Como alcançar a independência financeira

Olá, comunidade!

Você já ouviu falar sobre independência financeira? Seja você uma pessoa investidora ou não, uma hora poderá esbarrar com esse termo por aí. Para te ajudar, hoje, vamos explicar o que isso significa na prática e algumas dicas para alcançar de vez a sua independência financeira.

Segundo especialistas do mercado financeiro, a independência financeira pode significar não depender mais do trabalho para manter seu orçamento familiar ou se sustentar. É claro que você poderá continuar trabalhando, se assim desejar, mas terá uma boa reserva, que poderá ser investida para ter retornos ainda maiores.

Não existe uma receita de bolo para conquistá-la, mas algumas dicas podem te ajudar a se organizar melhor nesta jornada. Vamos lá?

Assuma o controle das suas finanças

Antes de qualquer coisa, você precisa entender quais são os seus gastos. Nesse sentido, é importante distinguir o que é possível abrir mão neste momento, e o que é essencial para você.

Uma dica é anotar tudo. Assim, também será possível ter uma visão mais detalhada de todos os seus gastos e dívidas.

Outro ponto importante é não gastar mais do que você recebe. Defina um limite para os seus gastos. Se possível, faça uma planilha para ajudar nessa organização.

Tenha uma reserva de emergência

Agora que você já cortou os gastos desnecessários, comece a montar sua reserva de emergência. Ela é o famoso “pé de meia”, que serve para cobrir qualquer imprevisto financeiro, como conserto do carro ou perda repentina de emprego, por exemplo.

A melhor forma de criar uma reserva de emergência é fazendo investimentos, principalmente em produtos de renda fixa, com baixo risco e alta liquidez (podem ser resgatados a qualquer momento). Caso tenha interesse em saber mais, confira esse tópico.

Comece a investir

Se você ainda não investe, é importante começar a estudar sobre o assunto. Mas não se preocupe, pois estamos sempre trazendo conteúdos exclusivos para a comunidade, além do blog, que também serve como guia para quem está começando. Sem contar que também fazemos lives semanais com especialistas do mercado financeiro, que podem tirar suas dúvidas ao vivo.

Mas se você já investe, a dica é diversificar sua carteira. Uma forma de fazer isso é optar por produtos diferentes dentre as categorias de renda fixa e variável, ou até mesmo diversificar entre as duas.

Assim, além de garantir uma proteção maior para os seus investimentos, você aumentará as chances de multiplicar seu patrimônio com o passar dos anos. :wink:

E aí, em qual etapa dessa jornada você está no momento? Conta pra gente!

37 Likes

:white_check_mark:

:white_check_mark:

:white_check_mark:

Depois de décadas de trabalho, cheguei onde eu queria!

Pra quem tem dúvida dos “conselhos/dicas
que estão no seu tópico @Yass ,eu garanto: Funcionam!:+1::+1::+1:

Parabéns! :fist_right::fist_left:

Só faltou um “conselho/dica” :

Trabalhe muito!

:metal::metal::metal::metal:

20 Likes

Oiê, oiê, @Yass!

:point_up:t4:, preciso começar a estudar sobre investimentos. Tenho interesse em entrar nesta parte do mundo financeiro, mas tenho que ir com cautela para conhecer melhor os recursos em si e começar a “investir certo”.

13 Likes

Sempre com conteúdo de utilidade pública parabéns @Yass

18 Likes

Feito :+1: :point_down:

Feito :+1: :point_down:

Feito :+1: :point_down:

Muito boas as dicas @Yass

12 Likes

Ótimo post, @Yass! Tenho certeza de que todos queremos atingir a liberdade financeira, e qualquer dica mostrando o caminho para isso sempre será muito bem-vinda! :smiling_face_with_three_hearts::purple_heart:

9 Likes

O Nubank foi minha porta de entrada em cartão de crédito, conta bancária e em corretoras.

Foi essencial que eu tivesse uma boa experiência para continuar.

Obrigado por me ajudarem a dar passos tão importantes na minha vida (mesmo que tenham lucro com isso, rs).

8 Likes

Na etapa do investimento!
:wink:

8 Likes

Boa noite. Já sou cliente Nubank, invisto em CDB porque ainda não tenho muita confiança para investir em ações. Gostaria de investir no Tesouro direto, vocês trabalham com esta opção de investimento?

1 Like

Ola @Joelma_Galuppo_Damas, boas vindas a comunidade.

Creio que pelo App NUBANK tem como investir em Tesouro Direto.

Eu uso Nu Invest, por la tem tesouro direto, entao creio que pelo app tem tambem.

3 Likes

Bem vinda à Nu Community.

A opção de investir no Tesouro Direto você encontra na Nu Invest, corretora do Nubank.

3 Likes

Não tem, só pela NuInvest mesmo.

3 Likes

Valeu @LuckPass pelo esclarecimento.

2 Likes

Dicas realmente valiosas. Inclusive, recentemente fiz um curso sensacional de educação financeira para os gastos pessoais e outro voltado para autônomos, na mesma escola, e foi simplesmente um divisor de águas. Indico para todo mundo fazer porque realmente, ter educação financeira faz muita diferença.

5 Likes

Eu já tenho o controle das minhas finanças, já formei minha reserva de emergência e já estou investindo.
Seguia estudando sempre, mas de uns meses pra cá, dei uma relaxada nos estudos sobre investimentos e nos aportes, investindo bem pouco por mês e sem frequência mensal, como estava fazendo, devido à mudança de casa e aumento de despesas.
Mas, pelo menos não tive que mexer na minha reserva, nem nos meus investimentos de longo prazo.
Sigo com as finanças equilibradas, porém sentindo faltas dos aportes mensais regulares e significativos.
Mas, vou retomar.

5 Likes

Vou precisar trabalhar e me aprofundar mais nos investimentos pra tentar alcançar um dia kkkkk
Obrigado pelas informações! :purple_heart:

Ainda bem que sou ultra-imper-mega-conservador kkkkkkkk

3 Likes

Sabia que é possível investir agora direto pelo app do NuBank, sem precisar entrar no app da NuInvest? Já facilita bastante! Gravei um vídeo mostrando o passo-a-passo, vou deixar aqui se quiser da uma olhada:

2 Likes