🔴 Como declarar a NuConta no Imposto de Renda

É fácil! Confira nosso guia com imagens para não errar na hora de preencher a declaração.

Vai declarar o Imposto de Renda em 2019 e possui uma NuConta? Veja o que fazer.

A NuConta foi criada em 2017 com o objetivo de facilitar ainda mais a sua vida. Sem tarifas de manutenção, taxas escondidas ou cobranças abusivas. Com ela, você tem liberdade financeira.

Todo início de ano enviamos por e-mail o Informe de Rendimentos para os clientes da NuConta. Em 2019, todos os clientes devem receber o e-mail até o final de Fevereiro.

Para fins tributários, os dados do informe de rendimentos precisam ser preenchidos em dois campos diferentes no programa da Receita:

  • Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva;
  • Bens e Direitos.

Do lado esquerdo, selecione o campo “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/definitiva”. No primeiro item, Tipo de Rendimento, selecione a opção “Rendimentos de aplicações financeiras”.

Preencha os outros itens:

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: este campo é preenchido pelo software da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente.
  • CNPJ da Fonte pagadora: insira os dados do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) que vêm no informe de rendimento
  • Valor : insira o valor “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe de rendimentos enviado por e-mail. O rendimento líquido é o rendimento dos valores resgatados, menos os impostos.
  • Atenção : se o valor enviado no seu informe for R$0,00 você não precisa preencher este campo de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/definitiva – apenas o campo abaixo (Bens e Direitos).

À esquerda, dentro de “ Bens e direitos ”, selecione o item “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)”

  • Localização (país) é o Brasil.

  • CNPJ: insira o CNPJ do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) conforme enviado no seu informe de rendimentos

  • Discriminação: Conta de Pagamento

  • Situação em 31/12/2017 e Situação em 31/12/2018: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo (valor depositado + rendimentos). Neste campo do IR, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

  • Importante: Por enquanto não é possível receber a Restituição do Imposto de Renda na sua NuConta. Além de não estarmos na lista de instituições cadastradas pela Receita Federal, as restituições são depositadas através de DOCs – e pela NuConta é possível realizar apenas TEDs.

Lembrando que essas informações são referentes apenas à sua NuConta. Para declarar outros rendimentos o ideal é que você procure um especialista.

Se você vai declarar o Imposto de Renda pelo aplicativo:

O app “Meu Imposto de Renda”, disponibilizado pela Receita Federal, possui algumas pequenas diferenças em relação ao software para computador.

Para acessar a parte de “ Bens e Direitos “, é preciso primeiro tocar em “ Bens e Dívidas ” e, depois, selecionar “Bens e Direitos” na hora de declarar a sua NuConta.

Depois, basta seguir as instruções de preenchimento acima.

“Preciso declarar a NuConta no Imposto de Renda?”

Ter uma NuConta não significa que você necessariamente precisa declarar o IR.

É obrigado a declarar o Imposto de Renda 2019 quem se enquadra nos critérios gerais da Receita Federal.

Ou seja: se você não for isento , deve declarar a NuConta no seu IR.

Quem deve declarar o IR?

Vou pagar algum imposto ao declarar os rendimentos da NuConta?

Não. A NuConta já retém os impostos sobre os rendimentos dos clientes. Ou seja: o Imposto de Renda referente à NuConta já está pago .

É preciso, no entanto, preencher a declaração apenas para informar a Receita.

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda em relação aos rendimentos da NuConta você não será tributado novamente.

O Imposto de Renda é o momento em que o governo analisa os bens e a renda dos contribuintes – quanto eles possuem, quanto seu patrimônio cresceu, quanto sua renda mudou, o quanto gastaram, etc.

Por isso, é preciso declarar a movimentação das contas em instituições de pagamento, financeiras, investimentos, além de outras fontes de renda.

Como o dinheiro depositado na NuConta atualmente rende diariamente 100% do CDI, você pode ter a obrigação de declarar os saldos e os rendimentos líquidos conforme demonstrado no seu informe de rendimentos. Lembrando que esses rendimentos são apenas um repasse feito pelo Nubank aos seus clientes da NuConta. O repasse representa a remuneração dos títulos públicos nos quais a gente aloca os valores depositados na NuConta.

6 curtidas

Perdi o email, como consigo pegar o Informe? Já fucei no app e no site e não encontrei…

1 curtida

Vc precisa recuperar este e-mail, caso nao consiga entre em contato com central do Nubank pelo 0800 ou pelo app e solicitar a troca de e-mail, apos apresentar vários arquivos q prove q vc é a dona do cartão/conta e q necessita realmente trocar de e-mail, eles confirmarão sua alteração.

Ou talvez possam te enviar para o novo e-mail, o Informe q vc necessita.

:clap::clap::clap::clap::clap:

1 curtida