Olá amigos do nubank,
Vou compartilhar este relato que fiz no meu blog, pode ajudar quem gosta do assunto e tem interesse em economizar uns trocados e guardar na sua NUConta.
Vou falar como economizei com serviços de telecomunicações aqui em casa, para ficar mais claro, estou me referindo a internet a cabo, tv a cabo, serviços de telefonia celular. Não estou preocupado em falar sobre determinado prestadora de serviços, o foco é a economia que foi feita.
Moro em Natal/RN e tenho várias opções de prestadoras de serviços, o que me ajudou a escolher as melhores opções.
NOSSO CENÁRIO:
TV por assinatura: SKY
Pacotes : Futebol, TV e outros
Valor mensal : R$ 182,00
TV a cabo: Cabo Telecom
Modalidade: 40 MB
Valor Mensal: R$ 229,00
Celular: Plano TIM
Observações: Ligações ilimitadas TIM para TIM e 200 minutos para outras operadoras
Valor: R$ 200,00
Valor MÉDIO Mensal: R$ 320,00 ( Quase sempre estouravamos a franquia )
Celular: Plano TIM - Pré
Observações: Ligações ilimitadas TIM para TIM
Valor Mensal: R$ 45,00 ( Gastava em créditos aproximadamente )
REVISTAS Mensais: Veja, exame e outras
Assinatura GOREAD: R$ 22,00
Neste cenário, o valor mensal era R$ 798,00 o que anualmente equivale a R$ 9.576,00
Poupar e investir não necessariamente, significa você se privar de tudo, mas sim viver de uma forma tranquila e sem gastos desnecessários.
Como resolvemos ?
Analisando os nossos hábitos aqui em casa.
TV/Assinatura
A TV por assinatura, mudamos para um plano básico, onde temos alguns canais de esportes, noticias e canais abertos que atendem ao nosso consumo. Com esta pesquisa, mudamos o nosso plano.
NOVO VALOR: R$ 29,00
INTERNET
A internet, chegamos a conclusão que a maior utilização era para consumo de vídeos Youtube, Netflix, Vimeo, etc. E mudamos a nossa velocidade para 10 MB, o que nos atendeu perfeitamente.
NOVO VALOR: R$ 75,00
CELULAR
Analisando o consumo de celular, chegamos a conclusão que o ilimitado de TIM para TIM era uma economia “psicológica”, pois o maior consumo era para outras operadoras. E com estas informações, fomos a loja da TIM e mudamos os nossos planos.
Minha esposa passou para o plano TIM/1000 minutos para qualquer operadora, pois ela usa muito o telefone para trabalho e liga para outros estados, sendo celular e fixo. Este plano permite ligações para telefones fixos, celulares de qualquer lugar e operadora, até o limite de 1000 minutos, o que é um valor suficiente no nosso caso. E com 3 GB de internet.
Eu deixei de usar o plano pré, ou seja, não ligo ilimitado de TIM para TIM, mudei para o controle 500 minutos, que posso ligar para qualquer lugar do Brasil, seja fixo ou celular e seja de qualquer operadora e com a franquia de 1,5 GB de internet.
NOVOS VALORES:
TIM/1000 minutos - 3GB de internet: R$ 101,00
TIM/500 minutos - 1 GB internet: R$ 39,90
Como bônus, ganhamos o acesso ilimitado a mais de 100 revistas, através do Banca Virtual TIM, o que nos levou a economizar com a compra de revistas. Pois temos acesso a Veja, Istoé Dinheiro, Exame e outras.
REVISTAS MENSAIS
Começamos a usar o plano que vem de bônus na TIM e este custo deixou de existir.
NOVOS VALORES:
TIM Banco Virtual: R$ 0,00 ( Incluido no plano )
Neste cenário, o valor mensal ficou em R$ 244,90 o que anualmente equivale a R$ 2.938,80
A lição que ficou para mim, que é muito importante sempre analisar os valores dos serviços que usa, pois muitas vezes pagamos muito por um serviço que usamos muito pouco. E são valores que no longo prazo representam uma quantia considerável.
RESUMINDO:
SKY: Mudamos para um plano menor e realmente estamos consumindo o que realmente assistimos.
INTERNET A CABO: Mudamos para um plano menor, que não sentimos qualquer diferença em relação ao conteúdo que usamos vamos antes e tivemos uma economia muito boa.
TIM: Mudamos os nossos planos, deixamos de usar o ilimitado e passamos a ter o conforto de ligar para qualquer operadora e tipo de telefone ( fixo/celular ) e tivemos uma bela redução da conta.
Comparativo
Serviço | Valor Mensal | Novo Mensal |
---|---|---|
SKY | R$ 182,00 | R$ 29,00 |
INTERNET | R$ 229,00 | R$ 75,00 |
TIM - Pós | R$ 320,00 | R$ 101,00 |
TIM - Pré | R$ 45,00 | R$ 39,90 |
TOTAL MENSAL | R$ 798,00 | R$ 244,90 |
Anualmente o valor era R$ 798,00 x 12 = R$ 9.576,00
Anualmente o valor passou a ser R$ 244,00 x 12 = R$ 2.938,00
A economia anual foi de 9.576,00 - 2.938,00 = R$ 6.638,00
Bem, espero que este post tenha lhe ajudado de alguma forma a repensar, se os serviços que você paga estão de acordo o seu perfil de consumo. Coloque seus comentários e divida suas experiências conosco, para que possamos aprender juntos sobre novas de formas de economizar e melhorarmos a nossa educação financeira.