Como identificar a liquidez de um investimento

A liquidez é uma das características mais importantes de um investimento - e que você deve conehcer antes de aplicar seu dinheiro. Saiba mais.

Um dos pontos a se prestar atenção ao escolher um investimento, aplicação financeira ou conta com rendimento é a liquidez – isso é, o quanto demora para que o dinheiro seja devolvido à sua conta depois que o resgate é feito.

Ela varia de investimento para investimento: pode ser diária, imediata, mensal, entre outros.

Mas como saber qual é a liquidez de um investimento?

Normalmente, a liquidez é indicada pela sigla “D+” seguida pelo número de dias necessários para que o dinheiro retorne à conta-corrente.

Alguns exemplos de liquidez:

Liquidez diária (ou D+1)

Significa que, quando resgatado, o dinheiro entrará na sua conta no próximo dia útil do pedido de resgate.

Liquidez imediata (ou D+0)

Significa que o dinheiro entrará na sua conta no momento do pedido de resgate.

Liquidez no vencimento

O dinheiro só retornará no fim do prazo de vencimento.

Liquidez D+N

Significa que o dinheiro só retornará N dias após o pedido de resgate.

Liquidez nula

O dinheiro não tem prazo para entrar na sua conta.

Quem determina a liquidez de um investimento é o emissor (banco ou instituição financeira) do título ou produto. Um exemplo: os RDBs normalmente possuem liquidez somente em sua data de vencimento; isso significa que só é possível resgatar seu dinheiro quando o título já venceu.

Vale ressaltar que a liquidez diária nem sempre vale para os rendimentos do investimento. A poupança, por exemplo, oferece liquidez diária, mas para garantir os rendimentos é necessário fazer o resgate somente depois do aniversário do depósito – isso é, depois de 30 dias.

Qual é a liquidez do RDB do Nubank?

A gente sabe que ter acesso rápido ao dinheiro é importante para nossos clientes. Por isso, o Nubank optou por emitir um RDB que oferece liquidez diária.

Não sabe o que é liquidez? Volte uma casa

O termo liquidez está relacionado à rapidez com que seu dinheiro volta para sua conta depois que você solicita o resgate de um investimento ou aplicação. Na prática, a liquidez de um investimento indica o quão rápido o dinheiro aplicado pode ser convertido em saldo disponível.

Aqui você confere uma explicação mais detalhada sobre liquidez.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui .

4 curtidas

4 postagens foram mescladas em um tópico existente: Você sabe: O que é liquidez?