Olá meus Roximores, tudo bom?
Vamos falar de coisa boa? O finalzinho do ano tá chegando, época de 13º, muitas compras de natal, e precisamos falar de um assunto mega importante:
Educação financeira!
Para falar sobre isso, é muito importante ter em mente uma coisa um tanto quanto simples:
O quanto entra e o quanto sai do seu bolso. O melhor jeito de você economizar dinheiro é ter um controle, fazendo anotações mesmo, do quanto você recebe e o quanto você gasta todo mês.
Criar um orçamento é um dos primeiros passos e te ajudará muito, mas é importante tomar cuidado com pequenos hábitos que nos impedem de fazer essa economia no seu dia-a-dia.
Gastar por impulso pode prejudicar muito seu orçamento e dificultar que você tenha o controle das suas finanças. Compras impulsivas são aquelas que você faz sem ter certeza de que ela cabe no seu planejamento financeiro, ou se você realmente precisa daquilo. Isso se torna um problema ainda maior quando as compras são parceladas no cartão.
Avalie sempre a necessidade do gasto. Uma boa dica é criar o hábito de sempre pesquisar preços e opções antes de finalizar uma compra - o que no mínimo, dá mais tempo pra você pensar.
-
Cheque o limite do seu cartão e o saldo em conta antes de fazer uma compra não planejada;
-
Pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito significa rolar a dívida do restante do valor para o próximo ciclo e pagá-la com juros. Isso, repetidamente, se torna a famosa “bola de neve”.
-
A opção de pagar o mínimo só deve ser considerada se você realmente estiver com dificuldades para arcar com toda a fatura. Nesse caso, é melhor pagar o mínimo ou parcelar do que deixar todo o valor da fatura em atraso. (Ah, e caso você precise parcelar sua fatura do roxinho, tá tudo bem. Lembre-se que a gente tem a opção de antecipação de parcelamento de fatura, que te dá desconto nos juros de parcelamento!)
-
Uma ótima dica na hora da compra, é sempre pedir desconto. Sim, isso mesmo. Peça aquele descontinho na hora de finalizar a compra, vai que dá certo!! A gente que é brasileiro adora um bom desconto, né? Mesmo que seja pequeno, cada centavo vale a pena!
Por que pagar parcial ou não pagar pode ser um problema?
Vale lembrar, que toda dívida em aberto, leva a cobrança de juros. Enquanto não for quitada a dívida só cresce.
Não sei por onde começar, o que faço?
Um dos primeiros passos para pôr a vida financeira em ordem é, justamente, negociar as dívidas em aberto e conseguir melhores taxas e prazos!
Então quer dizer que não posso mais gastar?
Pode sim! Ter um planejamento financeiro não significa deixar de gastar com aquilo que você gosta, pelo contrário. O planejamento funciona apenas como forma de não perder o controle das despesas e saber justamente o quanto sobra para compras “não essenciais”.
Curtiu as dicas? Conta aqui pra gente o que você faz pra economizar e manter suas finanças em dia e como vão ser as comprinhas de fim de ano!