai usar a funçao. Meus clientes faziam isso quando eu tentava no contactless eles diziam que não queriam dessa forma e se você não gosta desative no App aí não tem como realizar nessa função.

4 curtidas

Depende. Eu trabalho com comércio e muitos clientes me entregam o cartão para eu passar na máquina. Quando eu vejo que é Nubank, eu tb não pergunto se a pessoa que usar a função contactless não. Passo sempre por ela por ser mais rápido, a pessoa não precisa digitar a senha e com isso a fila anda mais rápido. Até hoje nenhum cliente reclamou sobre a forma de pagamento não. Como a pessoa não digita a senha, eu sempre imprimo a segunda via e peço para a pessoa conferir. A pessoa confirma e vida que segue.

Agora quando o cliente não me entrega o cartão, eu digito o valor na máquina e viro a máquina para a pessoa. Algumas inserem o cartão, outras pagam com celular, outras até com pulseiras com nfc. Pra mim é muito normal, muito comum.

Então vai de você conversar com o comerciante e explicar como você quer pagar.

5 curtidas

Fala que você quer mesmo inserir o cartão na máquina ou aproximar, e que não quer ninguém segurando o seu cartão, está certíssimo fazer isso, muitas pessoas mal intencionadas aproveitam para focalizar o cartão em alguma câmera perto e obter os números e CVV do cartão para fraudar depois.

Exemplo:

5 curtidas

Eu não entrego meu cartão pra ninguém, acontece do caixa pedir, mas eu falo na cara dura, posso inserir ou aproximar o cartão? Daí ela vira a maquininha e eu mesmo efetuo a operação. Isso não é vergonhoso nem chato, é o correto, tá tô que eles nem fazem questão e já viram a maquininha e aguardam. Tem momento até que eu pego a maquininha e em minhas mãos eu uso o cartão e devolvo pra ela. Meu cartão não sai da minha mão, apesar de eu usar outros métodos de segurança. :wink:

3 curtidas

Aqui começou a acontecer comigo também.

Por um lado eu acho um pouco invasivo, mas pelo outro eu fico contente que a tecnologia esteja se difundindo.

Eu acabo deixando, mas nesse caso sempre pego o recibo para conferir o valor.

4 curtidas

Mas você pode bloquear essa função e não vai precisar ficar preocupado. Eu evito ao máximo dar o cartão na mão da pessoa, esses são cuidados que precisamos tomar pra preservar a nossa segurança, se o lojista não gostar eu deixo de comprar nele, simples. Infelizmente chegamos ao momento que temos que tomar uma série de cuidados senão nós que ficamos no prejuízo.

Desliga o contactless e um problema resolvido.

Não vejo problemas do comerciante colocar o cartão na máquina, você só deve ficar desconfiado se ele sair com teu cartão ou algo do tipo, até porque você inserir o cartão na máquina é complicado:
1 - vira a máquina para você
2 - você insere o cartão
3 - o comerciante vira a máquina para ele, digita o valor e demais opções
4 - vira a máquina para você digitar a senha
5 - pega a máquina de novo, imprime o comprovante dele e se você quiser, o teu comprovante também

Não vejo sentido o passo 1 e 2, dá para remover eles, no 3 ele pega o cartão, coloca na máquina, digita os dados e segue do 4 em diante, muito mais simples, esses 5 segundos dá um monte para quem está esperando na fila.

2 curtidas

da pra desativar nas configurações do cartão

Isso é muito chato, acho até invasivo, por conta dessa prática acabei desativando essa função. Se alguém aqui trabalha operando maquinas de cartão fica a dica de perguntar primeiro ao cliente se pode passar.

3 curtidas

Volto a dizer, não entrego meu cartão pra ninguém, mas ninguém mesmo. Se a maquiná estiver amarrada e não sair do lugar, eu saio e deixo as compras lá. Não existe contratempo nenhum em virar a maquina para eu inserir ou aproximar meu cartão, tanto é que a maioria aqui na minha cidade já fazem isso, alguns que querem o cartão mas eu digo “NÃO” e eles já me oferecem a maquina e ponto. Quem quiser que entregue seu cartão e reze pra sorte, pois quem sabe o que tem por trás daquele balcão? Depois vai largar o pau nas redes sociais e aqui na comunidade.

1 curtida

Demais, o cartão não é brinquedo, é dinheiro e é seu, não precisa ser pego por ninguém.

2 curtidas

Grande @jonnysundae, muito bem-vindo :tada: e ótimo alerta.

Vou ficar mais atento agora! :sunglasses:

Concordo

Particularmente eu deixo desativado na maior parte do tempo e ativo apenas quando o comerciante da a máquina pra mim