Como escolher um investimento? Confira as dicas

Quer dar o primeiro passo para começar a investir, mas bateu aquela dúvida suuuuper comum na hora de escolher o investimento para aplicar seu dinheiro?

Perguntas como: “qual é o melhor investimento pro meu perfil?”, “quanto devo investir?”, “quando posso resgatar?” e entre outras são bem comuns antes de tomar uma decisão.

Vem cá, e se liga nas dicas que preparamos para te ajudar!

Dica 1: Perfil de Investidor :mag_right:

Antes de começar a investir, entenda o nível de risco que está disposto a correr. Existem milhares de possibilidades na hora de escolher um investimento, e o perfil de investidor vai te ajudar a identificar suas características.

Por exemplo, se você possui um perfil mais conservador, não faz sentido investir em ações, que são mais arriscadas, beleza? Então faça o teste e siga o seu perfil!

Quer saber qual é o seu perfil de investidor? Clique aqui

Dica 2: Valor :money_with_wings:

Quanto você pode investir por mês? Ter uma reserva de emergência pode te ajudar na hora de definir a quantia dedicada aos investimentos. O valor também vai te direcionar ao tipo de investimento adequado para o seu bolso!

Lembrete amigo: não precisa ter muito dinheiro para começar a investir, existem opções acessíveis a partir de R$ 1.

Dica 3: Liquidez

Outro ponto muito importante é entender o seu objetivo na hora de investir, assim como o prazo de retorno (rentabilidade no longo, curto prazo, ou até mesmo um resgate antecipado).

É aqui que entra a liquidez, ou seja, a facilidade para resgatar o investimento quando precisar.

Dica 4: Imposto de Renda

Outra dica que pode te ajudar a entender se aquele investimento é ou não para você: saber quanto incide de imposto.

Esse é um fator essencial na hora de escolher um investimento. Existem opções sem Imposto de Renda como: LCI, LCA, CRI, CRA etc.

Dica 5 - Educação Financeira

Por fim, a última dica! A educação financeira é fundamental para te ajudar na hora de investir, e aqui na NuInvest você encontra carteiras recomendadas mensais, conteúdos descomplicados, além de lives semanais para tirar suas dúvidas!

28 curtidas

O maior erro do investidor iniciante é achar que vai colocar uma grana e ganhar 5x. Investir é um processo que apenas vai rentabilizar seu dinheiro, o que te dá grana mesmo é trabalhar.

Trabalhar > Aportar > Reinvestir.

10 curtidas