Como começar a investir em 2022: perfil de investidor

Olá, comunidade. Tudo bem?

Ano novo, metas novas! E se você ainda não começou a organizar sua vida financeira ou se começar a investir é um dos seus objetivos para 2022… calma, não precisa se desesperar porque sempre é tempo de começar!

Antes de tudo, é importante lembrar que em um dos nossos primeiros tópicos comentamos sobre a importância de saber o seu perfil de investidor.

Afinal, existem milhares de possibilidades na hora de escolher um investimento, não é mesmo?

O perfil de investidor vai te ajudar a identificar suas características como investidor, o modo como você pode investir o seu dinheiro, quanto de risco está disposto a correr na hora de investir e muito mais!

O perfil é essencial para entender sua reação caso perca dinheiro, e é por ele que é possível escolher melhor os investimentos que combinam com você.

Confira:

Conservador
Tenha em mente que o investidor de perfil conservador possui maior aversão ao risco e prefere segurança e estabilidade.

Neste caso, os investimentos de renda fixa são os que têm maior afinidade com o perfil, e são também uma boa opção para quem está começando a investir.

A renda fixa é uma modalidade de investimentos na qual o investidor pode ter maior noção de quanto será o retorno do seu investimento no prazo estipulado, e também possui rendimentos mais estáveis e até mesmo constantes no longo prazo.

Alguns exemplos:
Títulos do Tesouro Direto, CDBs e fundos de renda fixa como o novo fundo Nu Reserva Imediata.

Moderado
O investidor moderado está disposto a correr um nível médio de riscos em suas aplicações.

Por isso, é um perfil que investe tanto em renda fixa quanto em outras opções, como fundos multimercados (de médio risco) e até mesmo ações.

Arrojado ou agressivo
Investidores com perfil mais experiente estão dispostos a correr riscos para ter maior rentabilidade.

A maior parte das aplicações desse grupo está em produtos de renda variável, como as ações.

E você, já sabe qual é o seu perfil de investidor e os tipos de aplicações adequadas para investir? Perfil de investidor na NuInvest: como funciona o teste? - Fala, Nubank

Lembre-se que, para começar a investir, é importante estar com o orçamento organizado, descobrir o seu perfil de investidor e, a partir daí, começar a a montar sua reserva de emergência.

Assim como no planejamento financeiro, o que facilita na hora de investir é estabelecer metas. O que você quer com esse investimento? Qual o seu objetivo? Uma aposentadoria extra? Comprar uma casa, um carro, viajar? Priorize suas metas e as coloque no planejamento.

Outro passo importante antes de começar a investir, como citamos, é manter seu planejamento financeiro em dia. Só após entender o que faz sentido cortar do seu orçamento, estabeleça limites de gastos, considerando gastos fixos e variáveis, os importantes, os extras e também as suas metas.

Calma, não precisa sair cortando tudo, ok? É importante lembrar que um planejamento financeiro envolve tudo aquilo que importa na sua vida. Confira algumas dicas aqui: 6 dicas para montar seu planejamento financeiro em 2022

Leituras recomendadas:
https://blog.nubank.com.br/planejamento-financeiro-como-fazer-o-seu/
https://blog.nubank.com.br/investimento-o-que-e-como-comecar/
Reserva de emergência: por que ela é importante? - Fala, Nubank

24 Likes

Arrasou demais no conteúdo, @Victoriaferreira :star_struck:

Acho importante demais entendermos nosso próprio perfil para escolhermos as melhores opções de investimento em cada momento da vida.

12 Likes

Ela sempre da show

8 Likes

Nu Reserva Imediata não é uma boa comparação já que é Fundo DI que cobra taxa de administração e pode investir em títulos sem garantia do FGC, como debêntures, apresentando mais riscos.

1 Like