Como é feita a escolha de qual investimento o $$$ sai?

Olá pessoal,

Quando acessamos a POSIÇÃO DETALHADA dos rendimentos da NuConta, vemos que o saldo total está separado em cada depósito feito nas suas respectivas datas. Ou seja, há vários investimentos que, somados, geram o saldo total da NuConta.

Quando vemos mais informações de cada um desses investimentos, vemos a data dele, seu valor inicial depositado, os saques já feitos nele, o rendimento apenas desse investimento, o valor do Imposto de Renda e o IOF.

Com isso, fiquei com uma dúvida: Como o NuBank escolhe de qual desses depósitos irá retirar dinheiro quando fazemos uma compra, por exemplo, no débito?

Pois eu vi que alguns investimentos com menos de 1 mês já tiveram saque, sendo que outros com mais de 1 mês ainda têm saldos positivos; o que me preocupa, pois saques em investimentos de menos de 1 mês geram iOF, que não serão devolvidos.

6 Curtidas

Também quero saber como funciona

Bem vindo @Luxiat

1 Curtida

Ja esclareci essa duvida pelo chat e a resposta foi: sempre o que for mais vantajoso pro cliente

1 Curtida

pelo que pude constatar na função guardar dinheiro ele sempre vai usar o saldo mais antigo e pagamento, transferência, etc. ele uso o dinheiro depositado mais recente.
digamos que você vê que tem montantes de dinheiro na conta

  • 50,00$
  • 1000,00$
  • 200,00$

se você de deseja guardar 200$ ele vai usar o 50 mais 150 dos 1000 reais. mesma coisa para digamos pagar o cartão de 600$, vai usar os 200 mais 400 dos 1000 reais

2 Curtidas

Seja bem vindo @Luxiat a comunidade

1 Curtida

O resgate sempre vai ser do depósito mais vantajoso. O que quase sempre resulta no depósito mais recente :wink:

1 Curtida

Mas não faz sentido o mais vantajoso ser o mais recente, pois se for um depósito com menos de 1 mês aí o saque deste depósito gera IOF que não será estornado. Então seria mais lógico sacar de um valor que já não tenha mais IOF.

Pelo menos na minha cabeça faz mais sentido sacar de valores antigos por causa disso. A menos que tenha outro motivo que eu desconheça, fora o IOF.

Tanto o IOF como o IR cobrados sobre o rendimento são regressivos. Quanto mais tempo o depósito tem, menores os impostos são.

O depósito que você fez há um ano atrás tem rendimentos com incidência de impostos bem menores do que o que você fez na semana passada.

Logo, é melhor não mexer no depósito antigo, cujo a incidência de impostos é bem menor e consequentemente vai ter dar mais retorno. Melhor resgatar do mais recente, que ainda está na incidência máxima de IOF e IR :wink:

2 Curtidas

2 Curtidas

Verdade, acabei não considerando o IR.
E o percentual do IR é bem maior que o do IOF, por isso às vezes compensa mais tirar de depósitos mais novos.
Muito obrigado, pessoal! :wink:

@Luxiat Disponha :wink:

1 Curtida