Como é feita a escolha de qual investimento o $$$ sai?

Olá pessoal,

Quando acessamos a POSIÇÃO DETALHADA dos rendimentos da NuConta, vemos que o saldo total está separado em cada depósito feito nas suas respectivas datas. Ou seja, há vários investimentos que, somados, geram o saldo total da NuConta.

Quando vemos mais informações de cada um desses investimentos, vemos a data dele, seu valor inicial depositado, os saques já feitos nele, o rendimento apenas desse investimento, o valor do Imposto de Renda e o IOF.

Com isso, fiquei com uma dúvida: Como o NuBank escolhe de qual desses depósitos irá retirar dinheiro quando fazemos uma compra, por exemplo, no débito?

Pois eu vi que alguns investimentos com menos de 1 mês já tiveram saque, sendo que outros com mais de 1 mês ainda têm saldos positivos; o que me preocupa, pois saques em investimentos de menos de 1 mês geram iOF, que não serão devolvidos.

7 curtidas

Também quero saber como funciona

Bem vindo @Luxiat

1 curtida

Ja esclareci essa duvida pelo chat e a resposta foi: sempre o que for mais vantajoso pro cliente

2 curtidas

pelo que pude constatar na função guardar dinheiro ele sempre vai usar o saldo mais antigo e pagamento, transferência, etc. ele uso o dinheiro depositado mais recente.
digamos que você vê que tem montantes de dinheiro na conta

  • 50,00$
  • 1000,00$
  • 200,00$

se você de deseja guardar 200$ ele vai usar o 50 mais 150 dos 1000 reais. mesma coisa para digamos pagar o cartão de 600$, vai usar os 200 mais 400 dos 1000 reais

3 curtidas

Seja bem vindo @Luxiat a comunidade

1 curtida

O resgate sempre vai ser do depósito mais vantajoso. O que quase sempre resulta no depósito mais recente :wink:

1 curtida

Mas não faz sentido o mais vantajoso ser o mais recente, pois se for um depósito com menos de 1 mês aí o saque deste depósito gera IOF que não será estornado. Então seria mais lógico sacar de um valor que já não tenha mais IOF.

Pelo menos na minha cabeça faz mais sentido sacar de valores antigos por causa disso. A menos que tenha outro motivo que eu desconheça, fora o IOF.

2 curtidas

Tanto o IOF como o IR cobrados sobre o rendimento são regressivos. Quanto mais tempo o depósito tem, menores os impostos são.

O depósito que você fez há um ano atrás tem rendimentos com incidência de impostos bem menores do que o que você fez na semana passada.

Logo, é melhor não mexer no depósito antigo, cujo a incidência de impostos é bem menor e consequentemente vai ter dar mais retorno. Melhor resgatar do mais recente, que ainda está na incidência máxima de IOF e IR :wink:

4 curtidas

4 curtidas

Verdade, acabei não considerando o IR.
E o percentual do IR é bem maior que o do IOF, por isso às vezes compensa mais tirar de depósitos mais novos.
Muito obrigado, pessoal! :wink:

1 curtida

@Luxiat Disponha :wink:

1 curtida

Eu gostava bastante do fato do deposito mais antigo ficar lá paradinho rendendo.
Hoje pra minha surpresa fiquei sabendo via chat que essa regra mudou dia 31/03/2020.
Quando fui fazer um pagamento e o dinheiro foi sugado lá do meu depósito mais antigo…
Deveriam pelo menos ter avisado os clientes.
Eu usava o histórico dos depósitos no app pra controlar parte das finanças, agora perdi isso… :-1:

2 curtidas

Sério isso? :scream:
Printa essa resposta aqui, por favor.

Putz… oportunidade para a concorrência e, em pesquisa breve, já encontrei aplicações que rendem acima do nuconta e também com liquidez diária, só não parei para estudar as regras de retirada, que no caso de já pagarem além da CDI, já é melhor que o nuconta

1 curtida

Pessoal, tudo bem? O Nubank está sempre evoluindo para que possamos entregar produtos cada vez mais atuais e soluções práticas para nossas vidas, por isso apreciamos muito todos os feedbacks que vocês nos mandam.

Sobre a lógica, quando ocorre uma retirada de sua conta, isto é, você paga algum boleto, transfere dinheiro para alguém, recarrega seu celular ou faz uma transação na função débito, o dinheiro agora sai do seu depósito mais antigo, que é um dos padrões utilizados no mercado, e por isso ficou mais fácil de entender. Além disso, agora é possível ter visualização mais clara disso dentro do app.

Quanto aos rendimentos, a maneira que oferecemos hoje permanece a mesma desde o principio da conta do Nubank, na qual você continua ganhando 100% do CDI.

Caso você ou qualquer outro cliente precise entender mais a fundo a respeito, entrem em contato com a gente. Estamos disponíveis 24h por meio de nossos canais de atendimento.

Um abraço.

1 curtida

@ThaliaF será que o nubank ainda não entendeu que ninguém gostou e ninguém está satisfeito com esta mudança? Pelo menos aqueles que já estão sabendo né… E também não entendem que em diversos tópicos relacionados a este assunto, já foi provado por A+B, por várias pessoas, várias hipóteses, que esta nova ordem não é vantajosa para nós clientes??? Pensando na proporção de tempo investido x rendimento x tributos… A qualquer prazo, sempre será menos vantajoso retirar o depósito mais antigo! Conforme já foi falado inúmeras vezes… Mas enfim… Só sabem dar estas respostas prontas, sem sentido, sobre uma mudança mais sem sentido ainda… e vamos lá, um dos motivos mencionados é “seguir o padrão do mercado” o quê??? Logo o NUBANK??? Cadê o conceito do nubank de ser diferente??? Que com certeza absoluta é o que mais atrai os clientes, por ser diferente! Por ser prático! Mas tudo bem, temos que nos mexer então né?! Vamos lá então! O jeito é partir para os concorrentes! Com muita pena, pois sempre gostei, indiquei e fiz muita propaganda! Lamentável! E quando mudarem novamente este sistema ou ao menos nos dar a opção de escolha, voltamos na ativa!:wink:

2 curtidas