Como denunciar chamadas abusivas de telemarketing


Olá NuCommunity!

Provavelmente alguns de vocês já devem ter recebido ligações de telemarketing indesejadas, que se utilizam de robôs para desligar em seguida :telephone_receiver:

Durante essa semana venho recebendo ligações de uma empresa que se titula “SV3 Multivantagens”, a chamada é realizada por um número de telefone inexistente mas com o DDD do meu estado, essa técnica é muito utilizada para desviar de apps bloqueadores de ligações, e também aumentar nosso interesse em atender, levando a acreditar ser algum parente ou amigo que não está registrado na agenda de contato.

:robot: A utilização de robôs, é para saber se estamos disponíveis antes de repassar ao atendente, são disparadas várias ligações e ao atender a ligação cai, mas em seguida recebemos uma segunda chamada já com um atendente na linha.

:rotating_light: As ligações de telemarketing são obrigatórias vir com o prefixo 0303, logo esses meios são considerados ilegais, e estão finalmente recebendo atenção da SENACON, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Durante a ligação com o representante da empresa, foi me perguntado se possuo um cartão de bandeira Mastercard, Visa ou ELO, e em seguida perguntam dados sobre o cartão como a data de validade, e até mesmo os números :flushed:, com objetivo de me ofertar cashbacks, brindes e etc.
Ainda se utilizam da justificativa, que com esses dados não seria possível realizar uma fraude pois não precisaria do código de segurança, mas isso não é verdade, nunca passe os dados do seu cartão :no_entry_sign:, veja mais sobre como se proteger de golpes nesse tópico aqui.

Por fim, com um pouco de engenharia social, consegui convencer o atendente me passar o CNPJ da empresa que estava me ligando, e tive os dados da empresa de telemarketing que falava em nome dessa SV3 Multivantagens.

E aqui chegamos ao objetivo final do tópico, como denunciar, um formulário está disponível com o link abaixo.

:point_right: denuncia-telemarketing.mj.gov.br

Algumas informações são solicitadas para ajudar nas investigações, como o nome da empresa, telefone, e por fim o CNPJ da empresa de telemarketing.

A empresa denunciada estará sujeita à multa diária de R$1.000,00 (mil reais), que pode chegar a R$13 milhões caso seja condenada :clap:

Abraços e vamos batalhar contra essas ligações :crossed_swords:

41 curtidas

Obrigado por compartilhar esse conhecimento, @ree :purple_heart:

Partiu! Certamente usarei, é muito incoveniente essas chamadas indesejadas e por aqui o que mais tem quando ligam é ficar em silêncio e depois de alguns segundos desligam.

21 curtidas

Muito obrigado @ree por trazer essa informação, me cadastrei no não perturbe, mas é insuficiente de vez enquanto ainda aparecem umas ligações perturbando. Outro tipo de ligação indesejada são de cobranças de pessoas que você nunca ouviu falar, mesmo falando que você não sabe quem é e que não conhece ainda insistem em te perturbar.

17 curtidas

Obrigado por compartilhar conosco, @ree :pray:t3::hugs:

16 curtidas

No meu caso, felizmente meu discador do Google esta sendo eficaz no bloqueio dessas ligações. Eu simplesmente não preciso fazer quase nada, além de denunciar as raras ligações que passam o crivo do App. :sparkles::ok_hand:

11 curtidas

Show…não sabia onde denunciar. Obrigada pelo tópico.

11 curtidas

Muito obrigado por compartilhar essa informação @ree!.

É muito importante essas ferramentas que combatem o nível de spam e ligações indesejadas de muitos call centers e operadoras de forma geral.

Porém também utilizei os serviços como o não perturbe e diversos outros que prometem o bloqueio total dessas chamadas, porém sabemos que na prática não funciona tão bem assim infelizmente, pois, vez ou outra ainda recebia ligações mesmo solicitando o bloqueio da mesma.

Porém a única coisa que pra mim funcionou de vez é o discador do Google que bloqueia permanente essas chamadas indesejáveis, mas vale o alerta para aqueles que não querem ser perturbados.

  • vamos batalhar contra essa ligações!
14 curtidas

Ta aí, gostei @ree. Todo mundo deveria fazer isso, assim esse pessoal de telemarketing pensaria bem antes de ficar nos perturbando.

Obg pelo tópico, sempre é bom ler esses alertas! :purple_heart::hugs::hugs::hugs:

10 curtidas

Valeu @ree, tópico super oportuno, pra mim foi bom saber deste processo para denunciar.

Obrigadão viu :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

13 curtidas

Obrigado @ree e muita paciência! kkkkkkkk

9 curtidas

Grande @ree :fist_right::fist_left:

Seguimos bloqueando e denunciando essas chamadas! :x:

Valeu pelo tópico! :white_check_mark:

:metal::metal::metal::metal:

9 curtidas

Mas essa prática é muito antiga. Isso eu já sabia a muito tempo.

1 curtida

Meu amigo @ree tenho um ódio dessas chamadas que ja fiz de tudo para bloquear, algumas ainda passam mas ai bloqueio e ja denúncio como spam.

Valeu por compartilhar :v:

8 curtidas

Agora eles me pagam!!! :smiling_imp:

7 curtidas

Que bom. Parabéns :clap:t3:

5 curtidas

Não sabia desse site! Valeu @ree :handshake:

9 curtidas

@ree muito obrigada por trazer esse conhecimento para nós, acredito que a maioria não sabia disso.
Eu também já estou incomodada com essa situação. Recebo ligações no celular e no fixo, durante o dia inteiro. Não há quem aguente isso :disappointed_relieved:
Precisamos mesmo tomar medidas.

13 curtidas

Arrasou no conteúdo, Re!
Esse tipo de informação é sempre muito útil :clap:

14 curtidas

Conteúdo de milhões, @ree!! Tópico favoritado para usar na primeira ligação de telemarketing ilegal! :heavy_check_mark:

11 curtidas

Boaa, não sabia desse canal de denúncia, favoritado para a posterioridade. Muito obrigado @ree
Uma ação que alguns dizem não adiantar, mas que, para mim reduziu bem o número de ligações ofertando serviços é o cadastro no Não me perturbe
Toda medida é válida!

9 curtidas