Ok, desisti dos artigos do Nubank e fui ler o contrato diretamente.
Nubank - Finalmente você no controle do seu dinheiro>
Você poderá ser isento da tarifa de Mensalidade caso: (i) atinja no último mês gastos igual ou superior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) no Cartão Nubank Ultravioleta Função Crédito; (ii) atinja média mensal de gastos igual ou superior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) nos últimos três meses de gastos no Cartão Nubank Ultravioleta Função Crédito; ou (ii) possua ao menos R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) em investimentos junto ao Nubank e/ ou à Nu Invest, considerando-se a movimentação ocorrida nos 30 últimos dias antes da data de cobrança da Mensalidade.
Excepcionalmente para os clientes que não possuem 3 meses de utilização do Cartão Nubank Ultravioleta, para a regra (ii) mencionada acima, no primeiro mês será considerado o período dos últimos 30 dias e para o segundo mês, os últimos 60 dias.
BTW, esse artigo abaixo, do nubank, é misleading
https://blog.nubank.com.br/nubank-ultravioleta-respondemos-9-duvidas/
- Como é calculado o meu gasto mensal?
A cobrança ou isenção da mensalidade do Nubank Ultravioleta será realizada 30 dias após ativação do seu cartão. Para ser isento da mensalidade por uso do crédito, portanto, você precisa ter um gasto mensal de R$ 5 mil. O cálculo inclui a soma dos seus gastos na função de crédito dos últimos 29 dias para saber se você atingiu um gasto de R$ 5 mil. Essa verificação terá como referência o dia da ativação do cartão.
O mais curioso é que nesse post antigo parece que o artigo estava correto/identico ao contrato mas foi alterado por essa versão acima.
Enfim, parece que após meu terceiro mês o nubank vai considerar minha média de gastos, só que isso não está claro nem nos artigos do nubank nem no aplicativo, vou aguardar para ver. Isso só é meio decepcionante, pra uma empresa que diz presar pela transparência, pra mim foi um saquinho achar essa informação (ta certo que sou um idiota, deveria ter ido logo para o contrato).