Como economizei com internet, telefone e revistas [ relato pessoal ]

Olá amigos do nubank,

Vou compartilhar este relato que fiz no meu blog, pode ajudar quem gosta do assunto e tem interesse em economizar uns trocados e guardar na sua NUConta.

Vou falar como economizei com serviços de telecomunicações aqui em casa, para ficar mais claro, estou me referindo a internet a cabo, tv a cabo, serviços de telefonia celular. Não estou preocupado em falar sobre determinado prestadora de serviços, o foco é a economia que foi feita.

Moro em Natal/RN e tenho várias opções de prestadoras de serviços, o que me ajudou a escolher as melhores opções.

NOSSO CENÁRIO:

TV por assinatura: SKY
Pacotes : Futebol, TV e outros
Valor mensal : R$ 182,00

TV a cabo: Cabo Telecom
Modalidade: 40 MB
Valor Mensal: R$ 229,00

Celular: Plano TIM
Observações: Ligações ilimitadas TIM para TIM e 200 minutos para outras operadoras
Valor: R$ 200,00
Valor MÉDIO Mensal: R$ 320,00 ( Quase sempre estouravamos a franquia )

Celular: Plano TIM - Pré
Observações: Ligações ilimitadas TIM para TIM
Valor Mensal: R$ 45,00 ( Gastava em créditos aproximadamente )

REVISTAS Mensais: Veja, exame e outras
Assinatura GOREAD: R$ 22,00

Neste cenário, o valor mensal era R$ 798,00 o que anualmente equivale a R$ 9.576,00

Poupar e investir não necessariamente, significa você se privar de tudo, mas sim viver de uma forma tranquila e sem gastos desnecessários.

Como resolvemos ?

Analisando os nossos hábitos aqui em casa.

TV/Assinatura
A TV por assinatura, mudamos para um plano básico, onde temos alguns canais de esportes, noticias e canais abertos que atendem ao nosso consumo. Com esta pesquisa, mudamos o nosso plano.
NOVO VALOR: R$ 29,00

INTERNET
A internet, chegamos a conclusão que a maior utilização era para consumo de vídeos Youtube, Netflix, Vimeo, etc. E mudamos a nossa velocidade para 10 MB, o que nos atendeu perfeitamente.
NOVO VALOR: R$ 75,00

CELULAR
Analisando o consumo de celular, chegamos a conclusão que o ilimitado de TIM para TIM era uma economia “psicológica”, pois o maior consumo era para outras operadoras. E com estas informações, fomos a loja da TIM e mudamos os nossos planos.

Minha esposa passou para o plano TIM/1000 minutos para qualquer operadora, pois ela usa muito o telefone para trabalho e liga para outros estados, sendo celular e fixo. Este plano permite ligações para telefones fixos, celulares de qualquer lugar e operadora, até o limite de 1000 minutos, o que é um valor suficiente no nosso caso. E com 3 GB de internet.

Eu deixei de usar o plano pré, ou seja, não ligo ilimitado de TIM para TIM, mudei para o controle 500 minutos, que posso ligar para qualquer lugar do Brasil, seja fixo ou celular e seja de qualquer operadora e com a franquia de 1,5 GB de internet.

NOVOS VALORES:
TIM/1000 minutos - 3GB de internet: R$ 101,00
TIM/500 minutos - 1 GB internet: R$ 39,90

Como bônus, ganhamos o acesso ilimitado a mais de 100 revistas, através do Banca Virtual TIM, o que nos levou a economizar com a compra de revistas. Pois temos acesso a Veja, Istoé Dinheiro, Exame e outras.

REVISTAS MENSAIS
Começamos a usar o plano que vem de bônus na TIM e este custo deixou de existir.

NOVOS VALORES:
TIM Banco Virtual: R$ 0,00 ( Incluido no plano )

Neste cenário, o valor mensal ficou em R$ 244,90 o que anualmente equivale a R$ 2.938,80

A lição que ficou para mim, que é muito importante sempre analisar os valores dos serviços que usa, pois muitas vezes pagamos muito por um serviço que usamos muito pouco. E são valores que no longo prazo representam uma quantia considerável.

RESUMINDO:

SKY: Mudamos para um plano menor e realmente estamos consumindo o que realmente assistimos.
INTERNET A CABO: Mudamos para um plano menor, que não sentimos qualquer diferença em relação ao conteúdo que usamos vamos antes e tivemos uma economia muito boa.
TIM: Mudamos os nossos planos, deixamos de usar o ilimitado e passamos a ter o conforto de ligar para qualquer operadora e tipo de telefone ( fixo/celular ) e tivemos uma bela redução da conta.

Comparativo

Serviço Valor Mensal Novo Mensal
SKY R$ 182,00 R$ 29,00
INTERNET R$ 229,00 R$ 75,00
TIM - Pós R$ 320,00 R$ 101,00
TIM - Pré R$ 45,00 R$ 39,90
TOTAL MENSAL R$ 798,00 R$ 244,90

Anualmente o valor era R$ 798,00 x 12 = R$ 9.576,00
Anualmente o valor passou a ser R$ 244,00 x 12 = R$ 2.938,00

A economia anual foi de 9.576,00 - 2.938,00 = R$ 6.638,00

Bem, espero que este post tenha lhe ajudado de alguma forma a repensar, se os serviços que você paga estão de acordo o seu perfil de consumo. Coloque seus comentários e divida suas experiências conosco, para que possamos aprender juntos sobre novas de formas de economizar e melhorarmos a nossa educação financeira.

15 curtidas

Que bom, continue sempre assim!!! :relaxed:

1 curtida

Parabéns pela excelente economia a longo prazo! :clap:t2:

1 curtida

Boas dicas, o legal é sempre ligar no atendimento pra ver se eles fazem um preço mais camarada, esses tempos atrás eu fui trocar de NET pra Telefônica, liguei lá solicitando se era possível diminuir os valores do pacote ou migrar pra um mais básico e falaram que o mais básico era X, como eu não queria o X eu solicitei o cancelamento, nisso surgiu um outro plano que era superior e mais barato que o plano X (nos 12 primeiros meses), aí sai na vantagem.

Também é bom pesquisar, hoje com portabilidade telefônica dá pra escolher a operadora que melhor te atenda.

1 curtida

É verdade, este mês, eu vou rever estes procedimentos, porque já surgiram novos planos e outras melhorias podem ser feitas. Acho importante economizar, mas sem perder a qualidade, usar o que realmente consome de forma sábia. Estou tentando melhorar neste aspecto a cada dia. Você tem razão, pesquisar sempre é de suma importância.

1 curtida

O site Melhor Plano é uma ótima ferramenta nessa empreitada… acredito que já seja conhecido pelo pessoal.

Vi que você sacrificou alguns serviços como a banda larga (internet) e planos de dados… acredito que dá pra melhorar um pouco sem sacrificar os serviços.

:+1:

Eu sempre faço isso, apesar de não usar o fixo tem um plano ilimitado para celular e fixo de qualquer operadora e lugar + 15mb de internet por R$81,00.

Sempre é bom economizar, faz tempo que não assisto nada na TV, uso mais os serviços de streaming e só assino quando tem algo que eu quero.

Muito intuitivo.

É isso ai, utilizar apenas o necessario, não precisar usar o mais caro somente para dizer que tem mais, enquanto não condiz com a atual realidade!

Simples é mais!

1 curtida

sim realmente