Como guardar dinheiro em 2023?

Como guardar dinheiro em 2023?
:coin::dollar::purse:

Ei pessoal! :wave:

Aproveitando essa virada do ano, precisamos falar de um assunto muito importante para todos nós: como guardar dinheiro em 2023, prepare-se para algumas dicas de como planejar e se preparar para ter aquela reserva de emergência, seja para programar planos futuros, ou até mesmo, para realizar o sonho daquela viagem inesquecível.

Seja qual for a sua razão tudo começa a partir do hábito de guardar dinheiro💲.

Planejar a vida financeira não é uma tarefa fácil pra maioria das pessoas, e os números provam: um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria indicou que 69% dos brasileiros não conseguem guardar dinheiro no final do mês.

image

Conseguir guardar dinheiro envolve vários fatores – inclusive o de ganhar o suficiente. O problema é que mesmo quem tem uma renda que seria suficiente para pagar suas contas ainda assim tem dificuldade de fazer um planejamento financeiro. Na newsletter de hoje, a gente dá dicas práticas pra te ajudar a começar 2023 com um pouquinho mais de organização financeira e quem sabe esse é o ano em que você tira essa meta do papel? :page_with_curl:

Por isso confira abaixo 3 dicas para te auxiliar na hora de guardar aquela graninha :dollar:

3 dicas para guardar dinheiro em 2023

Dê nome às suas metas :memo:

  • Quer guardar? Então saiba para quê está guardando. Nomear suas metas ajuda a torná-las mais reais e a estabelecer onde você quer chegar, em quanto tempo e por aí vai;

Crie um orçamento :pencil2:

  • Esse é um dos passos essenciais. Entender quanto entra e quanto sai de dinheiro te fará ver se está gastando mais do que ganha, quanto gastou no cartão de crédito nos últimos três meses, quantas parcelas faltam para quitar aquela compra, entre outras informações importantes sobre o seu dinheiro;

Categorize seus gastos :dollar::heavy_dollar_sign:

  • Ao separar seus gastos em categorias, você enxerga onde dá para economizar e transformar em dinheiro guardado. Dica: divida os gastos do mês nas categorias “essenciais”, “economias para planos” e “livres”. Entenda quanto você está dedicando a cada uma e estabeleça metas mensais.

A ferramenta Organizar gastos do Nubank é uma ótima aliada na hora de conferir, gerenciar e checar as suas movimentações e despesas mensais.

confira também esses 5 passos que podem ser verdadeiros aliados na hora de salvar aquela graninha::point_down:

image

Para maiores dicas e informações de como se organizar financeiramente não deixe de conferir o link :link: abaixo: :point_down:

Outras dicas para guardar dinheiro em 2023

Guardar dinheiro em 2023: 5 ideias para te ajudar - Fala, Nubank

image

  • E você já têm o hábito de poupar e guardar dinheiro?!,
    já sabia dessas dicas?

  • Compartilhe conosco nos comentários, vamos adorar saber o que você faz para cuidar do seu dinheiro :money_with_wings:.

Saiba mais sobre dicas de investimentos em 2023:

Meus agradecimentos ao @ranielreis pela ajuda,muito obrigado.

33 curtidas

Valeu @RafaelH, obrigado pelas dicas :clap::clap::clap::clap::clap:.

Sim! Na medida do passível sempre reservo uma graninha todo mês.

21 curtidas

Adorei o tópico, obrigado por compartilhar com a gente.

Comecei a colocar alguns hábitos em prática e esse ano sempre que der quero guardar uma graninha. :purple_heart:

Eu que te agradeço, pode contar comigo amigo. :handshake::blush:

16 curtidas

O importante é guardar dinheiro :money_with_wings: sempre que possível, esse hábito nos tira do sufoco, além de nos dar uma certa estabilidade.

Parabéns :clap:

16 curtidas

Muito obrigado @ranielreis :slight_smile:

14 curtidas

Otimo post, ta no meu radar lançar um conteudo parecido com esse aqui, devo fazer essa semana, mas ta meio corrido por aqui

Sim, já usei varios metodos diferentes para guardar e poupar, alguns bem conhecidos outros que eu mesmo criei,

recentemente eu deixei uma caixinha com autoinvest ativado, caiu meu salario ela ja separa um pequeno valor,

13 curtidas

Excelentes dicas, meu amigo @RafaelH! Obrigado por compartilhar conosco! :pray:t3::money_mouth_face::facepunch:t3:

Sim, comecei já tem algum tempo e assumi o compromisso de fazer isso todos os meses. Para que isso vire um hábito, nós precisamos reservar uma quantia seja para reserva de emergência ou investimentos, como se fosse para pagar uma conta importante (exemplo: água, energia etc), pois dessa forma torna-se um compromisso que tem que caber no nosso orçamento mensal!

Que em 2023 possamos poupar ainda mais! :hugs::pray:t3::moneybag::sparkles:

11 curtidas

Eu que agradeço por participar!

É isso aí meu amigo, continue sempre com esse compromisso de poupar dinheiro :money_with_wings:! Obrigado por compartilhar conosco.

13 curtidas

Obrigado

Ótima dica @Everton_J_da_Silva, tenho certeza que isso vai motivar muita gente sobre a importância de poupar!

12 curtidas

Oxi é só guardar, pensando em alguma oportunidade futura e pronto! :+1:

9 curtidas

Parabéns pelo tópico, sempre bom trazer esse assunto :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

Sim, é muito importante criar esse hábito, e todos meses se pagar primeiro, sabemos que não é uma tarefa fácil, mas comece com pouco, depois vai aumentando.

7 curtidas

Sim, nunca é tarde demais para começar @ranielreis, continue poupando sempre.

Obrigado pela força :muscle:

7 curtidas

Concordo totalmente! A meta, seja ela qual for precisa de um objetivo. Planejamento não é fácil mas é super possível.

Sim, na verdade eu guardo desde o meu primeiro salário (quando eu ainda era adolescente). Eu não tinha conhecimento sobre tudo que foi citado, mas a maioria das coisas.
Sabe aquelas coisas que parece que nascemos sabendo? Sinto que nasci sabendo administrar meu dinheiro.

Ótimo tópico. Esse planejamento faz toda diferença a curto, médio e longo prazo.

6 curtidas

Com certeza! :slightly_smiling_face:

Parabéns :clap: por ter esse hábito, realmente tem coisas na nossa vida que parece que viramos aquela chavinha sem a ajuda de ninguém né?!

E parabéns pela saúde financeira, isso além de nos ajudar a controlar o nosso dinheiro, nos ensina a ter responsabilidade e compromisso.

7 curtidas

Ótimo tópico pra começar o ano com novas atitudes!
Por aqui nunca tive problema para guardar dinheiro, o problema maior sempre foi ganhar. Apesar dos apesares:

  • tenho minha reserva de emergência, desde antes de saber que era esse o nome.
  • Já colecionei notas de dois reais, quando pagava passagem no dinheiro e só tinha conta em bancao.
  • Mesmo que pouco, tento diversificar os investimentos;
  • Já fiz PIC (capitalização)
  • Tive uma previdência privada, que precisei sacar e desisti de guardar.
  • Guardo moedas nesses cofrinhos de aniversário, e quando estão cheios escondo pro meu eu do futuro
  • As vezes penso em fazer um consórcio, apesar de não ser investimento algumas propostas são tentadoras.
  • Participei do grupo desafio das 52 semanas do neon Poderíamos criar um grupo aqui dentro da NC com esse intuito

São dicas valiosas mas aqui não funcionam :disappointed_relieved:

Dê nome para as metas

Criei umas três metas em contas distintas com o título: PC designer, acumulei o valor necessário em uma, mas com as mudanças que surgem na vida da gente, o PC deixou de ser uma prioridade

Crie um orçamento

Para evitar frustrações evito essas coisas, gosto de ter tudo sob controle, e não vou saber lidar com variações em algo que eu mesmo planejei

Categorize seus gastos

Já tentei, mas fico louco tentando saber onde foi tal gasto com o nome jmj Dist., ou racho a cabeça até descobrir que Célia Regina me , é na verdade a quitanda, que comprei um cheiro verde pra temperar o feijão. Nisso, a localização das compras ajudava

Vou deixar mais umas aqui:

  • Seja mão de vaca
    E não tenha vergonha disso

  • Evite compras por impulso
    Por mais que o 2/02 da shopee pareça tentador, é um golpe pra te induzir comprar o que você não queria até dar o valor de frete grátis, pra comprar algo que vc não precisa.

image

Faça cursos, se especialize e seja o melhor naquilo que faz.

12 curtidas

Bom dia :sunny: galera!

Hoje saiu mais um episódio do Semanada, que aborda bem como o fato de não sabermos diferenciarmos o que realmente necessitamos do que apenas queremos ou achamos que merecemos, pode nos fazer gastar de maneira descontrolada.

Trago aqui para agregar a esse excelente tópico, do nosso amigo @RafaelH! :slightly_smiling_face::pray:t3::purple_heart:

7 curtidas