Como funciona o desconto do Imposto de renda na Nuconta?

Olá, Nucommunity!

Estou com algumas dúvidas sobre a incidência do IR na Nuconta.

  1. O valores que o Nubank mostra como sendo de IR são na verdade provisionamentos, correto?
  2. Sendo provisionamento, então esses valores vão se tornando menores a medida que o tempo de aplicação aumenta e caímos na alíquota, correto?

Vamos considerar as aliquotas atuais, conforme abaixo.

|Entre 0 e 180 dias|22,5%|
|Entre 181 e 360 dias|20%|
|Entre 361 e 720 dias|17,5%|
|Mais de 720 dias|15%|

Tem um trecho do blog do Nubank que me deixou um pouco confuso:

→ "Todos depósitos realizados na conta do Nubank vencem após o depósito completar 720 dias. Assim que eles vencem, o valor é automaticamente reinvestido como uma nova entrada. Isso significa que, na data de vencimento, o depósito será reinvestido junto com os rendimentos que ele teve até aquela data –fazendo com que a incidência do Imposto de Renda comece a contar desde o início, pelo fato de tratar-se de uma nova entrada.

Exemplo: Um cliente deposita R$ 5.000 na conta do Nubank e deixa ele rendendo por 720 dias, gerando um rendimento de R$ 500. Na data de vencimento, o valor de R$ 5.500 (R$ 5.000 depositados + R$ 500 de rendimento) será reinvestido na sua conta. Dessa forma, o prazo de aplicação recomeça do dia 1." ←

Não entendi muito bem esse trecho. Considerando as aliquotas atuais, após 720 dias o rendimento daquele valor aplicado estará com a incidência mínima do IR, que é de 15%, correto? E aí o Nubank reaplica ele integralmente, recontando do zero? Inclusive os 5000 que já estavam aplicados há mais de 720 dias passa a recontar do zero, como se fosse uma nova aplicação?

É isso mesmo, pessoal?

2 curtidas

Boa noite @Julio_Sposito.

O Imposto de renda só incide de fato quando ocorrer o resgate total ou parcial do investimento, por isso o valor do imposto de renda fica como provisionado. O mesmo pode ser visto com o IOF, ele é isento se manter a aplicação por mais de trinta dias.

Sim, conforme o passar dos prazos, 180, 360… a aliquota vai diminuindo.

Importante lembrar que a cada aporte, este novo começa a contar do dia 1 e não acompanha os anteriormente feitos.

Referente a data de vencimento é comum ocorrer, passado os 720 dias o valor retorna para sua conta (com rendimentos menos o imposto de renda) .como vencida e liquidada a operação.

5 curtidas

É quase isso.
O saldo da aplicação é resgatado automaticamente no vencimento, deduzido o imposto de 15% sobre o rendimento e o montante restante é reaplicado, reiniciando a contagem do prazo.

13 curtidas

Boa noite, desculpa mas segundo o blog da Nubank e informações no app, não é isso que aparenta, me corrija se eu estiver errado mas parece ter 2 inconsistências:

1 - O IR cobrado nunca chega a ser de 15% de fato, já que 15% é acima de 720 dias e todos os RDB’s da nubank tem duration de 720 (fonte: https://blog.nubank.com.br/ir-conta-do-nubank/)

De 361 a 720 dias: 17,5%

Todos depósitos realizados na conta do Nubank vencem após o depósito completar 720 dias. Assim que eles vencem, o valor é automaticamente reinvestido como uma nova entrada. Isso significa que, na data de vencimento, o depósito será reinvestido junto com os rendimentos que ele teve até aquela data –fazendo com que a incidência do Imposto de Renda comece a contar desde o início, pelo fato de tratar-se de uma nova entrada.

2 - O IR não é cobrado no resgate segundo o mesmo blog, mas sim logo que seu dinheiro começa a render (após os 30 dias). Esse eu não tenho como bater no meu app pois não tenho depositos com + de 6 meses para bater o IR/Rendimento Bruto e chegar no % de fato. (fonte: https://blog.nubank.com.br/ir-conta-do-nubank/)

Pelo blog reforçar que o saldo que aparece na conta já é líquido me faz pressupor que o IR já foi “debitado” e que somente será cobrado a alíquota de 20% no dia 181 para frente sobre o rendimento diariamente.

Meu entendimento está correto?

Abraços!

1 curtida

Olá, @Koioter!

Não faria nenhum sentido uma aplicação vencer uma dia antes da data da redução da alíquota - ninguém investiria nesse papel. É o padrão do mercado para 720, 360 ou 180 dias, pois o resgate automático ocorre no dia seguinte.

O IR é provisionado diariamente em qualquer aplicação com liquidez diária. A informação do blog está truncada. Nada será cobrado se não houver resgate.

5 curtidas

Olá, @Koioter, seja bem-vindo(a) à nossa comunidade!

O @LuckPass já respondeu, mas apenas reforçando a questão do prazo dos depósitos:

Perceba que o texto do blog que você citou é o seguinte:

Você mesmo pode conferir os prazos dos depósitos fazendo o seguinte caminho a partir da tela inicial do app:
ContaRendimento total da contaLista de depósitos

A título de exemplo, nesta tela eu estou com dois depósitos ativos na conta, um em 01/08/2023, com vencimento em 23/07/2025 (722 dias), e o outro em 03/08/2023, com vencimento em 25/07/2025 (também 722 dias).

5 curtidas

Certo, muito obrigado pelo esclarecimento!!
@FernandoLacerda e @LuckPass
Acho que esse blog poderia ser levemente ajustado pra não deixar algumas dúvidas, mas tá ótimo, obrigado novamente.

3 curtidas