Olá NuCommunity!
Provavelmente alguns de vocês já devem ter recebido ligações de telemarketing indesejadas, que se utilizam de robôs para desligar em seguida
Durante essa semana venho recebendo ligações de uma empresa que se titula “SV3 Multivantagens”, a chamada é realizada por um número de telefone inexistente mas com o DDD do meu estado, essa técnica é muito utilizada para desviar de apps bloqueadores de ligações, e também aumentar nosso interesse em atender, levando a acreditar ser algum parente ou amigo que não está registrado na agenda de contato.
A utilização de robôs, é para saber se estamos disponíveis antes de repassar ao atendente, são disparadas várias ligações e ao atender a ligação cai, mas em seguida recebemos uma segunda chamada já com um atendente na linha.
As ligações de telemarketing são obrigatórias vir com o prefixo 0303, logo esses meios são considerados ilegais, e estão finalmente recebendo atenção da SENACON, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
Durante a ligação com o representante da empresa, foi me perguntado se possuo um cartão de bandeira Mastercard, Visa ou ELO, e em seguida perguntam dados sobre o cartão como a data de validade, e até mesmo os números , com objetivo de me ofertar cashbacks, brindes e etc.
Ainda se utilizam da justificativa, que com esses dados não seria possível realizar uma fraude pois não precisaria do código de segurança, mas isso não é verdade, nunca passe os dados do seu cartão , veja mais sobre como se proteger de golpes nesse tópico aqui.
Por fim, com um pouco de engenharia social, consegui convencer o atendente me passar o CNPJ da empresa que estava me ligando, e tive os dados da empresa de telemarketing que falava em nome dessa SV3 Multivantagens.
E aqui chegamos ao objetivo final do tópico, como denunciar, um formulário está disponível com o link abaixo.
denuncia-telemarketing.mj.gov.br
Algumas informações são solicitadas para ajudar nas investigações, como o nome da empresa, telefone, e por fim o CNPJ da empresa de telemarketing.
A empresa denunciada estará sujeita à multa diária de R$1.000,00 (mil reais), que pode chegar a R$13 milhões caso seja condenada
Abraços e vamos batalhar contra essas ligações