Ter um dispositivo com sistema Android não significa que você está inseguro; pelo contrário, atualmente existem diversas soluções que você pode adotar para proteger seu dispositivo e seus dados. Hoje, vamos explorar algumas dicas que podem ajudar quando mais precisarmos, configurando-o de uma forma que possa ser útil até mesmo em casos de roubos para proteger os nossos dados.
• Proteção Contra Roubo: Recentemente, o Google liberou a ferramenta Proteção Contra Roubo a partir do Android 10 ou superior. Quando detecta uma movimentação típica de situações de roubo e o celular estiver desbloqueado, o sistema, alimentado por Inteligência Artificial, bloqueará a tela do dispositivo e exigirá a autenticação por senha ou biometria para desbloqueá-lo, assim protegendo os seus dados e todos os aplicativos.
Clique aqui para saber como ativar a Proteção! 📌
-
Acesse as Configurações do seu dispositivo Android (pode variar de acordo com a marca do dispositivo, mas o fluxo é semelhante para todos).
-
Desça as Configurações até encontrar uma aba chamada Google no seu dispositivo.
-
Dentro da aba Google, altere de Recomendados para Todos os Serviços, como mostrado na segunda imagem abaixo, indicando onde deve clicar para acessá-lo.
-
Depois de mudar a aba, desça até o final e procure a categoria Segurança Pessoal e do Dispositivo, onde você encontrará o menu Proteção Contra Roubo.
-
Após abrir, ative a opção Bloqueio por detecção de roubo e Bloqueio de dispositivo Offline para protegê-lo.
-
Depois, clique em Bloqueio Remoto e habilite as opções que são liberadas para bloquear à distância. Por fim, volte à aba e clique em Encontrar e limpar o dispositivo para habilitar a localização Offline. Caso queira, nessa aba clique em Encontrar seus dispositivos Offline e mude para (Com rede em todas as áreas).
- Para mais detalhes sobre esse recurso você pode acessar a página oficial do Google: Proteção contra roubo de dispositivo e de dados | Android
• Ocultar Notificações: Além de manter as proteções habilitadas, é importante ocultar o conteúdo das notificações de aplicativos na tela de bloqueio. Isso previne que terceiros tenham acesso às suas mensagens ou a códigos de recuperação de conta que receba por e-mail ou SMS. Assim, você evita que terceiros leiam o conteúdo diretamente na sua tela de bloqueio. Embora possa ser prático, é sempre bom ficar prevenido.
Clique aqui para saber como ocultar a Notificação! 📌
-
Acesse as Configurações do seu dispositivo Android (pode variar de acordo com a marca do dispositivo, mas o fluxo é semelhante para todos).
-
Desça as Configurações até encontrar o menu Notificações (geralmente fica mais no começo).
-
Dentro da aba Notificações, clique em Notificações da tela de bloqueio (ou em qualquer nome semelhante).
-
Depois, mude a configuração para Ocultar conteúdo (ou qualquer nome semelhante). Se quiser manter a opção Exibir conteúdo, é possível especificar quais aplicativos deseja ao clicar na engrenagem ou em qualquer ícone semelhante. Nesse caso, não é recomendado deixar aplicativos de e-mail, SMS, bancos ou mensagens, como WhatsApp ou Telegram.
-
Pronto! Se a sua configuração estiver com a opção Exibir conteúdo desbloqueado ativa, o ideal é desabilitá-la, pois essa opção só funciona se você usar o reconhecimento facial do Android. No entanto, não é recomendado, pois não é um método tão seguro atualmente por não possuir sensores dedicados para detecção de rosto, apenas utiliza a câmera frontal do dispositivo como se fosse uma foto, o que não oferece tanta segurança. Opte sempre por usar um PIN ou impressão digital, se disponível.
• Proteção de Aplicativos: Colocar aplicativos em um Espaço Seguro no Android permite que você armazene conteúdos ou aplicativos sensíveis em um espaço protegido. O acesso é garantido apenas por meio de um PIN ou biometria, o que impede que terceiros acessem essas informações. Além disso, ocultando esses aplicativos, pode evitar que apareçam no menu de aplicativos, aumentando assim a sua segurança.
Clique aqui para saber como Proteger os Aplicativos! 📌
-
É importante lembrar que a forma de proteção varia de acordo com a marca do seu dispositivo. No caso da Motorola, chama-se Pasta Segura; na Xiaomi, é chamada de Bloqueio de Aplicativos; e no Google Pixel, é chamado de Espaço Privado, que chegou recentemente no Android 15. Caso queira, clique no respectivo link azul acima de acordo com a marca do seu celular para saber mais.
-
Encontrado como funciona na marca do seu celular, vou ensinar como fazer a configuração no Samsung, que atualmente é o meu dispositivo principal. Para isso, vá na aba Configurações e, na lupa, digite Pasta Segura.
-
Após pesquisar, clique na primeira opção que menciona Pasta Segura para ser redirecionado pro menu onde você vai abrir a Pasta Segura e ler todos os termos.
-
Após concordar com os termos, comece configurando o Tipo de Bloqueio que deseja. Em seguida, ajuste o Bloqueio automático da Pasta Segura, que o ideal é deixar em (Bloquear automaticamente quando a tela for desligada). Depois, deixe ativada a opção Adicionar Pasta Segura à Tela de aplicativos.
-
Pronto! Agora, retorne à página inicial do seu celular e, no menu de aplicativos, procure por Pasta Segura. Nele, você pode definir quais aplicativos deseja bloquear o acesso. Mas vale lembrar que, se algum aplicativo precisa acessar uma página web, pode ser que não funcione corretamente se o seu navegador não tiver incluído na Pasta Segura.
• Bloqueio do Celular: Por fim, existe uma forma de proteger seus dados aderindo ao Cadeado Galaxy para usuários da Samsung ou ao Celular Seguro para todos os dispositivos, incluindo os da Samsung. Ambos os serviços ajudam a proteger seus dados em caso de perda ou roubo do aparelho. No entanto, enquanto o Cadeado Galaxy é um serviço pago que pode conseguir um período gratuito, o Celular Seguro é totalmente gratuito.
Clique aqui para saber como configurar o Bloqueio! 📌
-
Cadeado Galaxy: É um serviço da Samsung que permite bloquear remotamente o celular da marca para proteger seus dados e o acessos a aplicativos. Clique aqui para saber como obter esse serviço.
-
Celular Seguro: É um aplicativo do Governo Federal que permite bloquear o celular roubado ou furtado, além de proteger aplicativos e contas bancárias. Clique aqui para saber como configurar o aplicativo. Lembrando que, ao clicar nesse link, você será redirecionado para o site oficial do Governo para baixar o PDF com o passo a passo. Por isso, pode ser que pergunte se você deseja baixá-lo.
• Dicas adicionais de Segurança: Por último, e não menos importante, convido a conferir algumas dicas relevantes que também aplico e acredito que podem ser úteis para fortalecer a segurança do seu dispositivo e proteger suas informações pessoais contra ameaças.
Clique aqui para ver outras dicas de segurança! 🔒
-
Ative o PIN do Chip: Configure um código PIN para seu chip como uma medida de segurança adicional. Isso ajuda a evitar o uso não autorizado do seu número. Caso seu celular seja perdido ou roubado, a ativação do PIN impede que alguém insira o chip em outro dispositivo sem sua autorização. Ao clicar aqui, você pode ver mais detalhes.
-
Aplicativos que podem auxiliar: Além da segurança nativa que o próprio sistema fornece, usar aplicativos como aliados pode ser de grande ajuda quando necessário, como os Aplicativos de Bloqueio, que permite bloquear o acesso a aplicativos, configurações e funcionalidades mediante PIN ou impressão digital.
Quando se trata de segurança, o tema é realmente longo, não daria pra abordar todas as dicas possíveis. Por isso, compartilha com a gente o que você faz pra ficar protegido? A troca de experiências é valiosa para fortalecer a comunidade e garantir que todos estejam mais seguros. Espero que este tópico sobre a segurança no nosso robozinho verde, vulgo Androidinho, tenha sido útil!