Como guardar dinheiro? Conheça a chave do sucesso!

Olá, Comunidade

Hoje trago um assunto que amo escrever, mas que às vezes é um pouco delicado para as pessoas. Sim, estou falando de economizar (ou guardar, ou poupar… São tantos nomes 😝)

Veja que, mais importante do que o nome, é saber a estratégia correta para saber como guardar dinheiro. Existe uma chave do sucesso e eu quero te mostrar qual é ela. Quem sabe você não começa a buscar o seu primeiro MILHÃO com ela???


A verdadeira chave do sucesso! (Clique aqui)
Que bom que você clicou! Vou logo dizendo que não existe fórmula mágica, infelizmente. Mas o que eu quero compartilhar é uma lição que aprendi com meus pais e avós.

Meus velhos sempre me disseram isso e só hoje eu consigo enxergar: qualquer que seja a nossa situação no momento, sempre temos algo a aprender com ela.

Ou seja: qualquer que seja o PERRENGUE, todos nós temos uma lição para tirar dele. Isso vale para qualquer coisa, seja algo que te incomoda ou uma pessoa que te chateou.

Sim, todos nós temos problemas com ambientes que não agradam a todo momento. E isso é normal, sabe? O que não é normal, e nem saudável, é fugir dos problemas. A fuga não vai te levar a lugar nenhum, e nem te ensinar algo.

Vocês já viram o filme “Karate Kid”, com Jackie Chan?

Tem uma parte que ele, Jackie, tenta ensinar uma lição ao filho do ator Will Smith repetindo a frase “tira casaco, bota casaco, tira casaco, bota casaco…". No início, o adolescente não entende o motivo. Mas a resposta da repetição veio em seguida:

https://www.youtube.com/watch?v=KR6I4gPCDGk&t=1s


E aí está a chave do sucesso.

Para começar a guardar dinheiro, você deve aprender a ser o seu próprio mestre. Existem algumas lições que eu tirei desse filme, que me ajudaram a encontrar o método do sucesso:

  • Repetição é da vida;
  • Disciplina é Repetição;
  • Autocontrole é disciplina;
  • E conhecimento é ter autocontrole.

Eu poderia (e até vou kkk) dizer pra você “faz isso ou aquilo”, mas só funciona se você realmente quiser. E não é tão fácil como nos filmes, tá?

Posso demonstrar 1001 maneiras de como economizar, mas o que vai te mudar mesmo é algo que só você consegue treinar. Chama-se mentalidade.

Já ouviu a frase "o produto é o caminho do meio”? Nas suas finanças pessoais, o método é o mesmo. O que muda é o produto: você. Não tem fórmula, não tem jeitinho… Você, apenas você é quem PAGA AS SUAS CONTAS. Por isso, somente você pode ir em busca das ferramentas para realizar os seus sonhos.


Agora que você já sabe a chave do sucesso, eu tenho algumas dicas extras sobre como ganhar mais em menos tempo.

1° Regra: transforme sua mentalidade.

  • Achar que o gramado do vizinho é sempre mais verde é um grande erro. Na vida, todos tem problemas (até os ricos). E a grande riqueza não está no material, mas sim em aprender com os erros, pedir desculpas e buscar ser uma pessoa melhor. E pode ser que você falhe, tá tudo bem. O importante é ser resiliente nos desafios.

2° Regra: Construa, reconstrua os seus objetivos.

  • Todo dia, todo erro é uma lição. Só vai saber se tentar e falhar. Recomece quantas vezes for preciso.

3° Regra: Faça o básico bem feito

  • Essa frase é da Cris Junqueira. Fazer o básico bem feito é sobre dar atenção ao que realmente importa na sua vida.

Bora, economizar? Vem comigo!

Então, prepare-se para uma jornada épica em busca da economia e do controle total sobre seu dinheiro.

Neste guia, apresento simples ferramentas para guardar dinheiro, identificar gastos desnecessários e transformar a sua relação com as finanças.

Como economizar dinheiro: 4 passos de mestre

1. Definir metas: determine seus objetivos financeiros, sejam eles sonhos grandiosos ou conquistas mais simples;
2. Crie um orçamento: trace um plano para seus gastos, dividindo sua renda entre necessidades e desejos;
3. Reduza custos: elimine os gastos desnecessários e busque alternativas mais econômicas;
4. Aumente a sua renda: explore novas fontes de renda para impulsionar as suas economias.

Aplique o que o Mestre Mandou:

  • Método 50/30/20
Distribua a sua renda em três partes: 50% para necessidades básicas, 30% para desejos e sonhos pessoais e 20% para investimentos, como aposentadoria e reserva de emergência.

→ Saiba mais: Método 50 30 20: Passo a passo

  • Regra dos 30 dias
Antes de comprar algo por impulso, aguarde 30 dias. Se ainda desejar após esse período, talvez seja um investimento válido. Se não, seria apenas um enfeite que não te gerará nenhum benefício.
  • Te desafie
Crie pequenos desafios para si mesmo. Eles vão te dar um propósito. Seja ele financeiro, como “vou juntar R$100,00 todo mês até o final do ano” ou pessoais, como investir na saúde ou no seu lazer, tirando um dia no parque com a família toda a semana, entre outros… Se liberte e crie a sua motivação.
  • Use os aplicativos a seu favor
Utilize ferramentas que te ajudem a gerenciar as suas finanças, seja no celular ou computador. Da sua maneira, do jeito que se sentir confortável. E se quiser te desafiar, busque vídeos no youtube e aprenda como criar uma planilha ou tire suas dúvidas aqui na comunidade. E em último caso, anote em um caderno. O importante é não fazer contas mentais e nem confiar na sua memória para ter esse controle, pois ela pode te enganar.

Como usar o app Nubank para guardar dinheiro?

Você já pode começar a guardar usando a sua conta! É só criar uma Caixinha do Nubank. Olha como é fácil:

→ Abra o seu app Nubank e vá no símbolo $;

→ Agora procure por Caixinhas e nomeie todas as suas metas financeiras por lá. Para cada meta, uma Caixinha. Você pode começar com reserva de emergência, aposentadoria, presentes, viagens. Dá para personalizar tudo.

Obs: Se não sabe quanto separar do seu salário, busque no texto o método 50/30/20 que ele irá te ajudar a calcular.


++ Conteúdos no blog do nubank

→ Blog (1): Como economizar em 2024? Veja 7 estratégias para testar - Fala, Nubank
→ Blog (2): Conheça hacks financeiros que te ajudam a economizar dinheiro

Saiba mais: Caixinhas do Nubank: saiba tudo sobre essa ferramenta


Para terminar, uma reflexão:

Quem você quer ser: a pessoa rica financeiramente e pobre mentalmente ou a pobre financeiramente e rica mentalmente?


Este sou euuuu!!! :thinking:

Sobre mim (Clique aqui!)

*Sobre mim: e antes que pensem o contrário, eu também não tenho dinheiro, mas aprendi a viver melhor e me preparar para o pior. Eu mesmo já fui péssimo com planilhas e ainda estou procrastinando a saúde física. Mas sempre busco me desafiar e a viver o hoje, sem me preocupar com os outros. Busco sempre tirar um tempo para as coisas que me fazem bem, além de me afastar das pessoas que não estão alinhadas com o meu propósito. Estamos juntos nessa missão.


Texto produzido por: @Lucas.R

Produtora/Redatora/Revisora em especial: @erikapaixao

25 curtidas

Parabéns pelo conteúdo! Prefiro ser uma pessoa rica mentalmente, mesmo sendo ““pobre”” financeiramente, porque com a inteligência posso construir meu patrimônio de forma responsável, não adianta ser rico financeiramente e não saber gerir o dinheiro para aumentar o patrimônio.

É a mesma coisa que dá 1 milhão na mão e sair gastando, ao invés de pensar como dobrar esse valor.

14 curtidas

Amei o tópico! Parabéns, @Lucas.R!! :clap:

Tá faltando aí a opção de rico mentalmente e financeiramente, né? :grimacing:

Mas, sem brincadeira, pode ser meio piegas, mas tem aqueles dizeres de que o nosso tesouro são a nossa família e os nossos amigos. Enfim, pra a gente atravessar a nossa vida, cabe a nós dar sentido a ela, ou será uma vida vazia, sem significado. Para mim não faz sentido atravessar essa vida sem construir relações com as outras pessoas, relações verdadeiras e plenas de significado. Com ou sem volumes de dinheiro sobrando, é nessas relações que eu vejo a verdadeira riqueza.

Agora, sem romantizar demais também, né? A riqueza financeira abre um mundo de possibilidades, amplifica para além da mera subsistência a nossa capacidade de extrair mais das experiências que a vida nos apresenta, e por isso é tão valorizada. E, para isso, as dicas trazidas no tópico sobre como poupar, lembrando que é preciso querer, que é preciso disciplina, que é preciso perseverar, são excelentes. E as Caixinhas me parecem uma ótima ferramenta para quem está começando, e seguem sendo úteis para quem já está mais avançado nessa jornada :wink:

15 curtidas

Para minha avaliação, o conhecimento vale mais que toda riqueza do mundo, o conhecimento é imenso e multifacetado e é uma base fundamental para o progresso e a prosperidade em todos os aspectos da vida. O que adianta ser rico financeiramente e ser pobre mentalmente na sua opinião…

10 curtidas

Excelente matéria @Lucas.R. Fico feliz de estar bem próximo dessas dicas. :handshake::+1::grin:

10 curtidas

Tópico enriquecedor @Lucas.R .
Obrigado pelas dicas e informações.

10 curtidas

Parabéns @Lucas.R pelo tópico!
Excelentes informações e dicas.

8 curtidas

As promoções da Shopee não me deixam cumprir a regra dos 30 dias :sweat_smile:. É sério.

Precisei levar vários sustos na vida para só depois aprender a guardar um pouco todo mês, justo agora que não sobra tanto.

Espero que o pessoal mais novo leia suas dicas e leve a sério, pois é mais fácil criar bons hábitos cedo do que sair dos mals costumes depois.

10 curtidas

Excelente material @Lucas.R .
Algumas complementações que tomei a liberdade de fazer no trecho abaixo…

  1. Definir metas: Como já dizia o gato de Cheshire em Alice no país das maravilhas: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho servirá.” Portanto, defina seus objetivos e trace planos para realizá-los.
  2. Crie um orçamento: “Conhece-te a ti mesmo”. Nas entrelinhas do orçamento doméstico podem existir “vilões”. Acabe com eles! Não esqueça que: “No pain, no gain” (Sem sacrifício, sem recompensa).
  3. Reduza custos: Bons administradores do orçamento doméstico sabem que cortes são necessários no orçamento doméstico. É um trabalho contínuo. Enxergue seu orçamento sempre no médio/longo prazo. Não pense R$ 30,00 mensais a menos, mas sim, R$ 360,00 por ano. Tem efeito pedagógico esta simples medida.
  4. Aumente a sua renda: “Tenha um plano B na sua vida”. Seja criativo e diversifique suas fontes de renda, mesmo que seja um eventual “bico”. E não esqueça que novas habilidades exigem mais atitude e conhecimento. Portanto, aprimore-se.
12 curtidas

:clap: parabéns pelo tópico rico de conhecimento e dicas! e gratidão por dividir com todos!

Acredito que todos querem ser ricos mentalmente e financeiramente.

Faltou essa tbm :point_down:

Captura de tela 2024-07-23 183604

Pobre metalmente e finaceiramente, e rico só na aparência. :roll_eyes:

11 curtidas

Parabéns pelo tópico @Lucas.R ficou muito bom.

Essa aqui é complicada einn. Eu sempre fico pensando varias vezes, se realmente eu preciso do item que vou comprar.

8 curtidas

Nossa.

1 curtida